Questões Aprofundadas de Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
8 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1) conhecer e compreender a evolução histórica da psicologia até à psicologia da saúde e à ideia de psicologia das doenças
2) compreender e discutir o processo clínico e o papel da psicologia nesse processo
3) Compreender a importância da prática psicológica baseada na evidência
4) identificar, tipificar e discutir as condições e doenças que mais peso social têm;
5) compreender as diferentes condições de adoecer e estar doente (doenças crónicas, doenças agudas, cuidados terminais, cuidados paliativos, emergência, etc.)
6) compreender e identificar os aspectos tipificados com as pseudo-doenças
7) compreender os princípios subjacentes ao apoio psicológico nas diversas doenças e condições, em diversos contextos, em diversos grupos populacionais, em diversas equipas, em diversas idades
8) desenvolver programas de intervenção na perspectiva da auto-regulação
9) desenvolver programas de intervenção para perseguir os resultados do sistema
10) desenvolver e discutir programas de intervenção para os diversos actores do sistema de cuidados de saúde (doente, proxis, cuidadores formais e informais, profissionais);
11) compreender e desenvolver programas de avaliação de resultados considerando os diversos componentes dos resultados
Programa
1) conceitos utilizados no contexto especifico da doença, no Campo da Saúde
2) o método clínico como um processo, os diversos componentes ou fases, incluindo resultados; o papel da psicologia na equipa de cuidados de saúde;
3) o modelo de auto-regulação de Leventhal como modelo geral de intervenção na doença;
4) o adoecer e os impactos e amortecedores que lhe estão associados; o contacto do doente com o sistema; a percepção de doença;
5) os aspectos desenvolvimentais do adoecer e do ajustamento
6) programas de prevenção e tratamento das doenças;
7) programas de intervenção (MRFIT; North Karelia; etc. ), componentes psicológicas na prevenção no tratamento e na predição;
8) o papel dos diversos actores associados ao adoecer (o doente, os proxis, os profissionais, os cuidadores formais e informais) e como os apoiar
9) perícias básicas para apoio às diversas condições e patologias (stress e coping, dor, ajustamento, etc) e psicoterapia de apoio
10) avaliação dos resultados da intervenção em múltiplos contextos (comunidade, hospital, escola, etc.)
Bibliografia Obrigatória
Ribeiro José Luís Pais;
Introdução à psicologia da saúde. ISBN: 989-558-045-2
Ribeiro José Luís Pais 340;
Psicologia da saúde nas doenças crónicas. ISBN: 972-8400-24-1
Ribeiro José Luis Pais;
Tomada de decisão no campo da saúde
Ribeiro José Luís Pais 340;
A^psicologia da saúde num mundo em mudança. ISBN: 972-8400-65-9
M.Feldman, & J.Christensen; Behavioral Medicine: A guide for clinical Practice, Mc Graw Hill, 2008. ISBN: 978-0-07-143860-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas de exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
• Trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
• Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo;
• Pesquisas, consultas e revisões da literatura;
• Estudo autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| exame escrito |
Exame |
4,00 |
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| projectos de acompanhamento das aulas |
Exame |
38,00 |
|
|
| actividades de discussão |
Exame |
20,00 |
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|
| actividades relacionadas com as aulas |
Exame |
44,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
É necessária a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
1) teste final com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento; (7/20 valores)
2) apresentação oral de programas (ou avaliação de programas) de intervenção no domínio (3/20)
3) apresentação escrita de projecto de intervenção visando a prevenção ou tratamento de doenças ou apoio a determinadas condições (4/20)
4)apresentação escrita de tema de base (3/20)
4)discussão oral em grupo na aula (2/20)
5) avaliação da global do trabalho realizado na disciplina (1/20)
(7+3+4+3+2+1=20)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame ou de cada trabalho para melhoria de nota.