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Mediação de Conflitos

Código: OP106     Sigla: MC

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 21 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende complementar a formação inicial numa área emergente, proporcionando às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. A unidade curricular visa a promoção do exercício da cidadania e o desenvolvimento de um dispositivo de redução da conflitualidade social.
Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos e do trabalho social.
Objectivos, expressos em termos de learning outcomes:
- identificar da natureza dos conflitos, tendo em conta as características das partes neles envolvidos;
- dominar de técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir de processos de mediação;
- planear intervenções de mediação em contextos sócio-educativos e de trabalho social.
Competências a adquirir:
- utilizar de técnicas básicas de negociação;
- exercer a função de mediador/a.
- desenhar programas de mediação em contextos sócio-educativos e de trabalho social.

Programa

1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais; a negociação distributiva e a negociação integrativa;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: as várias etapas;
5) mediação sócio-educativa e mediação comunitária.

Bibliografia Obrigatória

Moore Christopher W.; O^processo de mediação. ISBN: 85-7307-474-4
Lewicki Roy J.; Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Fisher Roger; Como conduzir uma negociação?. ISBN: 972-41-1135-0
Vezzulla Juan Carlos; Do^mediador
Burguet Arfelis Marta; El educador como gestor de conflictos. ISBN: ISBN 84-330-1380-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expsotivo, debate, simulação de actividades, orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 32,00
simulações Teste 30,00
orientação tutorial Exame 6,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
exposição Frequência das aulas 20
debate Frequência das aulas 7
Total: 27,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final, composta por:
a) Participação na página da unidade curricular na plataforma de e-learning Moodle. Ponderação: 70%;
b) simulações de actividades de negociação. Ponderação: 30%

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos da avaliação implicará a reformulação da respectiva componente como condição para a manutenção do estudante no regime de avaliação distribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Tais estudantes deverão contactar os docentes da unidade curricular no início do semestre para definir a forma de realização dessa prova.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da cadeira.
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