Psicologia da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
29 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1) conhecer e compreender a evolução histórica da psicologia até à psicologia da saúde
2) discutir a importância da saúde para a “felicidade” e a”paz e segurança”
3) explicar os conceitos de saúde e a sua relação com as doenças, e os conceitos associados a este campo (estilo de vida, comportamento de saúde, determinantes de saúde, etc.)
4) identificar os estilos de vida que são, factores de risco e recursos de saúde
5) explicar os componentes da promoção da saúde (carta de Otawa) e protecção da saúde
6) conhecer programas de promoção da saúde desde o nível individual até aos grandes grupos (comunidades saudáveis, cidades saudáveis, etc.)
7) explicar os modelos de base psicológica que têm sido utilizados na promoção da saúde
8) fundamentar e explicar programas de promoção, educação, e protecção da saúde
9) desenvolver programas de educação, promoção e protecção da saúde para todos os grupos etários, condições, conteúdos, e género
10) avaliar programas de promoção, educação e protecção da saúde
Programa
1) conceitos utilizados no Campo da Saúde
2) programas de promoção/educação/protecção da saúde
3) estudos epidemiológicos –p.ex.Alameda County Study
4) programas de intervenção (The Brabantia Project; Johnson & Johnson’s live for life; Five City Project; as comunidades saudáveis e as cidades saudáveis)
5) o comportamento e a saúde: questões importantes
6) as variáveis psicossociais protectoras e factor de risco
7) programas de educação e de promoção da saúde nos diferentes grupos etários realizados em Portugal
8) conteúdos psicológicos dos programas
9) a Saúde enquanto objectivo básico na sociedade
10) como avaliar a Saúde enquanto resultado da intervenção em múltiplos contextos (comunidade, hospital, escola, etc.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição pelo professor, discussão individual, em grupo e em grande grupo, exposição de trabalhos, ensaios escritos em gupo e individual
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
1) avaliação escrita sobre a linguagem e gramática próprias da disciplina (7/20 valores)
2) apresentação oral de programas (ou avaliação de programas) de intervenção no domínio (3/20)
3) apresentação escrita de projecto de intervenção visando promoção, ou protecção, ou educação da saúde (4/20)
4) discussão oral em grupo sobre o programa que propôs (4/20)
5) avaliação da global do trabalho realizado na disciplina (2/20)
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma das partes
7 + 3 + 4 + 4 + 2 = 20
Observações
Referências
Bennet, P. & Murphy, S. (1999). Psicologia da promoção da saúde. Lisboa: Climepsi
Ogden, J. (2004). Psicologia da saúde. Lisboa: Climepsi.
Pais-Ribeiro, J. (2005). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto Editora