Intervenção Precoce
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
25 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- dominar os construtctos teóricos que orientam as práticas no domínio da Intervenção Precoce.
- conhecer os principais modelos e abordagens no domínio da Intervenção Precoce.
- compreender a importância de inscrever as práticas de Intervenção Precoce numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e restantes cenários de participação.
- conhecer as problemáticas inerentes à utilização dos sistemas de classificação das incapacidades da criança no domínio da Intervenção Precoce.
- adquirir capacidade para definir as linhas fundamentais de desenvolvimento e para implementar planos de intervenção.
- desenvolver competências para actuar no contexto de equipas transdisciplinares de intervenção.
Programa
1. Enquadramento conceptual – teorias do desenvolvimento e a evolução dos modelos de Intervenção Precoce (IP)
a. Os contributos das abordagens de diferentes teorias: organísmicas, mecanicistas e contextualistas
b. Constructos teóricos e as práticas em Intervenção Precoce
c. O conceito de IP. Princípios e conceitos chave para a prática em IP: modelo médico vs modelo biopsicossocial; a ecologia da IP; o papel central das interacções; conceitos de incapacidade, risco e resiliência; o paradigma da prevenção: prevenção primária, secundária e terciária; inclusão e participação; diferentes modelos de prestação de serviço e a questão da elegibilidade em IP
2. Modelos e práticas de IP
a. Dos modelos de IP centrados na criança aos modelos de IP centrados na família e nas comunidades
b. Práticas recomendadas em IP
c. Análise dos quadros de regulação legislativa à luz das recomendações internacionais em IP
3. O processo de avaliação-intervenção em IP
a. Conceitos de deficiência, funcionalidade, incapacidade, desvantagem e risco
b. A abordagem pluridimensional da incapacidade (CIF-CJ; WHO, 2007) – o seu contributo para questões de elegibilidade e de práticas em IP
c. A importância do ambiente social da criança na aprendizagem/desenvolvimento
4. O modelo de I. P. centrado na Família e na comunidade e o sistema de serviços em IP
a. O trabalho em equipa e a participação da família no processo de tomada de decisão
b. Avaliação individualizada e planeamento da intervenção
c. Definição de objectivos individualizados para a avaliação da criança e da família;
d. Selecção de métodos para a recolha de informação sobre as necessidades da criança e da família
e. O Plano Individualizado de Apoio à Família
f. Coordenação, cooperação e colaboração na prestação de serviços
g. Da sinalização à continuidade e à transição no sistema de serviços
5. Programas de IP e sua avaliação – aspectos de investigação
a. Definição, medida e avaliação da qualidade em educação de infância e em IP
b. "Embedded Instructions for Early Learning" (Snyder & Rakap, 2012)
c. A abordagem "Everyday Learning Activities" de Dunst e colaboradores
Bibliografia Obrigatória
Guralnick, M., ; A developmental systems approach to early intervention: National and international perspectives., . Baltimore: Paul Brookes, Publisher, 2005. ISBN: ISBN 1-55766-797-7
Early Intervention: Practices from Around the World. Baltimore, Odom, S.L., Hanson. M. L., Blackman, J.A., & Kaul, S., , 2003. ISBN: 159.922.7-ODO/EAR-ex.1
Handbook of Early Childhood Intervention (2nd ed.), Shonkoff, J., & Meisels, S. (Eds.). , 2000. ISBN: ISBN 0-521-58573-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245
Fórmula de cálculo da classificação final
•um trabalho de grupo 1: que versará as temáticas teóricas apresentadas nas aulas, bem como a reflexão acerca do trabalho desenvolvido por uma Equipa de Intervenção Precoce visitado pelos alunos - o trabalho escrito terá a ponderação de 70% e a apresentação na aula 30%.
•um trabalho de grupo 2: sobre um dos estudos de caso observados na FPCEUP seguidos por Equipas de Intervenção Precoce (o mesmo grupo)
Na ponderação da nota final: 70% será para o trabalho de grupo 1, 30% para o trabalho de grupo 2.
Provas e trabalhos especiais
Cada grupo terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do trabalho desenvolvido por uma Equipa de Intervenção Precoce, enquadrando-o conceptualmente e reflectindo acerca da dinâmica dos seus serviços.
Relatório de um dos casos observados nas aulas
Ao longo do ano os alunos terão que apresentar nas aulas dois trabalhos de grupo:
(a) Dinamização de um fórum acerca do trabalho de grupo 1- Enquadramento conceptual e Reflexão teórica acerca do trabalho desenvolvido pela Equipa de IP visitada. O conteúdo deste forum temático será apresentado sob o formato de trabalho escrito no final do semestre;
(b) Apresentação de um dos casos observados em consulta. O conteúdo desta apresentação será incluído no trabalho escrito (trabalho de grupo 2) no final do semestre.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que tenham estatuto que lhes permita não frequentarem as aulas, terão que apresentar um trabalho escrito individual acerca das temáticas abordadas na UC, devendo demonstar domínio acerca dos conceitos fundamentais em IP. Deverão ainda incluir no trabalho uma reflexão acerca da realidade de IP no seu país de origem (aspectos legislativos, serviços...).
Melhoria de classificação
Apresentação de novo trabalho
Observações
Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre