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Seminário I

Código: CPF12     Sigla: SEM I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 6 Plano Oficial até 2013 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se que no final do semestre cada estudantes seja capaz de:

- Delinear, em termos metologócos, o plano de investigação a ser desenvolvido tendo em conta as características específicas do objeto, dos objetivos de estudo e das questões de investigação.

- Preparar a versão final dos instrumentos a utilizar no processo de recolha de dados tendo em conta a metodologia de investigação adotada (qantitativa, qualitativa ou mista)

- Iniciar os contactos destinados à obtenção da colaboração de instituições e ao recrutamento de partipantes para a investigação de acordo com os requisitos definidos para a participação na mesma.

Programa

- O desenho do plano de investigação: exploração e definição de opções metodológicas;

- Instrumentos de investigação: a relação entre o tipo de instrumento a utilizar e a natureza dos dados a recolher em função das questões de investigação definidas;

- O processo de recolha de dados: cuidados éticos e deontológicos a observar na fase prévia à recolha de dados; a comunicação com as estruturas/pessoas da comunidade e a formalização da colaboração com as instituições/indivíduos participantes.

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas serão recomendadas aos estudantes caso a caso em função das necessidades e exigências associadas aos seus interesses e objetivos de investigação.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Realização de reuniões regulares, coletivas e individuais, de discussão das várias opções de investigação dos estudantes no plano metodológico;

- Orientação e acompanhamento sistemático dos estudantes no desenvolvimento das tarefas preliminares à recolha de dados (redação de pedidos de colaboração e declarações de consentimento informado; identificação de potenciais instituições colaborantes; escolha, adaptação e/ou construção dos instrumentos de investigação; ...)

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Demografia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Desenho do projeto de investigação no plano metodológico Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Identificação, adaptação e/ou construção de instrumentos de investigação Trabalho escrito 52,00
Identificação de instituições/pessoas potencialmente colaborantes e formalização da participação das mesmas Trabalho laboratorial 32,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência pressupõe a comparência e participação ativa nas reuniões agendadas e a entrega atempada dos trabalhos solicitados pela docente da UC que serão considerados para efeitos de cálculo da classificação final (plano metodológico; instrumentos; cartas/emails de pedido de colaboração).

Fórmula de cálculo da classificação final

Será considerada a ponderação de três parâmetros na atribuição da classificação Final:

1. Consistência do plano de investigação delineado- ponderação de 50%
(plano a entregar ao docente-orientador em data a combinar)

2. Qualidade do trabalho desenvolvido em torno da preparação dos instrumentos de recolha de dados - 25%
(1.ª versão dos instrumentos a entregar ao docente-orientador em data a combinar)

3. Investimento/envolvimento no processo de identificação dos potenciais participantes na investigação - ponderação de 25%
(diligências efetuadas e resultados obtidos a comunicar por escrito ao docente-orientador em data a combinar)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP

Melhoria de classificação

Será possível a melhoria da classificação distribuída mediante a revisão e aperfeiçoamento dos produtos relativos às diversas componentes de avaliação entregues ao docente-orientador ao longo do semestre.
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