Seminário de Investigação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2007/2008 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCE |
20 |
Plano de Estudos Oficial 2007 |
1 |
- |
20 |
120 |
540 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos da unidade curricular:
. obter conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. aprofundar referências teóricas e metodológicas necessários à produção investigações originais;
. contactar investigadores/as e investigações reconhecidas.
Competências visadas:
. capacidade de conceber e desenvolver projectos de investigação no domínio das Ciências da Educação;
. capacidade de mobilizar quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais;
. capacidade de fundamentar projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais.
Programa
Pretendendo esta unidade curricular (SI) propiciar condições que permitam enriquecer e concretizar os projectos de tese delineados na fase de concurso ao programa doutoral, a sua organização pressupõe três tipos distintos de actividades: sessões de aprofundamento de processos de organização das pesquisas e apresentação e debate dos projectos; leitura e debate de obras consideradas-chave ao desenvolvimento de trabalhos académicos; apoio tutorial.
As sessões dos dois primeiros tipos são da responsabilidade colectiva da Comissão Científica do Programa Doutoral e asseguradas pelos elementos deste órgão. As sessões tutoriais são da responsabilidade dos professores e professoras que orientam as teses e realizadas numa relação directa com cada doutorando/a.
A lista de obras a trabalhar nas sessões do segundo tipo é a seguinte:
*Bourdieu, Pierre (1999). A miséria do mundo, Petrópolis: Editora Vozes
*Correia, José Alberto (1998). Para uma Teoria Crítica em Educação, Porto: Porto Editora
*Santos, Boaventura Sousa (2000). A crítica da razão indolente, Porto: Edições Afrontamento
*Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2005). A Diferença Somos Nós: A Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais, Porto: Edições Afrontamento.
*Young, Iris M. (2000). Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
*Wallerstein, Immanuel, Juma, Calestous, Keller, Evelyn Fox, Kocka, Jurgen, Lecourt, Dominique, Mudimbe, Valentin, Mushakoji, Kinide, Prigogine, Ilya, Taylor, Peter e Trouillot, Michel-Rolph (1998). Para Abir as Ciências Sociais – Relatório da Comissão Gulbenkian sobre a Reestruturação das Ciências Sociais, Lisboa: Publicações Europa-América
Bibliografia Obrigatória
Bourdieu, Pierre; A miséria do mundo, Petrópolis, Editora Vozes, 1999
Santos, Boaventura Sousa ; A crítica da razão indolente, Edições Afrontamento, 2000
Correia, José Alberto ; Teoria Crítica em Educação, Porto: Porto Editora, 1998
Wallerstein, Immanuel, Juma, Calestous, Keller, Evelyn Fox, Kocka, Jurgen, Lecourt, Dominique, Mudimbe, Valentin, Mushakoji, Kinide, Prigogine, Ilya, Taylor, Peter e Trouillot, Michel-Rolph . ; Para Abir as Ciências Sociais – Relatório da Comissão Gulbenki, Lisboa: Europa América, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto, num total 180 horas, e de que constam: Debate 56h; Trabalho de grupo 15h; Trabalho de campo orientado 15h; Apresentação de trabalhos pelos doutorandos/as 10h; Avaliação da aprendizagem 4h; Orientação tutorial 80h.
Actividades de trabalho autónomo, num total de 360 horas, e de que constam: Leitura e análise de textos 200h; Trabalho de grupo 20h; trabalho de pesquisa/campo 20h; Pesquisa bibliográfica 50h; Organização de apresentações de trabalhos 60h
Software
Power point; Projector multimédia; Página FPCEUP; SIGARRA
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem por base o projecto de doutoramento revisto pelos/as doutorandos/as, que não deve exceder as 30 páginas, contemplando a identificação e operacionalização das questões de investigação e um primeiro esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão por um júri de 3 professores do programa doutoral (incluindo o/a orientador/a) no final do 2º semestre.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Observações
Esta Unidade Curricular, apesar de ter um programa definido, tem de possuir uma flexibilidade que lhe permita estar aberta às necessidades que forem sendo sentidas no processo de configuração dos projectos de investigação do grupo de doutorandos.