Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P835

Psicologia Social das Opiniões e dos Comportamentos Sociais

Código: P835     Sigla: PSOCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os estudantes devem compreender a origem e o funcionamento do pensamento quotidiano. Eles devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre as categorias naturais, os esterótipos e as representações sociais e devem ser capazes de identificar e analisar os processos que intervêm no processamento da informação de natureza social, assim como os factores que influenciam o modo como se formam as opiniões. Os estudantes devem, ainda, conhecer e saber utilizar as técnicas que permitem recolher e analisar a informação contida nos sistemas de pensamento dos grupos sociais, identificar os factores na origem de diferenças de opiniões e os factores susceptíveis de modular os discursos expressos acerca dos objectos sociais.

Programa

Categorias e conceitos
Os estereótipos como produtos culturais
O preconceito
Estereótipos e diferenciação social
A estereotipagem e as suas consequências
Representações sociais: princípios básicos e perspectiva dimensional
Representações sociais: perspectiva estrutural e princípios organizadores
Representações colectivas
Representações sociais e práticas sociais
Representações sociais: metodologia de investigação

Bibliografia Obrigatória

Domínguez José Francisco Morales direct.; Estudios de psicología social. ISBN: ISBN 84-362-4855-4
Moscovici Serge; Social representations. ISBN: ISBN 0-8147-5630-1
Lindzey Gardner; The handbook of social psychology. ISBN: ISBN 0-394-35050-9 (v. 1)

Observações Bibliográficas

Markus, H. & Zajonc, R. B. (1985). The cognitive perspective in social psychology. In G. Lindzey and E. Aronson (Eds.), The handbook of social psychology (Vol. 1, pp. 137-230). Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
Moscovici, S. & Duveen, G. (2000). Social representations. Cambridge: Polity.
Poeschl, G. (2003). Teoría de las representaciones sociales. In J.F. Morales & C. Huici (Eds.), Estudios de Psicología Social (pp. 439-466). Madrid: UNED.
Poeschl, G. (2004). (Org.). Dinâmicas posicionais e dinâmicas representacionais. Psicologia, Vol. 18.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pela docente
Investigação planificada e organizada em grande grupo, com realização em pequenos grupos
Pesquisa e revisão da literatura a efectuar de forma autónoma pelos estudantes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 64,00
Realização dum trabalho pessoal original relativo a uma das temáticas abordadas nas aulas Trabalho escrito 58,00 2010-06-21
Avaliação contínua com base na participação na realização da investigação Trabalho laboratorial 40,00 2010-06-11
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Uma participação igual ou superior a 75% das aulas efectivas é obrigatória

Dois tipos de trabalhos são exigidos para a obtenção da frequência:
(a) Realização de um trabalho teórico pessoal, relativo a uma das temáticas abordadas nas aulas
(b) Participação na realização de uma investigação (pesquisa bibliográfica, planificação da investigação, recolha e análise dos dados, redacção e apresentação dos resultados).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação do trabalho prático: 40% da avaliação final; nota mínima: 8
Avaliação do trabalho teórico: 60% da avaliação final; nota mínima: 8
Nota média mínima: 10

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático de investigação e de análise das opiniões, incluindo a aplicação de técnicas próprias à análise do conhecimento social.
Realização de um trabalho individual original que desenvolve uma das problemáticas abordadas durante o ano lectivo, a escolher pelo estudante.



Avaliação especial (TE, DA, ...)

Dado que a presença nas aulas é obrigatória, é necessário contactar o docente.

Melhoria de classificação

Melhoria do trabalho individual
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 15:12:24 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico