Perspectivas Europeias sobre Pessoas em Situação de Custódia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEU |
17 |
Plano Oficial de 2007 |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• compreensão das consequências do recurso à custódia sobre a inclusão/exclusão social de sujeitos e grupos;
• identificação e análise da estrutura organizacional e relacional das instituições de custódia;
• construção de conhecimento acerca da custódia enquanto dispositivo de regulação social.
Programa
1. A Modernidade: uma nova forma de exercício do poder e um novo modo de exclusão das figuras da perigosidade
- o grande enclausuramento, ou um novo modo de exclusão da anti-socialidade;
- o bio-poder, ou as novas estratégias de gestão da vida;
- o panóptico, ou a vigilância das populações;
- o controle do risco: degenerescência e perigosidade;
- a expansão dos dispositivos de controle social: sociedade disciplinar e defesa social.
2. A ordem e o desvio como construções sociais.
- a labelling theory e as consequências da rotulagem;
- as técnicas de neutralização da culpa;
- o confronto entre os modelos realista e interpretativo da ordem e do desvio.
Algumas tendências recentes da detenção em prisões europeias.
3. Goffman e a noção de Instituição Total
- a organização racional das actividades;
- o desenvolvimento das diferentes actividades da vida num mesmo espaço;
- a divisão entre funcionários e internos;
- a mortificação do Eu;
- os sistemas de autoridade e de privilégios.
4. Transformações recentes no direito de menores português: o confronto entre um modelo de protecção e um modelo de justiça.
Etnografia de um centro de internamento de menores delinquentes:
- considerações metodológicas;
- temas de análise: o mundo dos educandos, a relação educativa e a defesa institucional.
Bibliografia Obrigatória
Agra Cândido;
Science, maladie mentale et dispositifs de l.enfance
Becker Howard S.;
Outsiders
Cohen Stanley;
Visiones de control social. ISBN: 84-7665-231-3
Cunha Manuela Ivone Pereira da;
Entre o bairro e a prisão. ISBN: 972-754-181-X
Foucault Michel;
Vigiar e punir. ISBN: ISBN 85.326.0508-7
Goffman Erving;
Manicômios, prisões e conventos. ISBN: 85-273-0202-0
Neves Tiago Guedes Barbosa do Nascimento;
Entre educativo e penitenciário
Muncie John ed. lit.;
Criminological perspectives. ISBN: ISBN 0-7619-5003-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
exposição por parte dos docentes, leitura e discussão de textos e filmes, análise de situações concretas.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
13,00 |
|
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| Ensaio |
Trabalho escrito |
|
|
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é resultado da classificação obtida no ensaio a entregar 30 dias após o termo das aulas da unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas poderão realizar a mesma prova que os outros estudantes.
Melhoria de classificação
Reformulação do trabalho apresentado.