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Questões Aprofundadas em Educação e Surdez

Código: DE305     Sigla: QAES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 20 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC os estudantes irão estudar aprofundadamente questões que lhes suscitem maior curiosidade científica. De acordo com as suas inquietações irão desenhar o seu projecto de dissertação, no qual é suposto darem conta do modo como se apropriaram e dominam os saberes e competências partilhados e discutidos ao longo do seu percurso, assim como aprofundarem um conjunto de temáticas que deverão mobilizar para a realização do mesmo.Como resposta a essas finalidades,optou-se pela organização da UC em Módulos:

I Prof António Magalhães
Objectivos
Identificar a matriz moderna dos discursos em educação
Relacionar os mandatos endereçados à educação com os actuais desenvolvimentos das políticas e do campo social da educação aos níveis global, nacional e local
Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos
Caracterizar formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social
Analisar os ‘lugares’ (corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na interacção com a educação
Identificar em textos de políticas educativas e da educação os impactes dos ‘lugares’ analisados
Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento
Competências
Negociação entre exigências dimanadas das ‘diferenças’ dos indivíduos e dos grupos e as exigências e normas de políticas nacionais e locais no campo da educação
Identificação dos impactes da educação em indicadores sociais e económicos
Relação entre indicadores educativos e de desenvolvimento sócio-cultural
Comparar o desenvolvimento de políticas educativas em contextos e escalas distintas
Identificação dos mandatos endereçados à educação pelos diferentes actores em presença.
Exercer funções de assessoria e consultoria no desenho de projectos e planos estratégicos no campo da educação/formação
Identificar pontos e temas críticos nos objectivos de dados projectos e respectivas estratégias
Argumentar consistentemente a necessidade de criação e implementação de dados projectos e estratégias centradas na educação/formação.
Integrar equipas que concebam e giram projectos no âmbito da educação/formação

II Prof Henrique Vaz
Objectivos
Aprofundar o conhecimento e diferenciação das políticas de educação e formação de adultos na história recente do país
Contextualizar o fenómeno da surdez e das suas abordagens no contexto alargado das políticas de educação e formação de adultos
Competências
Identificar o suporte conceptual da educação e formação de adultos na estruturação de dissertações de mestrado em torno da educação e surdez

III Prof Orquídea Coelho
Objectivos
Situar a surdez, contribuindo para uma análise que privilegie o carácter singular, biopsicossocial, linguístico, histórico e cultural da comunidade surda
Adquirir competências científicas e instrumentos teórico-metodológicos, didácticos e pedagógicos que habilitem para a investigação e compreensão das funções e do funcionamento da escola e para a reflexão sobre o trabalho pedagógico com crianças e jovens surdos
Qualificar científica e pedagogicamente para o exercício de funções de mediação, acompanhamento e inclusão sócio-educativa de crianças e jovens surdos
Capacitar para a investigação e a pesquisa bibliográfica aprofundado
Clarificar os limites da investigação a desenvolver na dissertação, acedendo a dispositivos que permitam a apreensão e recolha de informação teórica aprofundada.
Competências
Domínio de uma postura crítica e interveniente, construída a partir de um progressivo crescimento teórico e científico que interpele as práticas educativas com surdos
Apresentação de capacidades de reflexão, de rigor e vigilância científica, e de interpelação permanente, conducente a um trabalho final de qualidade

Programa

Módulo I
A modernidade, a educação e a escola: o triplo mandato educativo
a preparação para o trabalho
a formação de cidadãos
o desenvolvimento individual e social
Educação, sociedade em rede e conhecimento: a reconfiguração do triplo mandato educativo
Os cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam
o corpo
o trabalho
a cidadania
a identidade
o território
Os modelos de conceptualização/legitimação da diferença e a educação
O modelo relacional vs educação inter/multicultural: a crítica da crítica
“Europa como um Bazar”: a construção de uma política de diferença e as suas implicações para o campo da educação

Módulo II
Iª República e Estado Novo
O período revolucionário
Estabilidade democrática
Um modelo a universalizar: o RVCC

Módulo III
Realização uma pesquisa empírica que permita construir conhecimentos sobre projectos no campo da Educação e Surdez:
- recolha de dados;
- sistematização de dados;
- interpretação de dados à luz de um quadro teórico de referência;
Divulgação de conhecimentos produzidos:
- organização de uma apresentação do estudo realizado;
- identificação e confronto de abordagens teóricas distintas em função das quais se possam analisar opções.
Os conteúdos serão definidos no percurso, concretizados, em sessões dedicadas a temas de carácter específico, de acordo com as necessidades emergentes, e através de um acompanhamento personalizado, destinado ao aprofundamento, reflexão e orientação de determinadas questões, ao aconselhamento de leituras e à discussão.O Apoio Tutorial completa a componente de orientação, mobilizando as propostas dos formandos e fomentando a sua adequada estruturação, como modo de dar corpo ao projecto individual.
O Enquadramento Multidisciplinar e o Acompanhamento Temático são espaços de debate e comentário proporcionado pelos pares e pela docente, enriquecendo o desenvolvimento dos projectos.



Bibliografia Obrigatória

DALE, Roger ; "Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma ‘Cultura Educacional Mundial Comum’ ou Localizando uma ‘Agenda Globalmente Estruturada para a Educação", Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169, 2002
MAGALHÃES, A. M. e STOER, S. R. ; A Escola para Todos e a Excelência Académica., Porto: Profedições., 2002
SANTOS, Boaventura Sousa ; "Por uma concepção multicultural de direitos humanos", Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 1-32., 1997
STOER, S. R. e MAGALHÃES, A. M. ; A Diferença Somos Nós – a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. , Porto: Ed. Afrontamento, 2005
STOER, Stephen R., MAGALHÃES, António M. e RODRIGUES, David ; Os Lugares da Exclusão Social. , S.Paulo: Cortez Editora, 2004
Ainscow, M. ; "Effective schools for all: an alternative approach to special needs in education.", In M. Ainscow (Ed.), Effective schools for all. London: David Fulton Publishers Ltd., 1991
AINSCOW, M. ; "Educação para todos: torná-la uma realidade.", In M. Ainscow, G. Porter, e M. Wang, Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997
Nunes, R. ; “A Integração Escolar”, in IV Encontro Nacional de educação Especial, Textos de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian., 1988
UNESCO; Materiais de formação para professores de escolas inclusivas., Instituto de Inovação Educacional., 1995
CANÁRIO, Rui ; Educação de Adultos: Um Campo, uma Problemática., Lisboa: Educa., 1999
CARVALHO, Rómulo ; História do Ensino em Portugal. , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2001
CORREIA, José Alberto ; Para uma Teoria Crítica em Educação. , Porto, Porto Editora., 1998
CORREIA, José Alberto; «A construção científica do político em educação», in Revista do Departamento de Teoria e Prática da Educação, nº 9, Volume 4. Brasil, UEM, pp. 71-95., 2001
MALGLAIVE, Gérard ; Ensinar Adultos., Porto, Porto Editora., 1995
MATOS, M. S. ; Teorias e práticas da formação., Porto: Edições ASA., 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão privilegiadas, quer as metodologias expositivas com recurso a exemplos de situações, análise de textos e de casos, quer os momentos de interacção com os estudantes, trabalho individual, trabalho de grupo, debate alargado, reflexão e análise com base em diferentes propostas de trabalho.
Será também contemplada com frequência, uma metodologia interactiva assente na apresentação de temas pelos estudantes, seguida de discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de avaliação previsto (Regulamento dos Princípios a Observar na Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto- Deliberação nº 1536/2005 de 23 de Novembro do Senado da Universidade do Porto)
A avaliação funcionará em regime de avaliação distribuída sem exame final, com apresentação de um trabalho final, sob a forma de Pré-Projecto de dissertação, consistindo este na elaboração de uma reflexão indiciadora do projecto de dissertação a desenvolver pelos estudantes, mobilizando para o efeito os conceitos trabalhados nos diversos módulos.
Serão contemplados os seguintes parâmetros: qualidade da participação, reflexão e discussão nas aulas, qualidade da apresentação de trabalhos nas aulas e qualidade do trabalho final e da sua apresentação.

Provas e trabalhos especiais

Serão adoptados sob proposta de cada um dos docentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do trabalho final.

Observações





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