Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia da Investigação |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
24 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
8 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Descrever as grandes etapas do ciclo de investigação.
Descrever as grandes tradições epistemológicas (francesa e a anglo-saxónica), destacando em cada uma os diferentes critérios de cientificidade.
Desenvolver o espírito critico perante a ciência, utilizando a Epistemologia como fundamentação das escolhas metodológicas.
Programa
1. As etapas do ciclo de investigação: observação, definição do problema, planeamentos dos procedimentos de recolha de dados, análise e interpretação dos resultados.
2. Epistemologia
2.1. Introdução: a articulação entre Metodologia e Epistemologia
2.2. A teoria de A. Comte
2.3. A teoria de G. Bachelard e os seus discípulos L. Althusser e G.Canguilhem
2.4. A teoria de K. Popper
2.5. A teoria de T.Kuhn
2.6. A teoria de M. Foucault
Bibliografia Obrigatória
Agra Cândido;
Science, maladie mental et dispositifs de l.enfance
Bachelard Gaston;
La^formation de l.esprit scientifique. ISBN: 2-7116-1150-7
Bachelard Gaston;
A^filosofia do não. ISBN: 972 23 1430 0
Comte Augusto;
O^espirito positivo
Althusser Louis;
Filosofia e filosofia espontanea dos cientistas
Canguilhem Georges;
Le^normal et le pathologique. ISBN: 2-13-038633-4
Popper Karl R.;
La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Kuhn Thomas S.;
A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Kuhn Thomas S.;
A^tensão essencial
Foucault Michel;
Histoire de la folie à l.âge classique. ISBN: 2-07-029582-6
Foucault Michel;
A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0145-9
Quivy Raymond;
Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
Bell Judith;
Como realizar um projecto de investigação. ISBN: 972-662-524-6
Reuchlin Maurice;
Les^méthodes en psychologie
Pinto Amâncio da Costa;
Metodologia da investigação psicológica. ISBN: 972-9036-05-5
Ketele Jean-Marie de;
Metodologia da recolha de dados. ISBN: 972-771-074-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas predominantemente de tipo expositivo, embora por vezes seja efectuada a discussão de temas.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas leccionadas e obtenção de nota mínima de 9.5 no trabalho final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Entrega de um trabalho individual escrito, que vale 100% da nota na UC.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica a esta UC.
Melhoria de classificação
Entrega de novo trabalho individual escrito na época de avaliação seguinte.