Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
34 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os alunos devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação e formação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação e formação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação e formação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.
Programa
1.1. Quadro conceptual.
1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo.
1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes.
1.4. Níveis de administração, central, regional e local.
1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo.
1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia.
2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
2.1. Identificação de necessidades.
2.2. Desenvolvimento curricular.
2.3. Acesso.
2.4. Promoção do sucesso.
2.5. Motivação.
2.6. Metodologias.
2.7. Avaliação.
2.8. Certificação.
2.9. Formação de formadores.
3. Os novos dominios da intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
3.1 Processos de reconhecimento e validação de competências - metodologias de Balanço de Competências
3.2 Cursos de Educação e Formação de Adultos.
3.3 Centros Novas Oportunidades.
4. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos.
4.1. Relações com outros profissionais da educação/formação.
4.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções.
4.3. Relações com a comunidade.
Bibliografia Obrigatória
Knowles Malcolm S.;
Andragogy in action. ISBN: ISBN 0-87589-621-9
Knowles Malcolm S.;
The adult learner. ISBN: ISBN 0-88415-115-8
Jarvis Peter 340;
The^Routledge international handbook of lifelong learning. ISBN: 978-0-415-41904-8
Jarvis Peter;
Adult education and lifelong learning. ISBN: 978-0-415-49481-6
Azevedo Joaquim;
O fim de um ciclo. ISBN: ISBN 972-41-2812-1
Silva Augusto Santos;
Educação de adultos
Delors Jacques 070;
Educação. ISBN: 972-41-1775-8
Le Boterf Guy;
De la compétence. ISBN: ISBN 2-7081-1753-X
Imaginário Luís;
Balanço de competências. ISBN: ISBN 972-8312-38-5
Imaginário Luís 570;
O^papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas. ISBN: 972-8312-46-6
Imaginário Luís;
Formação profissional inicial e emprego de jovens
Melo Alberto 070;
Uma^aposta educativa na participação de todos. ISBN: 972-729-031-0
Bibliografia Complementar
OCDE;
L.insertion des jeunes dans la vie active. ISBN: ISBN 92-64-21641-3
Le Boterf Guy;
Comment investir en formation. ISBN: 2-7081-1087-X
Azevedo Joaquim;
Expectativas escolares e profissionais dos jovens do 9º ano. ISBN: 972 41 1116 4
Le Boterf Guy;
Compétence et navigation professionnelle. ISBN: 2-7081-2445-5
Imaginário Luis;
A^valorizaçao da formaçao profissional inicial atraves da alternancia. ISBN: 972-8312-25-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da disciplina.
Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
Contacto com profissionais e contextos de trabalho.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação desta unidade curricular (UC) assenta na realização de um projecto de trabalho. O projecto, centrado nos temas discutidos apresentados durante as aulas de contacto, deve consistir na elaboração de uma proposta de trabalho ou de investigação original acerca das temáticas relativas à Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos
Este projecto de trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo de dois estudantes.
Na avaliação do projecto de trabalho serão ponderadas cinco componentes:
a) Apresentação do trabalho (5%): qualidade da apresentação gráfica e organização formal dos seus conteúdos.
b) Qualidade da escrita (10%): clareza e fluência comunicacional na redacção do projecto de trabalho
c) Ligação à disciplina (25%): relação do projecto com as dimensões centrais das problemáticas da disciplina, explorando temas dos objectivos e do programa da disciplina, explorando dimensões originais e lançando pistas para desenvolvimentos futuros
d) Aprofundamento do tema (30%): interligação do projecto com a bibliografia da UC, explorando (eventualmente) novas fontes bibliográfica e relacionando-as com o tema do projecto
e) Reflexões pessoais (30%): apreciação pessoal da temática explorada no projecto de trabalho, lançando um olhar crítico sobre o projecto e perspectivando (eventuais) desenvolvimentos/limitações (em trabalhos colectivos este item deve ser apresentado individualmente).
O projecto de trabalho deve ser entregue em suporte papel e enviado por correio electrónico em formato digital.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Com os alunos que por lei estão dispensados da verificação das condições de assuiduidade às aulas, poderão ser negociados percursos de aprendizagem individual, com momentos de apoio tutorial.
Os alunos deverão realizar a componente de avaliação idêntica á dos restantes estudantes: apresentação de projecto de trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é possível a realização de um novo projecto de trabalho ou actualização do trabalho já apresentado para avaliação