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Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos

Código: P717     Sigla: PFPEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 58 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação e formação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação e formação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação e formação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.

Programa

1.1. Quadro conceptual.
1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo.
1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes.
1.4. Níveis de administração, central, regional e local.
1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo.
1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia.

2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
2.1. Identificação de necessidades.
2.2. Desenvolvimento curricular.
2.3. Acesso.
2.4. Promoção do sucesso.
2.5. Motivação.
2.6. Metodologias.
2.7. Avaliação.
2.8. Certificação.
2.9. Formação de formadores.

3. Os novos dominios da intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
3.1 Processos de reconhecimento e validação de competências - metodologias de Balanço de Competências
3.2 Cursos de Educação e Formação de Adultos.
3.3 Centros Novas Oportunidades.

4. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos.
4.1. Relações com outros profissionais da educação/formação.
4.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções.
4.3. Relações com a comunidade.

Bibliografia Obrigatória

Knowles Malcolm S.; Andragogy in action. ISBN: ISBN 0-87589-621-9
Knowles Malcolm S.; The adult learner. ISBN: ISBN 0-88415-115-8
Silva Augusto Santos; Educação de adultos
Imaginário Luís; Balanço de competências. ISBN: ISBN 972-8312-38-5
Imaginário Luís 570; O^papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas. ISBN: 972-8312-46-6
Imaginário Luís; Formação profissional inicial e emprego de jovens
Imaginário Luis; A^valorizaçao da formaçao profissional inicial atraves da alternancia. ISBN: 972-8312-25-3
Azevedo Joaquim; O fim de um ciclo. ISBN: ISBN 972-41-2812-1
Azevedo Joaquim; Avenidas de Liberdade. ISBN: 972 41 1536 4
Delors Jacques 070; Educação. ISBN: 972-41-1775-8
Le Boterf Guy; De la compétence. ISBN: ISBN 2-7081-1753-X

Bibliografia Complementar

Azevedo Joaquim; Expectativas escolares e profissionais dos jovens do 9º ano. ISBN: 972 41 1116 4
Le Boterf Guy; Comment investir en formation. ISBN: 2-7081-1087-X
Le Boterf Guy; Compétence et navigation professionnelle. ISBN: 2-7081-2445-5
Melo Alberto 070; Uma^aposta educativa na participação de todos. ISBN: 972-729-031-0
OCDE; L.insertion des jeunes dans la vie active. ISBN: ISBN 92-64-21641-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da disciplina.
Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
Contacto com profissionais e contextos de trabalho.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação contínua
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Assistência e participação nas aulas TP.
Dinamização de uma actvidade/proposta de acção.
Realização de um projecto de trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

Grau de motivação, envolvimento e nível de desempenho manifestado pelo estudante nas
várias oportunidades de aprendizagem nos tempos de contacto (50%);
Qualidade dos produtos tangíveis das actividades desenvolvidas (Projecto de Trabalho) (50%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que por lei estão dispensados da verificação das condições de assuiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação: trabalho prático/proposta de acção e apresentação de projecto de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é possível a realização de um novo projecto de trabalho ou actualização do trabalho já apresentado para avaliação
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