Psicologia da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
26 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1) conhecer e compreender a evolução histórica da psicologia até à psicologia da saúde
2) discutir a importância da saúde para a “felicidade” e a”paz e segurança”
3) explicar os conceitos de saúde e a sua relação com as doenças, e os conceitos associados a este campo (estilo de vida, comportamento de saúde, determinantes de saúde, etc.)
4) identificar os estilos de vida que são, factores de risco e recursos de saúde
5) explicar os componentes da promoção da saúde (carta de Otawa) e protecção da saúde
6) conhecer programas de promoção da saúde desde o nível individual até aos grandes grupos (comunidades saudáveis, cidades saudáveis, etc.)
7) explicar os modelos de base psicológica que têm sido utilizados na promoção da saúde
8) fundamentar e explicar programas de promoção, educação, e protecção da saúde
9) desenvolver programas de educação, promoção e protecção da saúde para todos os grupos etários, condições, conteúdos, e género
10) avaliar programas de promoção, educação e protecção da saúde
Programa
1) conceitos utilizados no Campo da Saúde
2) programas de promoção/educação/protecção da saúde
3) estudos epidemiológicos –p.ex.Alameda County Study
4) programas de intervenção (The Brabantia Project; Johnson & Johnson’s live for life; Five City Project; as comunidades saudáveis e as cidades saudáveis)
5) o comportamento e a saúde: questões importantes
6) as variáveis psicossociais protectoras e factores de risco
7) programas de educação e de promoção da saúde nos diferentes grupos etários realizados em Portugal
8) conteúdos psicológicos dos programas
9) a Saúde enquanto objectivo básico na sociedade
10) como avaliar a Saúde enquanto resultado da intervenção em múltiplos contextos (comunidade, hospital, escola, etc.)
Bibliografia Obrigatória
Ribeiro José Luís Pais;
Introdução à psicologia da saúde. ISBN: 989-558-045-2
Ribeiro José Luis Pais;
O^importante é a saúde. ISBN: 972-99744-0-3
Ogden Jane;
Psicologia da saude. ISBN: 972-8449-16-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas de exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
• Trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
• Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo;
• Pesquisas, consultas e revisões da literatura;
• Estudo autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
32,00 |
|
|
| projectos de acompanhamento das aulas |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
|
|
| actividades relacionadas com aulas |
Exame |
54,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| aaulas da disciplina |
Frequência das aulas |
56 |
|
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
É necessária a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
1) teste final com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento; (7/20 valores)
2) apresentação oral de programas (ou avaliação de programas) de intervenção no domínio (3/20)
3) apresentação escrita de projecto de intervenção visando a promoção/protecção da saúde eda qualidade de vida ou de prevenção primária (4/20)
4)apresentação escrita de tema de base (4/20)
4)discussão oral em grupo na aula (1/20)
5) avaliação da global do trabalho realizado na disciplina (1/20)
(7+3+4+4+1+1=20)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes deverão realizar os mesmos trabalhos que os outros estudantes, mesmo que não frequentem as aulas de acordo com alei em vigor
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame ou de cada trabalho para melhoria de nota.