Questões Aprofundadas de Psicologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
3 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
10 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica.
Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica.
Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais
Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto.
Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados.
Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.
Programa
Lesão cerebral e teorias da reabilitação.
Princípios e práticas da reabilitação neuropsicológica.
Perspectivas holísticas e focalizadas da reabilitação.
Desenho de programas de reabilitação ajustados às disfunções-necessidades individuais e orientados para objectivos.
Reabilitação das funções cognitivas: atenção, memória, funções executivas, linguagem e comunicação
Reabilitação em populações especiais: crianças, idosos, traumatismos crânio-encefálicos, esquizofrenia
Temas especiais em reabilitação: psicoterapia, ansiedade e depressão
Implementação de programas de reabilitação
Intervenção focalizada nas (dis)funções
Gestão comportamental
Intervenção na família e no meio eco-social
Avaliação de programas de reabilitação e gestão de casos.
Bibliografia Obrigatória
Wilson Barbara A.;
Case studies in neuropsychological rehabilitation. ISBN: 0-19-506598-0
Fleminger Simon ed. lit.;
Evaluation of outcomes in brain injury rehabilitation. ISBN: ISBN 0-86377-648-5
Christensen Anne-Lise 340;
International handbook of neuropsychological rehabilitation. ISBN: 0-306-46174-9
Sohlberg McKay Moore;
Cognitive rehabilitation. ISBN: 1-57230-613 -0
Wilson Barbara A. 340;
Neuropsychological rehabilitation. ISBN: 90-265-1951-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas. Seminários. Discussão de casos clínicos. Exploração de materiais, estratégias e programas de reabilitação. Experiências de observação. Contacto com profissionais em reabilitação neuropsicológica. Recursos online.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:
a) recensão sobre estratégias e materiais de intervenção na reabilitação (trabalho escrito individual); b) apresentação e discussão de casos clínicos (trabalho em grupo reduzido); c) integração sobre experiência de observação (trabalho escrito individual); d) envolvimento, assiduidade e participação na UC.
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 40%, b) 40%, c) 10%, e d) 10%. As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso.
O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.