Gestão de Conflitos: Razão e Emoção
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
23 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende complementar a formação inicial numa área emergente, proporcionando às/aos estudantes uma compreensão alargada dos processos envolvidos na gestão de conflitos.
Esta unidade curricular, dando primazia à aprendizagem pela experiência num espectro alargado de situações (do raciocínio lógico ao teatro), envolve uma quantidade significativa de exercícios, role-plays e simulações em sala de aula.
Objectivos, expressos em termos de learning outcomes:
- identificar a natureza dos conflitos, tendo em conta as suas fontes e dinâmicas;
- identificar diferentes abordagens à gestão de conflitos, da teoria dos jogos à comunicação das emoções;
- dominar processos lógicos, comunicacionais e emocionais de gestão de conflitos;
- dominar questões éticas fundamentais da gestão de conflitos.
Competências a adquirir:
- analisar as componentes de um conflito;
- utilizar processos e técnicas lógicas de gestão de conflitos;
- utilizar processos e técnicas comunicacionais de gestão de conflitos;
- utilizar processos e técnicas emocionais de gestão de conflitos;
- desenhar sistemas de resolução de conflitos.
Programa
0. Conflitos, razão e emoção.
1. A teoria dos jogos: racionalidade, estratégia e decisão.
2. A percepção: "frames" e enviesamentos cognitivos.
3: A comunicação: modelos fundamentais.
4: As emoções: compreensão e transformação. O Teatro do Oprimido.
Bibliografia Obrigatória
Lewicki Roy J.;
Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Goleman Daniel;
Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Goffman Erving;
Les^cadres de l.expérience. ISBN: 2-7073-1372-6
Coleman James S.;
Rational choice theory. ISBN: ISBN 0-8039-4762-3
Shubik Martin;
Theorie des jeux et sciences sociales. ISBN: 2-7178-2132-5
Watzlawick Paul;
Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
Boal Augusto;
Teatro do oprimido. ISBN: 85-200-0265-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição.
Debate.
Trabalho de grupo.
Simulações e role-plays.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
| simulações e role-plays |
Exame |
15,00 |
|
|
| avaliação |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| exposição |
Frequência das aulas |
20 |
|
| debate |
Frequência das aulas |
15 |
|
| trabalho de grupo |
Frequência das aulas |
10 |
|
|
Total: |
45,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é dada com base no exame (trabalho final).
Provas e trabalhos especiais
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores no exame implica a reformulação do exame (trabalho final).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Tais estudantes terão de contactar o docentes da unidade curricular no início do semestre para definir a forma de realização dessa prova.
Melhoria de classificação
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de reformular o trabalho final.