Dislexia e Discalculia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
34 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
| 3 |
| 4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo.
• Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia.
• Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados.
• Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo.
• No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.
Programa
• Grelha compreensiva das perturbações do desenvolvimento.
• Desenvolvimento e aprendizagem da leitura.
• Avaliação da dislexia.
• Intervenção nas dificuldades de leitura e ensino da leitura.
• Desenvolvimento da competência numérica e do cálculo.
• Avaliação da discalculia.
• Intervenção na discalculia e ensino da matemática.
• As perturbações adquiridas da leitura, escrita e cálculo.
Bibliografia Obrigatória
Campbell Jamie I.D. 340;
Handbook of mathematical cognition. ISBN: 1-84169-411-8
Morton John;
Understanding developmental disorders. ISBN: 0-631-18758-8
Snowling Margaret 340;
Science of reading
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tutoriais. Seminários. Apresentação e discussão de provas de avaliação da dislexia e discalculia. Curso online.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalhos conducentes à avaliação |
Trabalho escrito |
39,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
14 |
|
|
Total: |
14,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderadas as seguintes componentes:
(a) recensão sobre um tema previamente definido com o professor, respectiva apresentação e discussão oral; (b) apresentação e discussão de uma prova de avaliação da dislexia ou discalculia; (c) “pensar pós-seminário”, pequenos textos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (d) envolvimento, assiduidade e participação na UC.
O respectivo peso será de 40%, 30%, 20% e 10%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com os professores.