Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > OP113

Gestão de Conflitos: Razão e Emoção

Código: OP113     Sigla: GCRE

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 23 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende complementar a formação inicial numa área emergente, proporcionando às/aos estudantes uma compreensão alargada dos processos envolvidos na gestão de conflitos.
Esta unidade curricular, dando primazia à aprendizagem pela experiência num espectro alargado de situações (do raciocínio lógico ao teatro), envolve uma quantidade significativa de exercícios, role-plays e simulações em sala de aula.

Objectivos, expressos em termos de learning outcomes:
- identificar a natureza dos conflitos, tendo em conta as suas fontes e dinâmicas;
- identificar diferentes abordagens à gestão de conflitos, da teoria dos jogos à comunicação das emoções;
- dominar processos lógicos, comunicacionais e emocionais de gestão de conflitos;
- dominar questões éticas fundamentais da gestão de conflitos.

Competências a adquirir:
- analisar as componentes de um conflito;
- utilizar processos e técnicas lógicas de gestão de conflitos;
- utilizar processos e técnicas comunicacionais de gestão de conflitos;
- utilizar processos e técnicas emocionais de gestão de conflitos;
- desenhar sistemas de resolução de conflitos.

Programa

0. Conflitos, razão e emoção.
1. A teoria dos jogos: racionalidade, estratégia e decisão.
2. A percepção: "frames" e enviesamentos cognitivos.
3: A comunicação: modelos fundamentais.
4: As emoções: compreensão e transformação. O Teatro do Oprimido.

Bibliografia Obrigatória

Lewicki Roy J.; Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Goleman Daniel; Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Goffman Erving; Les^cadres de l.expérience. ISBN: 2-7073-1372-6
Coleman James S.; Rational choice theory. ISBN: ISBN 0-8039-4762-3
Shubik Martin; Theorie des jeux et sciences sociales. ISBN: 2-7178-2132-5
Watzlawick Paul; Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
Boal Augusto; Teatro do oprimido. ISBN: 85-200-0265-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição.
Debate.
Trabalho de grupo.
Simulações e role-plays.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
simulações e role-plays Exame 15,00
avaliação Exame 3,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
exposição Frequência das aulas 20
debate Frequência das aulas 15
trabalho de grupo Frequência das aulas 10
Total: 45,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é dada com base no exame (trabalho final).

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores no exame implica a reformulação do exame (trabalho final).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Tais estudantes terão de contactar o docentes da unidade curricular no início do semestre para definir a forma de realização dessa prova.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de reformular o trabalho final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 19:41:13 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico