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Questões Aprofundadas de Psicologia I

Código: PS11     Sigla: QAP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1) conhecer e compreender a evolução histórica da psicologia até à psicologia da saúde e à ideia de psicologia das doenças
2) compreender e discutir o processo clínico e o papel da psicologia nesse processo
3) Compreender a importância da prática psicológica baseada na evidência
4) identificar, tipificar e discutir as condições e doenças que mais peso social têm;
5) compreender as diferentes condições de adoecer e estar doente (doenças crónicas, doenças agudas, cuidados terminais, cuidados paliativos, emergência, etc.)
6) compreender e identificar os aspectos tipificados com as pseudo-doenças
7) compreender os princípios subjacentes ao apoio psicológico nas diversas doenças e condições, em diversos contextos, em diversos grupos populacionais, em diversas equipas, em diversas idades
8) desenvolver programas de intervenção na perspectiva da auto-regulação
9) desenvolver programas de intervenção para perseguir os resultados do sistema
10) desenvolver e discutir programas de intervenção para os diversos actores do sistema de cuidados de saúde (doente, proxis, cuidadores formais e informais, profissionais);
11) compreender e desenvolver programas de avaliação de resultados considerando os diversos componentes dos resultados

Programa

1) conceitos utilizados no contexto especifico da doença, no Campo da Saúde
2) o método clínico como um processo, os diversos componentes ou fases, incluindo resultados; o papel da psicologia na equipa de cuidados de saúde;
3) o modelo de auto-regulação de Leventhal como modelo geral de intervenção na doença;
4) o adoecer e os impactos e amortecedores que lhe estão associados; o contacto do doente com o sistema; a percepção de doença;
5) os aspectos desenvolvimentais do adoecer e do ajustamento
6) programas de prevenção e tratamento das doenças;
7) programas de intervenção (MRFIT; North Karelia; etc. ), componentes psicológicas na prevenção no tratamento e na predição;
8) o papel dos diversos actores associados ao adoecer (o doente, os proxis, os profissionais, os cuidadores formais e informais) e como os apoiar
9) perícias básicas para apoio às diversas condições e patologias (stress e coping, dor, ajustamento, etc) e psicoterapia de apoio
10) avaliação dos resultados da intervenção em múltiplos contextos (comunidade, hospital, escola, etc.)

Bibliografia Obrigatória

Ribeiro José Luís Pais; Introdução à psicologia da saúde. ISBN: 989-558-045-2
Ribeiro José Luís Pais 340; Psicologia da saúde nas doenças crónicas. ISBN: 972-8400-24-1
Ribeiro José Luis Pais; Tomada de decisão no campo da saúde
Ribeiro José Luís Pais 340; A^psicologia da saúde num mundo em mudança. ISBN: 972-8400-65-9
M.Feldman, & J.Christensen; Behavioral Medicine: A guide for clinical Practice, Mc Graw Hill, 2008. ISBN: 978-0-07-143860-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Aulas de exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
• Trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
• Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo;
• Pesquisas, consultas e revisões da literatura;
• Estudo autónomo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
exame escrito Exame 4,00
projectos de acompanhamento das aulas Exame 38,00
actividades de discussão Exame 20,00
actividades relacionadas com as aulas Exame 44,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É necessária a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

1) teste final com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento; (7/20 valores)
2) apresentação oral de programas (ou avaliação de programas) de intervenção no domínio (3/20)
3) apresentação escrita de projecto de intervenção visando a prevenção ou tratamento de doenças ou apoio a determinadas condições (4/20)
4)apresentação escrita de tema de base (3/20)
4)discussão oral em grupo na aula (2/20)
5) avaliação da global do trabalho realizado na disciplina (1/20)

(7+3+4+3+2+1=20)

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame ou de cada trabalho para melhoria de nota.

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