Mediação de Conflitos
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
21 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende complementar a formação inicial numa área emergente, proporcionando às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. A unidade curricular visa a promoção do exercício da cidadania e o desenvolvimento de um dispositivo de redução da conflitualidade social.
Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos e do trabalho social.
Objectivos, expressos em termos de learning outcomes:
- identificar da natureza dos conflitos, tendo em conta as características das partes neles envolvidos;
- dominar de técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir de processos de mediação;
- planear intervenções de mediação em contextos sócio-educativos e de trabalho social.
Competências a adquirir:
- utilizar de técnicas básicas de negociação;
- exercer a função de mediador/a.
- desenhar programas de mediação em contextos sócio-educativos e de trabalho social.
Programa
1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais; a negociação distributiva e a negociação integrativa;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: as várias etapas;
5) mediação sócio-educativa e mediação comunitária.
Bibliografia Obrigatória
Moore Christopher W.;
O^processo de mediação. ISBN: 85-7307-474-4
Lewicki Roy J.;
Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Fisher Roger;
Como conduzir uma negociação?. ISBN: 972-41-1135-0
Vezzulla Juan Carlos;
Do^mediador
Burguet Arfelis Marta;
El educador como gestor de conflictos. ISBN: ISBN 84-330-1380-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expsotivo, debate, simulação de actividades, orientação tutorial.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
32,00 |
|
|
| simulações |
Teste |
30,00 |
|
|
| orientação tutorial |
Exame |
6,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| exposição |
Frequência das aulas |
20 |
|
| debate |
Frequência das aulas |
7 |
|
|
Total: |
27,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, composta por:
a) Participação na página da unidade curricular na plataforma de e-learning Moodle. Ponderação: 70%;
b) simulações de actividades de negociação. Ponderação: 30%
Provas e trabalhos especiais
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos da avaliação implicará a reformulação da respectiva componente como condição para a manutenção do estudante no regime de avaliação distribuída.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Tais estudantes deverão contactar os docentes da unidade curricular no início do semestre para definir a forma de realização dessa prova.
Melhoria de classificação
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da cadeira.