Opção I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
1 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre a mudança de atitudes e de comportamentos. Eles devem ser capazes de detectar e analisar os processos e os efeitos dos processos de persuasão e de influência social. Os estudantes devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas, e saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.
Programa
Atitudes: definições, modelos, medição
Atitudes: e tratamento da informação, e comportamentos, funções
Persuasão: definições, teorias antigas e modelos actuais
Persuasão: a fonte, a mensagem, o receptor
Influência das maiorias. Normas e comportamentos normativos
Influência das minorias: estratégias e efeitos
Autoridade, obediência, controlo da mente
Princípios e estratégias de persuasão interpessoal
Persuasão, influência e meios de comunicação social
Publicidade, marketing e campanhas de comunicação
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição de conteúdos pela docente
Pesquisa e revisão da literatura a efectuar de forma autónoma pelos estudantes
Exercícios práticos a realizar individualmente pelos estudantes e a debater em grande grupo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação contínua com base em exercícios de observação, análise e aplicação de práticas persuasivas. Presença obrigatória.
Trabalho teórico individual, incluindo uma parte de pesquisa bibliográfica e uma parte de análise de processos de influência e/ou de aplicação ética de estratégias de influência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação do trabalho prático : 40% da avaliação final, nota mínima: 10
Avaliação do relatório final : 60% da avaliação final, nota mínima: 10
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático de observação e análise de estratégias de influência
Exercícios sobre a aplicação dos modelos e das teorias da persuasão e influência social
Realização dum trabalho original num domínio onde se procura exercer influência, a escolher pelo estudante.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Dado que a presença nas aulas é obrigatória, é necessário contactar o docente.
Melhoria de classificação
Reformulação do trabalho teórico individual (relatório final).