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Avaliação Para o Aperfeiçoamento da Formação

Código: DE104     Sigla: APAF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 17 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
Problematizar a avaliação e a sua relação com o aperfeiçoamento da formação;
Compreender a necessidade e importância da realização da avaliação de instituições para fundamentar o desenho e desenvolvimento de planos de formação;
Conhecer os modelos de avaliação dentro dos parâmetros de qualidade, bem como os sistemas de avaliação de instituições e os que se relacionam com a acreditação, a certificação e a auditoria das acções formativas.


Competências
Analisar processos de avaliação de instituições e de acções formativas;
Desenvolver a avaliação de instituições desde a perspectiva de diferentes modelos de gestão da qualidade;
Elaborar estratégias e instrumentos de avaliação de acordo com os contextos em análise e os seus profissionais;
Avaliar os processos e programas de inovação de modo a introduzir mudanças pertinentes para melhorar o trabalho e os resultados académicos e formativos.

Resultados de aprendizagem
Dominar e mobilizar contextualizadamente a linguagem própria do campo da avaliação educacional;
Conhecer comparativamente diferentes perspectivas e modos de realizar avaliação de instituições e de acções formativas.

Programa

Introdução
Os programas e acções de formação devem nascer da análise de cada realidade formativa e da sua relação com os objectivos a cumprir ou necessidades a satisfazer. Neste contexto, a avaliação, enquanto eixo que articula a profissionalização dos formadores, é o instrumento imprescindível para comprovar os efeitos da formação e a consecução dos objectivos e, assim, estabelecer alterações/aperfeiçoamentos no processo de formação.

Tópicos programáticos
1. A avaliação como juízo de valor e a sua inscrição numa visão do mundo
1.1. Avaliação como controlo e a avaliação como produção de sentido
2. O funcionamento do processo de avaliação
2.1.A dupla e a tripla articulação: elucidação dos elementos constitutivos da relação de avaliação
3. A avaliação em formação
3.1. A emergência da avaliação em formação
4. A avaliação das acções educativas e de formação
4.1. A construção dos referenciais de avaliação
4.2. Formas e funções da avaliação de acções
5. Avaliação e modelos de gestão da qualidade

Bibliografia Obrigatória

Madaus George F.; Evaluation models. ISBN: 0-89838-123-1
Barbier Jean-Marie; A^avaliação em formação. ISBN: 972-36-0233-4
Medina Rivilla Antonio 070; Evaluación de los procesos y resultados del aprendizaje de los estudiantes. ISBN: 84-362-3703-X
Hadji Charles; A^avaliação regras de jogo. ISBN: 972-0-34115-7
Figari Gérard 340; Avaliação de competências e aprendizagens experienciais. ISBN: 972-8036-81-7
Clímaco Maria do Carmo; Avaliação de sistemas em educação. ISBN: 972-674-467-9
House Ernest R. 340; New directions in educational evaluation. ISBN: 1-85000-047-6
Casanova Maria Antónia; Evaluación y calidad de centros educativos. ISBN: 84-7133-741-X
Díaz Amparo Seijas; Avaliação da qualidade das escolas. ISBN: 972-41-3409-1
CURAPP ; L’évaluation dans l’administration. , Paris: PUF, 1993
Pawson Ray; Realistic evaluation. ISBN: 978-0-7619-5009-7
Medina Rivilla Antonio 570; Evaluacion de programas educativos, centros y profesores. ISBN: 8-7991-018-6
BARROSO, João (org.); A regulação das políticas públicas de educação. Espaços, dinâmicas e actores, Lisboa: Educa, 2006

Bibliografia Complementar

Candoli carl; Analysis of alternative evaluation models
Fitz-Gibbon Carol Taylor; Monitoring education. ISBN: 0-8264-5461-5
Hill P.; Multilevel modelling in schools effectiveness research
O.C.D.E.; Évaluer et réformer les systèmes éducatifs., París: OCDE, 1996
Sarramona Jaume; Factores e indicadores de calidad en educación. ISBN: 84-8063-688-2
Heywood John; Assessment in higher education. ISBN: 1-85302-831-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Nas actividades de contacto lectivo
1.1. Exposição
1.2. Debate
1.3.Trabalho de grupo
1.4. Orientação tutorial
1.5. Avaliação da aprendizagem

2. Nas actividade de trabalho autónomo
2.1. Leitura e análise de textos
2.2. Pesquisa bibliográfica
2.3. Elaboração de trabalhos

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade tal como previsto no regulamento de avaliação dos discentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho individual - A classificação a atribuir a este elemento constitui 100% da classificação total da disciplina.
A classificação a atribuir nesta cadeira apoia-se na avaliação de um trabalho individual classificado numa escala de 0 a 20 valores (o trabalho deverá ter a forma de ensaio com 15 páginas de extensão máxima, e incidir sobre uma obra de referência da Unidade Curricular ou sobre uma tese de mestrado ou doutoramento incidindo sobre as questões de interface entre o campo da avaliação e da formação)
As obras a considerar para a realização do ensaio individual podem ser escolhidas pelos estudantes de entre as constantes da bibliografia de referência da Unidade Curricular (informando o docente da sua escolha) ou, em alternativa, estas obras podem ser teses de mestrado ou doutoramento no domínio das Ciências da Educação em que a questão da avaliação e da formação sejam abordadas centralmente e que os estudantes identifiquem na Biblioteca da FPCEUP. A opção pela realização de um ensaio sobre uma tese implica a prévia concertação e concordância do docente.

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores implicará, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

"Os estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de unidade curricular." (Alínea 4 do Artigo 7°- Componente distribuída da avaliação, do Regulamento de avaliação dos discentes)

Melhoria de classificação

Realização de uma prova escrita, sem consulta que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da cadeira.
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