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Opção I

Código: PSO13     Sigla: OP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 1 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os estudantes devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre a mudança de atitudes e de comportamentos. Eles devem ser capazes de detectar e analisar os processos e os efeitos dos processos de persuasão e de influência social. Os estudantes devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas, e saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.

Programa

Atitudes: definições, modelos, medição
Atitudes: e tratamento da informação, e comportamentos, funções
Persuasão: definições, teorias antigas e modelos actuais
Persuasão: a fonte, a mensagem, o receptor
Influência das maiorias. Normas e comportamentos normativos
Influência das minorias: estratégias e efeitos
Autoridade, obediência, controlo da mente
Princípios e estratégias de persuasão interpessoal
Persuasão, influência e meios de comunicação social
Publicidade, marketing e campanhas de comunicação

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição de conteúdos pela docente
Pesquisa e revisão da literatura a efectuar de forma autónoma pelos estudantes
Exercícios práticos a realizar individualmente pelos estudantes e a debater em grande grupo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua com base em exercícios de observação, análise e aplicação de práticas persuasivas. Presença obrigatória.
Trabalho teórico individual, incluindo uma parte de pesquisa bibliográfica e uma parte de análise de processos de influência e/ou de aplicação ética de estratégias de influência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação do trabalho prático : 40% da avaliação final, nota mínima: 10
Avaliação do relatório final : 60% da avaliação final, nota mínima: 10

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático de observação e análise de estratégias de influência
Exercícios sobre a aplicação dos modelos e das teorias da persuasão e influência social
Realização dum trabalho original num domínio onde se procura exercer influência, a escolher pelo estudante.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Dado que a presença nas aulas é obrigatória, é necessário contactar o docente.

Melhoria de classificação

Reformulação do trabalho teórico individual (relatório final).
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