Construção de Identidades e Formação de Professores
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
22 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS
Pretende-se disponibilizar, discutir e produzir redes teórico-conceptuais que permitam a reconstrução dos quadros de referência cognitivos para pensar sobre os professores e a sua formação, com vista ao desenvolvimento de capacidades de leitura, análise e tomada de decisão no domínio da formação de professores.
- COMPETÊNCIAS
- conceber, organizar, gerir e avaliar, individualmente e em equipa, projectos de formação inicial e contínua de professores;
- exercer funções de assessoria e consultoria a programas e políticas de formação contínua e inicial de professores orientadas para um perfil de professor profissional;
- liderar e/ou animar processos e projectos de formação inicial e contínua através da mobilização pessoal e colectiva dos professores ou formadores;
- agir em contextos de formação de professores (ou para ela vocacionados) tendo por referencial o modelo do professor profissional e o desenvolvimento profissional contínuo.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- identificar perspectivas actuais de abordagem da profissionalização das ocupações
- justificar a importância do processo de profissionalização da actividade docenter
- conhecer documentos estruturantes das políticas de profissionalização/formação europeias
- distinguir e articular os conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade
- descrever a noção de construção de identidades profissionais docentes (como constructo ecológico) enquanto dimensão subjectiva do processo de profissionalização
- identificar a ética e os valores, por um lado, e os conhecimentos e as técnicas, por outro, como dimensões nucleares do processo de profissionalização
- descrever e discutir as características centrais da dimensão ética
- descrever tipologias do conhecimento profissional docente e justificar a sua importância no sentido da profissionalização
- identificar características gerais do modelo profissional de formação de professores
- debater questões centrais ligadas à formação de professores do ponto de vista do desenvolvimento profissional contínuo com base em resultados de investigação
Programa
A unidade curricular CIFP baseia-se em dois pressupostos centrais: a profissionalização dos professores depende, numa parte fundamental, da sua dimensão subjectiva, a que corresponde a construção de novas identidades profissionais; as políticas, os modelos e os modos de formação, inicial e contínua, de professores são domínios estratégicos da construção da actividade docente como uma profissão e dos professores como profissionais.
CONTEÚDOS
1 - Introdução
- Os eixos organizadores da unidade curricular: os processos de profissionalização, a construção de identidades, a formação, a contextualização
2 - Profissionalização da actividade docente.
- A sociologia das profissões, o tipo ideal de profissão e a docência como semiprofissão.
- A construção de um novo profissionalismo: as perspectivas interaccionista e do poder; a jurisdição e a inferência em Abbot; o profissionalismo de terceira lógica de Freidson.
- O novo profissionalismo docente e o Green Paper on Teacher Education in Europe.
- profissionalização, profissionalismo e profissionalidade dos professores
3 - Construção de identidades docentes como constructo ecológico
- Conceito e conceitos de identidade
- A identidade individual: como sentimento, como estrutura, como dinâmica.
- A identidade colectiva: como acção conjunta nas organizações, como representação social nos grupos profissionais.
- A crise da escola e dos professores como crise das relações entre os indivíduos e os seus colectivos.
- A construção de novas identidades colectivas através de indivíduos activos em colaboração e cooperação.
- Do professor transmissor de conhecimentos ao especialista na comunicação num quadro ecológico.
- A noção de construção de identidades profissionais para a mudança social real em Dubar.
- A construção de identidades profissionais como dupla transacção e negociação verdadeira.
- A construção de identidades profissionais docentes como um constructo ecológico em Lopes (2008): a negociação identitária aos níveis individual, de pequeno grupo, organizacional e societal.
4- Para uma nova profissionalidade dos professores
- as dimensões ética e organizacional da nova competência profissional dos professores
- a dimensão ética da profissionalidade docente e educação pública
- a dimensão epistemológica da profissionalidade docente e conhecimento profissional
- tipologias de saberes profissionais docentes ou da formação: Schulmann, Grossman, Tardif e Lessard
5 - Modelo Profissional e Formação de Professores
- Caracteristicas básicas do modelo profissional
- As parcerias escolas/universidades
- Modelo profissional e a perspectiva da formação como desenvolvimento profissional contínuo
- As dimensões pessoal, contextual e profissional do desenvolvimento profissional contínuo.
- Fases do desenvolvimento profissional contínuo e formação de professores
Bibliografia Obrigatória
Correia José Alberto;
Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. ISBN: 972-41-2514-9
Lopes Amélia 070;
Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Dubar Claude;
Sociologie des professions. ISBN: 2-200-26982-X
Ramos Marise Nogueira;
A^pedagogia das competências. ISBN: 85-249-0816-5
Ramalho Betânia Leite;
Formação de professores I. ISBN: ISBN 85-7273-097-4
Rodrigues Maria de Lurdes;
Sociologia das profissões. ISBN: 972-8027-84-2
Lopes Amélia 570;
De uma escola a outra. ISBN: 978-972-36-0900-4
Dubar Claude;
A^socialização. ISBN: 972-0-34124-6
Lopes Amélia;
O^estado da investigação portuguesa no domínio do desenvolvimento profissional e (re)constru
Lopes Amélia 070;
Uma^revolução na formação inicial de professores. ISBN: 972-8562-23-3
Dubar Claude;
A^crise das identidades. ISBN: 978-972-36-0835-9
Day Christopher;
Desenvolvimento profissional de professores. ISBN: ISBN 972-0-34807-0
Tardif Maurice;
O^trabalho docente. ISBN: 85-326-3165-7
Ramos Marise Nogueira;
A^pedagogia das competências. ISBN: 85-249-0816-5
Ramalho Betânia Leite;
Formação de professores I. ISBN: ISBN 85-7273-097-4
Rodrigues Maria de Lurdes;
Sociologia das profissões. ISBN: 972-8027-84-2
Lopes Amélia 570;
De uma escola a outra. ISBN: 978-972-36-0900-4
Dubar Claude;
A^socialização. ISBN: 972-0-34124-6
Lopes Amélia;
O^estado da investigação portuguesa no domínio do desenvolvimento profissional e (re)constru
Lopes Amélia 070;
Uma^revolução na formação inicial de professores. ISBN: 972-8562-23-3
Dubar Claude;
A^crise das identidades. ISBN: 978-972-36-0835-9
Day Christopher;
Desenvolvimento profissional de professores. ISBN: ISBN 972-0-34807-0
Tardif Maurice;
O^trabalho docente. ISBN: 85-326-3165-7
Matos Manuel;
Modelos de profissionalidade docente e modelos de formação
Correia José Alberto;
Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. ISBN: 972-41-2514-9
Lopes Amélia 070;
Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Dubar Claude;
Sociologie des professions. ISBN: 2-200-26982-X
Ramos Marise Nogueira;
A^pedagogia das competências. ISBN: 85-249-0816-5
Ramalho Betânia Leite;
Formação de professores I. ISBN: ISBN 85-7273-097-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Discussão de textos e situações (20)
Exposição e debate (25)
Participação em workshops (12)
Acompanhamento tutorial (8)
MODOS DE APRENDIZAGEM EM TRABALHO AUTÓNOMO
Leituras individuais (30)
Trabalho de grupo com trabalho de terreno ou recensão de obra de referência (30)
Elaboração e escrita de relatório de pesquisa (24)
Análise de situações e discursos (10)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação recai sobre: a participação nas aulas, nomeadamente através da mobilização do trabalho autónomo (10%); participação no trabalho de pesquisa realizado em grupo (20%); relatório do trabalho de investigação realizado em grupo (70%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio das aprednizagens previstas na UC
Melhoria de classificação
Realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação do relatório de investigação ou parte dele.