Psicologia dos Processos de Grupo
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
11 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem
conhecer os diferentes processos implicados na construção e na manutenção das identidades sociais e as consequências desses processos ao nível dos fenómenos sociais ligados, em geral, aos conflitos intragrupais e intergrupais, e, em particular, às dinâmicas macro-sociais relacionadas com o racismo, o sexismo, o etnocentrismo e a xenofobia, o desvio.
ser capazes de compreender estratégias de intervenção sobre estas dinâmicas, nomeadamente aquelas que se centram na redução do preconceito e da discriminação social, na implementação de processos de cooperação intergrupal, e na optimização do desempenho intragrupal.
Programa
1. Dinâmica de Grupos
Natureza dos grupos de face-a-face. Definições em termos de percepções, motivações,
objectivos, estrutura, interdependência, entitatividade.
Processos básicos de dinâmica de grupos: atracção intepessoal, comparação e validação
sociais, realidade social e locomoção grupal, socialização grupal.
Consequências da dinâmica grupal: influência social, poder, desempenho grupal
2. Identidade Social e Relações Intergrupos
Teorias clássicas das relações entre grupos: teoria da frustração-agressão, teoria do conflito
realista
Abordagem da identificação social: teoria da identidade social, teoria da auto-categorização.
3. Relações Intergrupos e Dinâmica de Grupos
Atracção social e identificação social
Dinâmica de grupos subjectiva
4. Métodos de estudo dos processos de grupo
Bibliografia Obrigatória
Hogg, M. A. & Tindale, R. S. (Eds.) ; Blackwell handbook of social psychology (Vol. 3): Group Processes., Oxford: Blackwell., 2001
Hogg, M. A. & Abrams, D.; Social identifications: A social psychology of intergroup relations and group processes., London: Routledge, 1988
D. Forsyth; Group dynamics., Pacific Grove, Cal: Brookes/Cole Publishing Company, 1990
Hogg, M. A.; The social psychology of group cohesiveness, New York University Press , 1992
Abrams, D. A., Hogg, M. A. & Marques, J. M.; The social psychology of inclusion and exclusion, Psychology Press, 2008. ISBN: ISBN: 1-84169-073-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição teórica, complementadas pelas actividades possíveis seguintes por parte dos estudantes:
1. Trabalho de pesquisa bibliográfica conduzindo à participação na leccionação da matéria,
nomeadamente através da apresentação de artigos científicos, e
2. Estudo de caso, ou
4. Realização dum estudo empírico original.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A presença nas aulas é desejável, já que se reflecte em 20% da avaliação final, mas não é obrigatória. Assim, não há requisitos de assiduidade.
Apresentação de um artigo empírico.
Redacção dum artigo relativo ao estudo empírico realizado no semestre.
Preparação e apresentação, na aula, de uma comunicação preparada a partir do artigo redigido.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação directa nas aulas: 20%
Comunicação apresentada na aula: 20%
Artigo empírico redigido a partir da investigação realizada: 40%
Apresentação de artigo empírico na aula: 20%
Provas e trabalhos especiais
Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um exame escrito final que focará todos os pontos debatidos nas aulas e corresponderá a 100% da nota final. Neste caso, os alunos deverão anunciar a sua intenção no início do semestre.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
cf. Provas e Trabalhos Especiais
Melhoria de classificação
A melhoria de nota será efectuada através de um exame escrito