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Psicologia da Motivação

Código: P402     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 163 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 30 81
Plano Oficial 2 - 3 30 81
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na dinâmica da ação humana;
- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspetiva que as sustentam;
- Demonstrar conhecimentos atualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade de várias fontes de informação;
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematizá-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância;
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida – escolar, profissional, familiar, de lazer e desportivo –, e para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação;
- Integrar nas suas conceções pessoais sobre a dinâmica da ação aspetos relevantes das diversas perspetivas abordadas.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao estudo da motivação: definição e evolução do conceito.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin).
- Teorias da expectativa x valor:
teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
teoria do medo do sucesso (Horner);
ansiedade em situação de avaliação.
- Teorias cognitivas e sociocognitivas da motivação:
teoria da aprendizagem social (Rotter);
teoria do self-efficacy (Bandura);
teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
teoria atribucional (Weiner);
teoria das conceções pessoais de inteligência (Dweck).
- Teorias do self: o autoconceito e a autoestima.
2. Impacto dos contextos de socialização escolares e familiares no desenvolvimento da motivação.
3. Conclusões: Avaliação e aplicabilidade dos quadros teóricos referidos a situações concretas nos diversos contextos de vida.



Bibliografia Obrigatória

Dweck, C. S.; Self-theories: their role in motivation, personality, and development., Psychology Press., 1999
Faria, L.; Motivação para a Competência. O papel das concepções pessoais de inteligência no desempenho e no sucesso, Livpsic/Legis Editora, 2008. ISBN: 978-989-8148-17-9
Marsh, H., Craven, R. G., & McInerney, D. M. (Eds.) ; International advances in self research, Information Age Publishing., 2003

Bibliografia Complementar

Ciochină, L. & Faria, L. ; Inteligência e cultura. Do individualismo-colectivismo às concepções pessoais de inteligência, Livpsic/Legis Editora, 2011. ISBN: 978-989-8148-70-4
Fontaine, A. M.; Motivação em contexto escolar, Uniiversidade Aberta, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: discussão de teorias e investigações e sua utilidade em situações quotidianas, com apresentação de conteúdos pelos grupos constituídos, seguida de relatório da apresentação, também em grupo;
Aulas abertas sobre investigações em curso, com organização prévia e debate;
Trabalho autónomo: leitura de artigos e textos sobre motivação, com preparação das aulas de debate;
Recolha bibliográfica e preparação de questões e reflexões sobre os temas a apresentar pelos convidados das aulas abertas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 22,00
Preparação de atividades a realizar nas aulas Trabalho escrito 22,00 2013-06-07
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 37 2013-06-07
Total: 37,00

Obtenção de frequência

Considerando o caráter teórico-prático das aulas, a frequência das aulas é obrigatória: Os alunos devem estar presentes e ativos nas aulas, assegurando a preparação necessária ao bom funcionamento das mesmas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação contínua de trabalhos realizados nas aulas: 1 pequeno teste final (individual) que visa avaliar conhecimentos e sua aplicação a situações concretas (50% da nota final, expresso em escala de 0 a 20); tarefas a realizar nas aulas, previamente distribuídas e calendarizadas, com apresentação oral de conteúdos (25% da nota final, expresso em escala de 0 a 20) e relatório escrito sobre a apresentação oral (em pequeno grupo - 25% da nota final, expresso em escala de 0 a 20); e qualidade da participação nas aulas.
- Avaliação final resultante da média ponderada de todos os parâmetros. O estudante realiza a UC se obtiver nota mínima de 10 valores.
Avaliação especial:
- Obedece às normas da FPCEUP.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação oral de conteúdos em grupo. Relatório, em grupo, sobre a apresentação oral. Participação na preparação prévia das aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação. Pequeno teste final de avaliação de conhecimentos e sua aplicação a situações concretas (individual).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Os alunos devem estar presentes nas aulas em que vão fazer apresentação oral de conteúdos e participar na elaboração do relatório escrito sobre a apresentação oral, bem como nas aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação, participando nas atividades de organização prévia das mesmas. Aconselham-se os alunos abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do 2º semestre.

Melhoria de classificação

Não prevista.

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