Psicologia Social das Opiniões e dos Comportamentos Sociais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
30 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem compreender a origem e o funcionamento do pensamento quotidiano. Eles devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre as categorias naturais, os esterótipos e as representações sociais e devem ser capazes de identificar e analisar os processos que intervêm no processamento da informação de natureza social, assim como os factores que influenciam o modo como se formam as opiniões. Os estudantes devem, ainda, conhecer e saber utilizar as técnicas que permitem recolher e analisar a informação contida nos sistemas de pensamento dos grupos sociais, identificar os factores na origem de diferenças de opiniões e os factores susceptíveis de modular os discursos expressos acerca dos objectos sociais.
Programa
Categorias e conceitos
Os estereótipos como produtos culturais
O preconceito
Estereótipos e diferenciação social
A estereotipagem e as suas consequências
Representações sociais: princípios básicos e perspectiva dimensional
Representações sociais: perspectiva estrutural e princípios organizadores
Representações colectivas
Representações sociais e práticas sociais
Representações sociais: metodologia de investigação
Bibliografia Obrigatória
Domínguez José Francisco Morales direct.;
Estudios de psicología social. ISBN: ISBN 84-362-4855-4
Moscovici Serge;
Social representations. ISBN: ISBN 0-8147-5630-1
Lindzey Gardner;
The handbook of social psychology. ISBN: ISBN 0-394-35050-9 (v. 1)
Observações Bibliográficas
Markus, H. & Zajonc, R. B. (1985). The cognitive perspective in social psychology. In G. Lindzey and E. Aronson (Eds.), The handbook of social psychology (Vol. 1, pp. 137-230). Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
Moscovici, S. & Duveen, G. (2000). Social representations. Cambridge: Polity.
Poeschl, G. (2003). Teoría de las representaciones sociales. In J.F. Morales & C. Huici (Eds.), Estudios de Psicología Social (pp. 439-466). Madrid: UNED.
Poeschl, G. (2004). (Org.). Dinâmicas posicionais e dinâmicas representacionais. Psicologia, Vol. 18.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de conteúdos pela docente
Investigação planificada e organizada em grande grupo, com realização em pequenos grupos
Pesquisa e revisão da literatura a efectuar de forma autónoma pelos estudantes
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
64,00 |
|
|
| Realização dum trabalho pessoal original relativo a uma das temáticas abordadas nas aulas |
Trabalho escrito |
58,00 |
|
2010-06-21 |
| Avaliação contínua com base na participação na realização da investigação |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
|
2010-06-11 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Uma participação igual ou superior a 75% das aulas efectivas é obrigatória
Dois tipos de trabalhos são exigidos para a obtenção da frequência:
(a) Realização de um trabalho teórico pessoal, relativo a uma das temáticas abordadas nas aulas
(b) Participação na realização de uma investigação (pesquisa bibliográfica, planificação da investigação, recolha e análise dos dados, redacção e apresentação dos resultados).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação do trabalho prático: 40% da avaliação final; nota mínima: 8
Avaliação do trabalho teórico: 60% da avaliação final; nota mínima: 8
Nota média mínima: 10
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático de investigação e de análise das opiniões, incluindo a aplicação de técnicas próprias à análise do conhecimento social.
Realização de um trabalho individual original que desenvolve uma das problemáticas abordadas durante o ano lectivo, a escolher pelo estudante.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Dado que a presença nas aulas é obrigatória, é necessário contactar o docente.
Melhoria de classificação
Melhoria do trabalho individual