Psicologia da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
26 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1) Conhecer e compreender a evolução histórica da psicologia até à psicologia da saúde
2) Explicar os conceitos de saúde e a sua relação com as doenças, e os conceitos associados a este campo (estilo de vida, comportamento de saúde, determinantes de saúde, etc.)
3) Identificar os estilos de vida que são factores de risco e recursos de saúde
4) Conhecer programas de promoção da saúde
5) Desenvolver, implementar num contexto real e avaliar um programa de educação, promoção e protecção da saúde
Programa
1) Os conceitos utilizados no campo da Saúde
2) As variáveis psicossociais protectoras da saúde e factores de risco
3) Programas de promoção/educação/protecção da saúde
4) Conteúdos psicológicos dos programas
Bibliografia Obrigatória
Ribeiro José Luis Pais;
O^importante é a saúde. ISBN: 972-99744-0-3
Ogden Jane;
Psicologia da saude. ISBN: 972-8449-16-X
Ribeiro José Luís Pais;
Introdução à psicologia da saúde. ISBN: 989-558-045-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são de cariz teórico-prático. Nas horas de contacto será privilegiada a abordagem teórico-prática ao nível das estratégias de intervenção no âmbito da promoção, educação e protecção da saúde. Serão apresentados e discutidos programas específicos e materiais de apoio existentes com vista ao desenvolvimento da intervenção que será implementada pelos estudantes num contexto real.
Palavras Chave
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
| Preparation, implementation and evaluation of the Sexual Education Programme |
Trabalho escrito |
102,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (ponderação de 20 valores) será calculada em função do trabalho prático contínuo realizado ao longo do semestre e que consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de promoção/educação/protecção da saúde. No último dia de aulas os estudantes deverão apresentar um relatório escrito que compile todo o trabalho realizado e a avaliação do mesmo.
O contexto de aplicação do programa será a Escola Secundária de Ermesinde, pelo que esta UC optativa envolve deslocações à escola durante e fora do horário da disciplina.
A realização da intervenção no contexto prático é obrigatória.
Provas e trabalhos especiais
Não aplivável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial que não frequentarem o número mínimo de aulas estipulado (75% das aulas previstas) deverão realizar igualmente a planificação das sessões de Educação para a Sexualidade (ponderação 10 valores) e adicionalmente apresentar um trabalho escrito de integração teórica no final do semestre (ponderação 10 valores).
Melhoria de classificação
Apenas poderá ser melhorado o relatório final.