Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P829

Dislexia e Discalculia

Código: P829     Sigla: DD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 34 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 30 81
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo.
• Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia.
• Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados.
• Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo.
• No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.

Programa

• Grelha compreensiva das perturbações do desenvolvimento.
• Desenvolvimento e aprendizagem da leitura.
• Avaliação da dislexia.
• Intervenção nas dificuldades de leitura e ensino da leitura.
• Desenvolvimento da competência numérica e do cálculo.
• Avaliação da discalculia.
• Intervenção na discalculia e ensino da matemática.
• As perturbações adquiridas da leitura, escrita e cálculo.

Bibliografia Obrigatória

Campbell Jamie I.D. 340; Handbook of mathematical cognition. ISBN: 1-84169-411-8
Morton John; Understanding developmental disorders. ISBN: 0-631-18758-8
Snowling Margaret 340; Science of reading

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tutoriais. Seminários. Apresentação e discussão de provas de avaliação da dislexia e discalculia. Curso online.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Trabalhos conducentes à avaliação Trabalho escrito 39,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 14
Total: 14,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderadas as seguintes componentes:
(a) recensão sobre um tema previamente definido com o professor, respectiva apresentação e discussão oral; (b) apresentação e discussão de uma prova de avaliação da dislexia ou discalculia; (c) “pensar pós-seminário”, pequenos textos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (d) envolvimento, assiduidade e participação na UC.

O respectivo peso será de 40%, 30%, 20% e 10%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas com os professores.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-07 às 22:57:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico