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História Social da Infância

Código: OP112     Sigla: HSI

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 10 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
-Conhece etapas e problemáticas fundamentais em História da Infância
- Problematiza conceitos e abordagens em estudos históricos sobre a infância
- Analisa discursos sobre a infância numa perspectiva histórica
- Problematiza as opções educacionais sobre a infância na óptica dos direitos da criança
- Perspectiva o património lúdico como parte da herança cultural de uma comunidade;
- Investiga e desenvolve práticas de valorização e salvaguarda da herança lúdica e dos seus patrimónios

Competências
- Problematização de questões educativas com uma compreensão alargada do universo infantil e da sua educação.
- Organização em contextos diversos, de espaços lúdicos para a infância.
- Animação de projectos de intervenção tomando o brincar e o jogo como mediadores.
- Investigação do património lúdico com vista à sua divulgação e salvaguarda.

Programa

I HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA EM PORTUGAL: UM TERRITÓRIO EM CONSTRUÇÃO?
Conceitos, sentidos, abordagens e fontes para a história social da criança
II Do cuidar materno à intervenção higiénica e médica na educação da infância.
III A criança no discurso de educadores portugueses(séculos XVII, XIX e XX)
IV A instrução pública e escolarização diferenciada das crianças: a classe social, o género e as necessidades específicas.
V O brincar na pedagogia da infância

Bibliografia Obrigatória

BASTOS, Susana Pereira; O Estado Novo e os seus vadios. Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão. , Publicações Dom Quixote, 1997
CARDONA, Maria João; Para a história da educação de infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990), Porto: Porto Editora,, 1997.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.; Estudos culturais em Educação: mídia, arquitectura, brinquedo, biologia, literatura, cinema, Porto Alegre, Editora da UFRGS,, 2004
Filho, Luciano Mendes Faria (org.); ; A Infância e sua Educação. Materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil), Belo Horizonte: Autêntica, , 2004
FELGUEIRAS, Margarida Louro, ; Para uma História Social do professorado primário em Portugal no século xx. uma nova família: o instituto do professorado primário oficial português, PORTO: CAMPO DAS LETRAS., 2008
Vidal, Diana G. (org). ; Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971, Campinas: Mercado de Letras, , 2006
FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto (coord.), ; Para a compreensão histórica da Criança. , Porto, Campo das Letras,, 2007
FERNANDES, Rogério, VIDIGAL, Luís (coord.),; Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal., Santarém: ESSE,, 2005 ( .)
FERNANDES, Rogério, ; As ideias pedagógicas de F. Adolfo Coelho., Lisboa: Instituto Gulbenkian de Ciência/ Centro de Investigação Pedagógica, , 1973 ( )
GONDRA, J. G. (org.); ; História, Infância e Escolarização. , Rio de Janeiro: 7 Letras,
FERREIRA, António G; Gerar, criar, educar. A criança no Portugal do Antigo Regime., Coimbra, Quarteto,, 2000.
GOMES, J. F. , ; A Educação Infantil em Portugal., Coimbra: Livraria Almedina, , 1977.
Kishimoto, Tizuko Morchida; O jogo e a educação infantil, São Paulo: Cengage Learning, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Trabalho de grupo Elaboração de 1 artigo/projecto de intervenção lúdica no âmbito da educação de infância, em pequeno grupo e sua organização para apresentação. Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 18,00
Elaboração de 1 trabalho escrito final individual Trabalho escrito 20,00
Pesquisa bibliográfica e Trabalho de pesquisa histórica em bibliotecas, e arquivos Teste 14,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura e análise de textos, documentos, artigos ou capítulos de livros, de preparação para intervir nas aulas e com a elaboração de um roteiro de formação em grupo Estudo autónomo 45
Total: 45,00

Obtenção de frequência

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Frequência às aulas com elaboração de um roteiro de formação em pequeno grupo.
Apresentação de pesquisa e trabalhos realizados em grupo na participação em seminários.
Elaboração de trabalho final, individual, escrito e discutido oralmente .

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência às aulas com elaboração de um roteiro de formação em pequeno grupo. 20%
Apresentação de pesquisa e trabalhos realizados em grupo na participação em seminários. 20%
Elaboração de trabalho final, individual, escrito e discutido oralmente . 60%

Provas e trabalhos especiais

Roteiro de formação; Elaboração de 1 artigo ou projecto de intervenção lúdica no âmbito da educação de infância, em pequeno grupo e sua organização para apresentação.

Melhoria de classificação

Reformulação do trabalho final.
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