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Psicologia dos Processos de Grupo

Código: P731     Sigla: PPG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 11 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os estudantes devem
 conhecer os diferentes processos implicados na construção e na manutenção das identidades sociais e as consequências desses processos ao nível dos fenómenos sociais ligados, em geral, aos conflitos intragrupais e intergrupais, e, em particular, às dinâmicas macro-sociais relacionadas com o racismo, o sexismo, o etnocentrismo e a xenofobia, o desvio.
 ser capazes de compreender estratégias de intervenção sobre estas dinâmicas, nomeadamente aquelas que se centram na redução do preconceito e da discriminação social, na implementação de processos de cooperação intergrupal, e na optimização do desempenho intragrupal.

Programa

1. Dinâmica de Grupos
Natureza dos grupos de face-a-face. Definições em termos de percepções, motivações,
objectivos, estrutura, interdependência, entitatividade.

Processos básicos de dinâmica de grupos: atracção intepessoal, comparação e validação
sociais, realidade social e locomoção grupal, socialização grupal.

Consequências da dinâmica grupal: influência social, poder, desempenho grupal

2. Identidade Social e Relações Intergrupos
Teorias clássicas das relações entre grupos: teoria da frustração-agressão, teoria do conflito
realista
Abordagem da identificação social: teoria da identidade social, teoria da auto-categorização.

3. Relações Intergrupos e Dinâmica de Grupos
Atracção social e identificação social
Dinâmica de grupos subjectiva

4. Métodos de estudo dos processos de grupo

Bibliografia Obrigatória

Hogg, M. A. & Tindale, R. S. (Eds.) ; Blackwell handbook of social psychology (Vol. 3): Group Processes., Oxford: Blackwell., 2001
Hogg, M. A. & Abrams, D.; Social identifications: A social psychology of intergroup relations and group processes., London: Routledge, 1988
D. Forsyth; Group dynamics., Pacific Grove, Cal: Brookes/Cole Publishing Company, 1990
Hogg, M. A.; The social psychology of group cohesiveness, New York University Press , 1992
Abrams, D. A., Hogg, M. A. & Marques, J. M.; The social psychology of inclusion and exclusion, Psychology Press, 2008. ISBN: ISBN: 1-84169-073-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição teórica, complementadas pelas actividades possíveis seguintes por parte dos estudantes:

1. Trabalho de pesquisa bibliográfica conduzindo à participação na leccionação da matéria,
nomeadamente através da apresentação de artigos científicos, e

2. Estudo de caso, ou

4. Realização dum estudo empírico original.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A presença nas aulas é desejável, já que se reflecte em 20% da avaliação final, mas não é obrigatória. Assim, não há requisitos de assiduidade.

Apresentação de um artigo empírico.

Redacção dum artigo relativo ao estudo empírico realizado no semestre.

Preparação e apresentação, na aula, de uma comunicação preparada a partir do artigo redigido.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação directa nas aulas: 20%
Comunicação apresentada na aula: 20%
Artigo empírico redigido a partir da investigação realizada: 40%
Apresentação de artigo empírico na aula: 20%

Provas e trabalhos especiais

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um exame escrito final que focará todos os pontos debatidos nas aulas e corresponderá a 100% da nota final. Neste caso, os alunos deverão anunciar a sua intenção no início do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

cf. Provas e Trabalhos Especiais

Melhoria de classificação

A melhoria de nota será efectuada através de um exame escrito
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