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Questões Aprofundadas de Psicologia I

Código: PI11     Sigla: QAP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 6 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos, depois de uma introdução geral sobre a problemática do envelhecimento e do idoso, aprofundem os temas seguintes:
(1) "Perspectiva desenvolvimental na terceira idade" a cargo de José Barros de Oliveira;
(2) "Aspectos psicossociais do envelhecimento" a cargo de Félix Neto:
(3) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto.

Programa

(1) "Perspectiva desenvolvimental na terceira idade" a cargo de José Barros de Oliveira

Desenvolvimento como um processo contínuo
Desenvolvimento cognitivo - do pensamento formal ao pós-formal
Desenvolvimento do Eu e da personalidade
Desenvolvimento moral e religioso

(2) "Aspectos psicossociais do envelhecimento I" a cargo de Félix Neto

1. Introdução
2. Objectivo do estudo da Psicologia Social
3. Envelhecimento da população
4. Aplicando a Psicologia Social à Gerontologia
5. Idadismo
5.1 O que é o idadismo
5.2 O idadismo em Psicologia
5.3 Estereótipos etários
5.4 Discriminação
5.5 Atitudes perante o envelhecimento
5.6 Avaliações explícitas e implícitas do idadismo
6. Solidão
6.1 O que é a solidão
6.2 Abordagens teóricas da solidão
6.3 Avaliação da solidão
6.4 Fontes da solidão
6.5 A solidão nos idosos
6.6 Solidão e Universidades da Terceira Idade

(3) "Cognição, memória e envelhecimento" a cargo de Amâncio Pinto

3.1. Cognição e envelhecimento: Definição, modelos e trajectórias
3.2. Teorias gerais sobre o envelhecimento, enfatizando os mecanismos cognitivos
3.3. Défices cognitivos segundo o tipo de memória
3.4. Descrição e análise de algumas provas e testes de memória
3.5. Queixas subjectivas de memória e questionários de avaliação
3.6. Défice cognitivo ligeiro. Escalas breves.
3.7. Teorias gerais sobre o envelhecimento, enfatizando os ganhos e perdas cognitivos
3.8. Conclusão: Treino, compensação e sabedoria e os limites da plasticidade cognitiva.
3.9. Temas de investigação nesta área para efeitos de dissertação.

Bibliografia Obrigatória

Birren James E. 340; Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
Parente Maria Alice de Mattos Pimenta; Cognição e envelhecimento. ISBN: 85-363-0689-0
Johnson, M., Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwoal, T. B. (2005). ; The Cambridge handbook of age and ageing., Cambridge University Press, 2005
Félix Neto (Coord.); Psicologia Social Aplicada, Universidade Aberta, 2004. ISBN: 972-674-312-5
Barros de Oliveira,J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso (3ª ed.), LivPsic, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão dos temas do programa

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,00
Estudo autónomo Trabalho escrito 52,00
Trabalho prático em grupo Trabalho laboratorial 46,00
Elaboração de projectos Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 16,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Média de todas as prestações escritas e orais apresentadas, discussão activa e frequência das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média das classificações dos 3 módulos

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FPCE-UP, se houver

Observações

Em caso de dúvida, consultar regulamento do mestrado de Psicologia do Idoso, coordenador ou docente respectivo.
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