Questões Aprofundadas de Psicologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
5 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
10 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Reconhecer e explorar linhas e temas de investigação diferenciados no contexto da Psicologia da Família em geral e das Relações Intergeracionais em particular (cont.);
2. Contactar com as principais abordagens conceptuais e empíricas associadas ao estudo das temáticas e problemáticas ligadas às questões da intergeracionalidade (intra e extra-familiar) (cont.);
3. Aprofundar temas focais e linhas orientadoras para o projecto de investigação a desenvolver na perspetiva de proceder ao enquadramento teórico e metodológico/empírico do objeto de estudo previamente identificado.
Programa
Módulo I: Expressões intergeracionais da cidadania ( a cargo do Doutor Pedro Ferreira)
Módulo II: A mediação como prática no trabalho social entre gerações ( a cargo do Doutor João Caramelo)
Módulo III: Psicologia do idoso ( a cargo do Doutor Nuno Gaspar)- Parte II
Módulo IV: Pais, filhos, avós e netos: Dinâmicas relacionais em diferentes estádios de desenvolvimento (a cargo da Doutora Raquel Barbosa) - Parte II
Módulo V: Solidariedade intergeracional na transição para a vida adulta (a cargo da Doutora Susana Coimbra) - Parte II
Módulo VI: A transmissão intergeracional: Perspetivas psicológica e sócio-psicológica (a cargo da Doutora Inês Nascimento) - Parte II
Observações Bibliográficas
A indicar pelos docentes responsáveis por cada módulo de formação
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição oral dos temas abrangidos pelos vários módulos do programa da UC e discussão dos mesmos participada pelos estudantes mediante apelo às suas opiniões, saberes, experiências (pessoais e profissionais) e leituras.
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Demografia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
65,00 |
|
|
| Elaboração do 1.º Capítulo da Dissertação |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
10,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica e leitura dos materiais recolhidos |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
Após a identificação do tema central dos seus projetos de investigação os estudantes serão solicitados a aprofundar e melhorar o texto de contextualização teórica e empírica das dimensões/conceitos que tenham decidido contemplar no seu estudo, prosseguindo, assim, ao longo do semestre, com a exploração e sistematização dos principais dados da literatura sobre a temática em análise. No final do semestre o texto em causa deve aproximar-se do que virá a ser a versão final do 1.º Capítulo da sua dissertação.
Data de entrega (por email para o docente-orientador da dissertação): 29 de junho.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será considerada a ponderação de dois parâmetros para a atribuição da classificação Final:
1. Grau de investimento na pesquisa bibliográfica e evoluções na capacidade de sintese dos dados mais pertinentes da literatura identificados em função de e em relação com os objetivos, hipóteses ou questões da investigação - ponderação de 25%
2. Qualidade da versão final do texto a apresentar no final do semestre- ponderação de 75%
Provas e trabalhos especiais
A definir caso a caso
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A definir caso a caso
Melhoria de classificação
Caso se justifique, será dada aos estudantes a oportunidade de reformularem a primeira versão do Capitulo apresentado com base nas apreciações, orientações e recomendações dos docentes da UC.
Observações
Os materais de apoio à UC serão disponibilizados na página da UC no Sigarra.