História Social da Infância
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
10 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
-Conhece etapas e problemáticas fundamentais em História da Infância
- Problematiza conceitos e abordagens em estudos históricos sobre a infância
- Analisa discursos sobre a infância numa perspectiva histórica
- Problematiza as opções educacionais sobre a infância na óptica dos direitos da criança
- Perspectiva o património lúdico como parte da herança cultural de uma comunidade;
- Investiga e desenvolve práticas de valorização e salvaguarda da herança lúdica e dos seus patrimónios
Competências
- Problematização de questões educativas com uma compreensão alargada do universo infantil e da sua educação.
- Organização em contextos diversos, de espaços lúdicos para a infância.
- Animação de projectos de intervenção tomando o brincar e o jogo como mediadores.
- Investigação do património lúdico com vista à sua divulgação e salvaguarda.
Programa
I HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA EM PORTUGAL: UM TERRITÓRIO EM CONSTRUÇÃO?
Conceitos, sentidos, abordagens e fontes para a história social da criança
II Do cuidar materno à intervenção higiénica e médica na educação da infância.
III A criança no discurso de educadores portugueses(séculos XVII, XIX e XX)
IV A instrução pública e escolarização diferenciada das crianças: a classe social, o género e as necessidades específicas.
V O brincar na pedagogia da infância
Bibliografia Obrigatória
BASTOS, Susana Pereira; O Estado Novo e os seus vadios. Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão. , Publicações Dom Quixote, 1997
CARDONA, Maria João; Para a história da educação de infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990), Porto: Porto Editora,, 1997.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.; Estudos culturais em Educação: mídia, arquitectura, brinquedo, biologia, literatura, cinema, Porto Alegre, Editora da UFRGS,, 2004
Filho, Luciano Mendes Faria (org.); ; A Infância e sua Educação. Materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil), Belo Horizonte: Autêntica, , 2004
FELGUEIRAS, Margarida Louro, ; Para uma História Social do professorado primário em Portugal no século xx. uma nova família: o instituto do professorado primário oficial português, PORTO: CAMPO DAS LETRAS., 2008
Vidal, Diana G. (org). ; Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971, Campinas: Mercado de Letras, , 2006
FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto (coord.), ; Para a compreensão histórica da Criança. , Porto, Campo das Letras,, 2007
FERNANDES, Rogério, VIDIGAL, Luís (coord.),; Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal., Santarém: ESSE,, 2005 ( .)
FERNANDES, Rogério, ; As ideias pedagógicas de F. Adolfo Coelho., Lisboa: Instituto Gulbenkian de Ciência/ Centro de Investigação Pedagógica, , 1973 ( )
GONDRA, J. G. (org.); ; História, Infância e Escolarização. , Rio de Janeiro: 7 Letras,
FERREIRA, António G; Gerar, criar, educar. A criança no Portugal do Antigo Regime., Coimbra, Quarteto,, 2000.
GOMES, J. F. , ; A Educação Infantil em Portugal., Coimbra: Livraria Almedina, , 1977.
Kishimoto, Tizuko Morchida; O jogo e a educação infantil, São Paulo: Cengage Learning, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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| Trabalho de grupo Elaboração de 1 artigo/projecto de intervenção lúdica no âmbito da educação de infância, em pequeno grupo e sua organização para apresentação. |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
18,00 |
|
|
| Elaboração de 1 trabalho escrito final individual |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
| Pesquisa bibliográfica e Trabalho de pesquisa histórica em bibliotecas, e arquivos |
Teste |
14,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura e análise de textos, documentos, artigos ou capítulos de livros, de preparação para intervir nas aulas e com a elaboração de um roteiro de formação em grupo |
Estudo autónomo |
45 |
|
|
Total: |
45,00 |
|
Obtenção de frequência
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Frequência às aulas com elaboração de um roteiro de formação em pequeno grupo.
Apresentação de pesquisa e trabalhos realizados em grupo na participação em seminários.
Elaboração de trabalho final, individual, escrito e discutido oralmente .
Fórmula de cálculo da classificação final
Frequência às aulas com elaboração de um roteiro de formação em pequeno grupo. 20%
Apresentação de pesquisa e trabalhos realizados em grupo na participação em seminários. 20%
Elaboração de trabalho final, individual, escrito e discutido oralmente . 60%
Provas e trabalhos especiais
Roteiro de formação; Elaboração de 1 artigo ou projecto de intervenção lúdica no âmbito da educação de infância, em pequeno grupo e sua organização para apresentação.
Melhoria de classificação
Reformulação do trabalho final.