Modelos Construtivistas e Sistémicos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Através da confrontação com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção no âmbito das perspetivas sistémicas, construtivistas e construcionistas espera-se que o/a estudante:
(a) adquira e analise criticamente diferentes conceptualizações (i) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos, (ii) da teoria da disfuncionalidade psicológica, (iii) de estratégias de intervenção psicológica e (iv) dos processos de mudança psicológica;
(b) adquira conceitos relativamente aos procedimentos e estratégias de intervenção psicológica nestes contextos teóricos;
(c) apresente e discuta a pluralidade de discursos e de propostas de intervenção destas perspetivas;
(d) analise criticamente as diferentes perspetivas, identificando as suas principais potencialidades e limitações;
(e) se situar perante a diversidade de modelos de intervenção psicológica explorados ao longo da sua formação no primeiro ciclo (e.g., behavioristas, cognitivistas, psicanalíticos, humanistas, construtivistas, sistémicos)
Programa
I - Fundamentos epistemológicos
II -Perspectiva sistemica
III - Construtivismo
IV - Perspectivas narrativas
V - Construcionismo Social
VI - Psicologia Critica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
•Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de sala de aula e em grande grupo, i.e.,total dos alunas/os inscritos na disciplina;
•Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos da docente e dos/as estudantes;
•Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e da pesquisa autónoma.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
•Para a obtenção da frequência na unidade curricular a/o aluna/o deverá realizar todos os elementos de avaliação propostos.
Não ha registo de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final constituída por duas componentes:
• 2 Testes ( 70% da nota final (35%+35%) =14 valores).É necessária classificação minima de 8 valores (em 20) nesta componente. Equivale a um minimo de 6 valores no total dos testes.
•Trabalho de grupo (30% = 6 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Há possibilidade de fazer um exame final para um total de 20 valores não necessitando realizar os dois testes e o trabalho de grupo.
Observações
Segue o Regulamento da Avaliação dos discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (artigo 11);