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Modelos Construtivistas e Sistémicos

Código: P502     Sigla: MCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 136 Plano Oficial 2007/2008 3 - 3 30 81
Plano Oficial 3 - 3 30 81
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através da confrontação com a pluralidade de discursos e de propostas de estratégias de intervenção no âmbito das perspetivas sistémicas, construtivistas e construcionistas espera-se que o/a estudante:
(a) adquira e analise criticamente diferentes conceptualizações (i) do funcionamento e desenvolvimento psicológicos, (ii) da teoria da disfuncionalidade psicológica, (iii) de estratégias de intervenção psicológica e (iv) dos processos de mudança psicológica;
(b) adquira conceitos relativamente aos procedimentos e estratégias de intervenção psicológica nestes contextos teóricos;
(c) apresente e discuta a pluralidade de discursos e de propostas de intervenção destas perspetivas;
(d) analise criticamente as diferentes perspetivas, identificando as suas principais potencialidades e limitações;
(e) se situar perante a diversidade de modelos de intervenção psicológica explorados ao longo da sua formação no primeiro ciclo (e.g., behavioristas, cognitivistas, psicanalíticos, humanistas, construtivistas, sistémicos)

Programa

I - Fundamentos epistemológicos
II -Perspectiva sistemica
III - Construtivismo
IV - Perspectivas narrativas
V - Construcionismo Social
VI - Psicologia Critica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

•Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de sala de aula e em grande grupo, i.e.,total dos alunas/os inscritos na disciplina;
•Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos da docente e dos/as estudantes;
•Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e da pesquisa autónoma.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

•Para a obtenção da frequência na unidade curricular a/o aluna/o deverá realizar todos os elementos de avaliação propostos.
Não ha registo de assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final constituída por duas componentes:
• 2 Testes ( 70% da nota final (35%+35%) =14 valores).É necessária classificação minima de 8 valores (em 20) nesta componente. Equivale a um minimo de 6 valores no total dos testes.
•Trabalho de grupo (30% = 6 valores)


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Há possibilidade de fazer um exame final para um total de 20 valores não necessitando realizar os dois testes e o trabalho de grupo.

Observações

Segue o Regulamento da Avaliação dos discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (artigo 11);

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