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Ética e Deontologia em Psicologia

Código: P404     Sigla: EDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 133 Plano Oficial 2007/2008 2 - 2 -

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 2,00
Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar, reconhecer e reflectir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da Psicologia, como ciência e como profissão, com especial destaque para as práticas profissionais em Psicologia.

2. Diferenciar entre ética e deontologia, como dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia, tomando, por referência, estruturas (princípios) e processos (normas/regras).

3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos.

4. Comprender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente códigos deontológicos, gerais e sectoriais (americanos,europeus e portugueses) e padrões de qualidade do exercício profissional.

5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.

Programa

1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da acção humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional; caracterização da profissão de psicólogo.

2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis(esenvolvimento ético e epistemológico) e de Kohlberg (desenvolvimento do raciocínio moral); natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia profissional, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.

3. Selecção de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.

4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.

5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.

Bibliografia Obrigatória

O.Donohue William ed.; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004
Fisher Celia B.; Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004

Bibliografia Complementar

Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Observações Bibliográficas

Serão ainda indicados textos de reflexão/discussão sobre a prática psicológica produzidos pelo Dr. Stephen Behnke, director do departamento de Ética da APA, alguns dos quais publicados on-line no jornal "Monitor on Psychology" ou textos de outros autores publicados na revista "American Psychologist".
Estes textos serão disponibilizados on-line no Sigarra na página da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á envolver os estudantes na construção e concretização de um projecto pessoal de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da disciplina (a partir de sugestões facultadas pelo docente) com vista à sua exploração e aprofundamento. O desenvolvimento das várias fases do projecto (incluindo a sua construção) terá lugar dentro e fora dos tempos de contacto presencial, sendo objecto de acompanhamento tutorial.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A aprovação nesta unidade curricular decorre do grau de motivação e de competência manifestados pelos estudantes nas actividades de elaboração, organizados em trios, de um trabalho subordinado a um tema no âmbito da unidade disciplinar.
Além disso, os estudantes procederão a uma reflexão crítica da leitura de "The Morals and Politics of Psychology: Psychological Discourse and the Status Quo (SUNY Series, Alternatives in Psychology, 1994), de Isaac Prilleltensky cujos resultados deverão ser evidenciados no trabalho anteriormente referido.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante exprimirá o grau de investimento e a qualidade dos produtos referidos anteriormente, como indicadores de aquisição de conhecimentos e competências no âmbito dos objectivos desta unidade curricular, para o que a assisuidade mínima (75% das aulas previstas) constitui um pré-requisito.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes condiscípulos.

Melhoria de classificação

Sempre que se justifique, a avaliação de recurso ou em tentativa de melhoria de classificação, o estudante deverá realizar um trabalho escrito individual acerca de um tema a definir pelo docente.
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