Seminário I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia Aplicada |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
6 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Espera-se que no final do semestre cada estudantes seja capaz de:
- Delinear, em termos metologócos, o plano de investigação a ser desenvolvido tendo em conta as características específicas do objeto, dos objetivos de estudo e das questões de investigação.
- Preparar a versão final dos instrumentos a utilizar no processo de recolha de dados tendo em conta a metodologia de investigação adotada (qantitativa, qualitativa ou mista)
- Iniciar os contactos destinados à obtenção da colaboração de instituições e ao recrutamento de partipantes para a investigação de acordo com os requisitos definidos para a participação na mesma.
Programa
- O desenho do plano de investigação: exploração e definição de opções metodológicas;
- Instrumentos de investigação: a relação entre o tipo de instrumento a utilizar e a natureza dos dados a recolher em função das questões de investigação definidas;
- O processo de recolha de dados: cuidados éticos e deontológicos a observar na fase prévia à recolha de dados; a comunicação com as estruturas/pessoas da comunidade e a formalização da colaboração com as instituições/indivíduos participantes.
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas serão recomendadas aos estudantes caso a caso em função das necessidades e exigências associadas aos seus interesses e objetivos de investigação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Realização de reuniões regulares, coletivas e individuais, de discussão das várias opções de investigação dos estudantes no plano metodológico;
- Orientação e acompanhamento sistemático dos estudantes no desenvolvimento das tarefas preliminares à recolha de dados (redação de pedidos de colaboração e declarações de consentimento informado; identificação de potenciais instituições colaborantes; escolha, adaptação e/ou construção dos instrumentos de investigação; ...)
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Demografia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Desenho do projeto de investigação no plano metodológico |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
50,00 |
|
|
| Identificação, adaptação e/ou construção de instrumentos de investigação |
Trabalho escrito |
52,00 |
|
|
| Identificação de instituições/pessoas potencialmente colaborantes e formalização da participação das mesmas |
Trabalho laboratorial |
32,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência pressupõe a comparência e participação ativa nas reuniões agendadas e a entrega atempada dos trabalhos solicitados pela docente da UC que serão considerados para efeitos de cálculo da classificação final (plano metodológico; instrumentos; cartas/emails de pedido de colaboração).
Fórmula de cálculo da classificação final
Será considerada a ponderação de três parâmetros na atribuição da classificação Final:
1. Consistência do plano de investigação delineado- ponderação de 50%
(plano a entregar ao docente-orientador em data a combinar)
2. Qualidade do trabalho desenvolvido em torno da preparação dos instrumentos de recolha de dados - 25%
(1.ª versão dos instrumentos a entregar ao docente-orientador em data a combinar)
3. Investimento/envolvimento no processo de identificação dos potenciais participantes na investigação - ponderação de 25%
(diligências efetuadas e resultados obtidos a comunicar por escrito ao docente-orientador em data a combinar)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP
Melhoria de classificação
Será possível a melhoria da classificação distribuída mediante a revisão e aperfeiçoamento dos produtos relativos às diversas componentes de avaliação entregues ao docente-orientador ao longo do semestre.