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Ética e Deontologia em Psicologia

Código: P404     Sigla: EDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 5 Plano Oficial 2007/2008 2 - 2 -

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 2,00
Inês Maria Guimarães Nascimento 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar, reconhecer e reflectir criticamente sobre as dimensões ética e deontológica das práticas profissionais em Psicologia.

2. Diferenciar entre ética e deontologia nas práticas profissionais em Psicologia.

3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos.

4. Comprender e apreciar criticamente os códigos deontológicos da profissão de psicólogo (Americano, Europeu e Português)

5. Mobilizar princípios, valores e regras éticas e deontológicas em situações problemáticas/dilemáticas das práticas profissionais da Psicologia.

Programa

1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da acção humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional;caracterização da profissão de psicólogo.

2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis e de Kohlberg; natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética e deontologia profissional na intervenção e na investigação psicológicas.

3. Definição de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma prática profissional ética e deontologicamente competente.

4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.

5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.

Bibliografia Obrigatória

Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Fisher Celia B.; Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
O.Donohue William ed.; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004

Bibliografia Complementar

Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Observações Bibliográficas

Serão ainda indicados textos de reflexão/discussão sobre a prática psicológica produzidos pelo Dr. Stephen Behnke, director do departamento de Ética da APA, alguns dos quais publicados on-line no jornal "Monitor on Psychology" ou textos de outros autores publicados na revista "American Psychologist".
Estes textos serão disponibilizados on-line no Sigarra na página da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á envolver os estudantes na construção e concretização de um projecto pessoal de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da disciplina (a partir de sugestões facultadas pelo docente) e lhes permita explorar e aprofundar esse mesmo tema. O desenvolvimento das várias fases do projecto (incluindo a sua construção) terá lugar dentro e fora dos tempos de contacto presencial e será acompanhado tutorialmente numa base semanal.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 13,00
Realização de um inquérito Teste 8,00
Concepção e Desenvolvimento de um trabalho de projecto Trabalho escrito 12,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A aprovação na UC depende do grau de motivação e competência manifestados pelos estudantes (1) numa actividade prática comum; (2) da qualidade do projecto construído; (3) da qualidade do desenvolvimento do projecto e do produto decorrente do mesmo (um poster).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante será estimada a partir de três componentes:

1. Envolvimento numa actividade de inquérito a profissionais e estudantes da Licenciatura em Ciências Psicológicas e do Mestrado Integrado em Psicologia acerca das suas concepções pessoais de "ética" e "deontologia" bem como acerca das suas representações quanto às diferenças existentes entre os dois conceitos (15% de ponderação na clasificação final)

2. Qualidade do projecto apresentado (25% de ponderação na classificação final)

3. Qualidade do processo de desenvolvimento do projecto e do produto resultante do mesmo (60% de ponderação na classificação final).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas), estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de nota dos restantes estudantes.

Melhoria de classificação

Apenas será possível efectuar recurso/melhoria relativamente à classificação final já que a melhoria da classificação distribuída pressuporia a reinscrição na disciplina num outro ano lectivo para a repetição das actividades lectivas.
Sempre que se justifique o recurso ou a melhoria de nota o estudante será solicitado a realizar um trabalho escrito acerca de um tema diferente daquele que abordou no seu projecto a definir pelo docente.

Observações

Embora o facto de se tratar de uma UC de grande grupo não se mostre compatível com este plano de formação, é importante salientar que ele resulta da necessidade de ajustar a dinâmica de funcionamento da UC ao número de estudantes inscritos na disciplina este semestre (n=5), num ano de transição.
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