Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia da Investigação |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
10 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
72 |
216 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” tem como objectivo fornecer uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.
Programa
Unidade 1 – Questões sobre epistemologia
Unidade 2 – Questões sobre metodologia
Unidade 3 – Questões éticas e deontológicas na investigação em Psicologia
Unidade 4 – A investigação qualitativa em Psicologia
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto com os alunos.
Trabalho autónomo dos alunos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência implica que o aluno:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
(ii) participe activamente nas actividades práticas a desenvolver em contexto de aula;
(iii) realize e entregue os pequenos trabalhos escritos;
(iv) realize o trabalho de campo e redija e entregue o respectivo relatório de actividades;
e (v) realize as fichas de avaliação de conhecimentos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação contínua está organizada nas seguintes componentes:
(i) Participação do aluno nas actividades a desenvolver em contexto de aula (com um peso de 15% na nota final) – componente a ser avaliada individualmente;
(ii) Pequenos trabalhos escritos (com um peso de 15% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente;
(iii) Trabalho de campo, que inclui a produção de um relatório de actividades (com um peso de 40% na nota final), a realizar pelo aluno em pequeno grupo;
(iv) Fichas de avaliação de conhecimentos individuais (com um peso de 30% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente.
A nota final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e será calculada tendo em consideração o peso relativo das quatro componentes de avaliação acima descritas, salvaguardando que, para que a nota final possa ser calculada, o aluno deve obter mínimos de 8 valores em cada componente.
Para que o aluno possa ser “aprovado” na disciplina, deverá obter uma nota final de pelo menos 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Aconselha-se ao aluno abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao docente no início do ano lectivo.
Melhoria de classificação
A melhoria poderá ser efectuada na época de recurso que decorre após o término das aulas desta disciplina.
Todas as componentes de avaliação são passíveis de melhoria nesta época de recurso, excepto a participação do aluno nas aulas e o trabalho de campo com o respectivo relatório de actividades.
Observações
Se o aluno faltar a algum dos momentos de avaliação ou não cumprir algum dos requisitos descritos no campo “Obtenção de frequência”, fica sem frequência na disciplina.
Se o aluno não obtiver um mínimo de 8 valores em alguma das componentes de avaliação descritas no campo “Modo de avaliação”, a sua nota final não será calculada.
Se o aluno reprovar na disciplina ou desistir durante a realização das fichas de avaliação de conhecimentos, poderá realizar exame na época de recurso.