Psicologia da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objetivo desta disciplina é dar competências aos estudantes para serem capazes de estruturar e implementar uma intervenção psicológica devidamente fundamentada quer dirigida à prevenção primária e promotora de saúde quer à prevenção secundária e terciária no caso da doença instalada. Esse resultado final pressupõe que os estudantes compreendam o enquadramento teórico da Psicologia da Saúde numa perspectiva crítica sobre a história das “Revoluções da Saúde” desde o modelo biomédico aos dias de hoje e domínio dos principais modelos teóricos especialmente desenvolvidos no âmbito da Psicologia da Saúde. Terão ainda que adquirir conhecimentos e competências interventivas em temas centrais transversais à doença (e.g. Dor, Adesão terapêutica). Numa perspectiva de integração serão adquiridos conhecimentos sobre as especificidades de algumas doenças com maior prevalência em Portugal com o domínio de estratégias para a intervenção psicológica dirigida aos seus problemas específicos.
Programa
1. Reflexão crítica sobre a História da Psicologia da Saúde
2. Aprofundamento de modelos teóricos úteis no domínio da prevenção primária, secundária e terciária (e.g. Modelo de crenças da saúde, Modelo de auto-regulação do comportamento de doença, modelo transteórico da mudança do comportamento, outros modelos de adaptação à doença)
3. Temas transversais na doença
3.1 Qualidade de vida e Qualidade de vida relacionada com a saúde
3.2 Noções básicas de psicofarmacologia.
3.3 A Comunicação Médico-doente
3.4 A Adesão terapêutica
3.5 A Dor
4. Intervenções dirigidas a determinadas doenças e suas caraterísticas específicas (baseadas na elevada prevalência em Portugal e investigação das docentes)
4.1 VIH/SIDA
4.2 Oncologia
4.3 Diabetes
4.3 Esclerose Múltipla e Fibromialgia
4.5 Doença Inflamatória intestinal
4.6 Obesidade
4.7 Doença cardiovascular
4.8 Lesões vertebra-medulares
5. Avaliação e Intervenção para a cessação tabágica. O problema da recaída.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A nível teórico a exposição oral com recurso ao PowerPoint bem como as leituras sugeridas previamente para o estudo individual são as mais utilizadas. A nível prático são treinadas competências de intervenção através de “role playing”, modelação e estudo de casos na sua maioria reais provenientes do atendimento do Serviço de consultas de saúde da Faculdade. Os vídeos também são usados para modelar situações específicas. Nas aulas práticas os estudantes ensaiam diferentes estratégias usadas na clínica que se tem mostrado eficazes para as várias doenças.
A avaliação é contínua com exame final. No exame é apresentado um caso sobre o qual os alunos devem estabelecer um plano de intervenção teoricamente fundamentado, estabelecendo objetivos prioritários a serem abordados nas consultas e exemplificando também estratégias justificadas e adequadas à situação.
A avaliação contínua é feita através da evolução das competências que os estudantes demonstram na participação dos exercícios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória das aulas práticas. De acordo com as resoluções do Conselho Pedagógico de 5 de Setembro de 2012 (com informação aos docentes a 27 de Setembro) as aulas teóricas também são de assuididade obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
A participação oral nas aulas práticas tem a ponderação de 25% para a nota final e o exame escrito de 75%. A nota final é expressa de 0-20 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos com dispensa de frequência de aulas (e.g. trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outros) que não frequentem as aulas farão exame final com ponderação a 100%
Melhoria de classificação
exame final