Intervenção em Vítimas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
36 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, o aluno deverá:
- conhecer as principais teorias explicativas, assim como as causas, dinâmicas e consequências da violência e da vitimação e as dimensões interaccionais do fenómeno que permitam aos alunos compreender, avaliar e intervir em situações de vitimação de crianças, jovens e adultos, sejam situações de emergência e intervenção em crise, sejam situações de apoio psicológico continuado.
- compreender as dinâmicas específicas da violência intra-familiar.
- dominar os conhecimentos básicos necessários à intervenção psicológica e psicossocial junto de vítimas de violência e/ou crime.
- dominar alguns conhecimentos em áreas conexas (e.g., Direito, Criminologia, Medicina Legal).
- ter desenvolvido competências básicas de intervenção em contextos profissionais diversos, como as instituições de apoio a vítimas, hospitais e centros de saúde, instituições policiais, diferentes instâncias do sistema judicial, serviços de consulta psicológica, projectos comunitários, etc; e competências de integração em equipas multidisciplinares.
- ter desenvolvido competências básicas para elaborar relatórios e intervir em processos judiciais que envolvam vítimas de crime.
- compreender a interrelação entre a intervenção em vítimas e a intervenção em agressores.
Programa
- Introdução à Criminologia e à Vitimologia.
- Violência, agressão e vitimação.
- A violência criminalizada; processos de criminalização primária e secundária.
- Principais correntes teóricas psicológicas, psicossociais e criminológicas explicativas da violência e da vitimação.
- Vitimação: estatísticas criminais, inquéritos de vitimação, perfis de vitimação.
- Tipos de violência, de crime e de vitimação; contextos e formas de vitimação.
- Dinâmicas e consequências da violência/vitimação: os casos específicos da violência familiar (violência doméstica, conjugal e contra crianças); da negligência, maus tratos e abuso sexual de crianças; e dos crimes sexuais contra adultos.
- Modelos de avaliação e de intervenção psicológica em vítimas de violência e crime (crianças e adultos) e serviços de apoio às vítimas.
- Modelos de justiça restaurativa, mediação e reparação de danos.
- A relação Vítimas-Sistema de justiça.
Bibliografia Obrigatória
Lutzker John R. ed. lit.;
Handbook of child abuse research and treatment. ISBN: ISBN 0-306-45659-1
Machado Carla 570;
Crianças. ISBN: 972-8747-44-X
Sani Ana Isabel;
As crianças e a violência. ISBN: ISBN 972-8717-32-6
Walker Lenore E. Auerbach ed. lit.;
Handbook on sexual abuse of children. ISBN: ISBN 0-8261-5300-3
Finkelman Byrgen ed.;
Child abuse. ISBN: ISBN 0-8153-1818-9
Walker, L.E.; Abused women and survivor therapy: a practical guide for the psychotherapist, Washington, DC: APA., 1994
Walker, L.E.A.; The Battered Woman Syndrome, New York: Springer., 2000
Davis Robert C. 340;
Victims of crime. ISBN: 0-7619-0155-8
Wolfe David A.;
Child abuse. ISBN: ISBN 0-8039-2833-5
Karp Cheryl L.;
Treatment strategies for abused children from victim to survivor. ISBN: 0-8039-7218-0
Furniss, T.; The multiprofessional handbook of child sexual abuse: integrated management, therapy and legal intervention., London: Routledge., 1991
Karp Cheryl L.;
Treatment strategies for abused adolescents. ISBN: 0-7619-0951-6
Magalhães Teresa;
Maus tratos em crianças e jovens. ISBN: 972-8717-39-3
Machado Carla 570;
Adultos. ISBN: 972-8717-20-2
Cicchetti Dante ed. lit.;
Child maltreatment. ISBN: ISBN 0-521-37969-5
Edleson Jeffrey L. ed. lit.;
Future interventions with battered women and their families. ISBN: ISBN 0-8039-5945-1
Bibliografia Complementar
Gelles, R.J. & Loseke, L. (Eds).; Current controversies on family violence, Newbury Park, CA: Sage, 1991
Canha, J.; Criança maltratada. O papel de uma pessoa de referência na sua recuperação. Estudo prospectivo de 5 anos., Coimbra: Quarteto., 2000
Audet, J. & Katz, J-F.; Précis de victimologie générale, Paris: Dunod, 1999
Browne, K. & Herbert, M.; Preventing Family Violence, New York: Wiley., 1997
Straus Martha B. ed. lit.;
Abuse and victimization across the life span. ISBN: ISBN 0-8018-3637-9
Salter Anna C.;
Treating child sex offenders and victims. ISBN: ISBN 0-8039-3182-4
Bottoms Bette L. ed. lit.;
International perspectives on child abuse and children.s testimony. ISBN: ISBN 0-8039-5628-2
Madriz Esther;
Nothing bad happens to good girls. ISBN: ISBN 0-520-20855-2
Fattah, E.A.; Criminology: past, present and future. A critical overview, London: McMillan Press., 1997
Fattah, E. ; Understanding Criminal Victimization, Ontario: Prentice Hall Canada Inc, 1991
Alarcão Madalena;
(Des)Equilíbrios familiares. ISBN: 972-8717-30-X
Dobash, R.E. & Dobash, R.P.; Rethinking Violence against Women, London: Sage., 1998
Lopez, G.; Victimologie., Victimologie. Paris: Dalloz., 1997
Morgan Marcia;
How to interview sexual abuse victims. ISBN: ISBN 0-8039-5289-9
Marques-Teixeira, J. & Manita, C.; Psychological and Psychiatric Consequences of Violence. In Medical-Legal and Social Aspects of Injuries and Violence – International Master on Community Protection and Safety Promotion., Porto: Porto University, 2001
Doerner, W.D. & Lab, S.P.; Victimology, Cincinatti: Anderson Pub. Co, 1995
Geffner, R.A., Jaffe, P.G. & Sudermann, M. (Eds); Children Exposed to Domestic Violence., Binghamton, NY: Haworth., 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos, individualmente e em grupos.
Discussão de casos práticos.
Elaboração de um trabalho prático pelos alunos com uma proposta de avaliação e intervenção para um caso prático apresentado nas aulas.
Trabalho de grupo baseado na partilha, análise e integração de conteúdos, bibliográficos e não só, resultantes da pesquisa autónoma dos alunos.
Orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos alunos e criação das condições para que estes realizem estudo/trabalho autónomo, incluindo pesquisa e revisões de literatura e assimilação de conhecimentos.
Visionamento e discussão de vídeos com conteúdos relativos aos comportamentos violentos/vitimação e à intervenção em vítimas.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Avaliação através de exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
| Trabalho prático individual ou em pequeno grupo |
Trabalho escrito |
38,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
50 |
|
| Estudo supervisionado |
Estudo autónomo |
16 |
|
|
Total: |
66,00 |
|
Obtenção de frequência
Através do controlo de assiduidade dos alunos, mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas. Em casos excepcionais previstos na lei, a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos práticos/de investigação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final numa escala de 0 a 20. 50% do valor da nota final resulta do exame e 50% resulta da avaliação dos trabalhos teórico-práticos elaborados pelos alunos ao longo do semestre.
Provas e trabalhos especiais
Elaboração de um trabalho teórico-prático, realizado em pequenos grupos, no qual os alunos terão de apresentar um plano de avaliação e de intervenção psicológica para um caso prático de vitimação que lhes será cedido nas aulas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito de teor igual ao que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e/ou da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre (valendo 50% da nota final).
Melhoria de classificação
Possibilidade de repetição do exame final escrito, na época de exame seguinte oficialmente válida, não havendo lugar a repetição da avaliação da componente prática.