Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P104

Psicologia da Aprendizagem

Código: P104     Sigla: PA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/conteudos_adm.conteudos_list?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2007/2008-y-p_cad_codigo=P104-y-p_periodo=1S
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 189 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (4) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais ou simuladas, integrando conhecimentos e experiência. (5) Ler, reflectir, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.

Programa

Definição, âmbito e tipos de aprendizagem; Teorias e modelos de aprendizagem (habituação, condicionamento clássico, condicionamento operante, aprendizagem verbal e de conceitos, aprendizagem por observação) e referidas algumas das suas aplicações práticas no domínio da psicologia clínica (terapia comportamental), psicologia educacional e aprendizagem escolar (e-learning, estilos de aprendizagem e técnicas de estudo). Aprendizagem escolar; Aprendizagem e outros processos cognitivos.

As aulas são leccionadas numa perspectiva experimental-cognitiva. Sempre que possível será feito o enquadramento histórico dos diversos temas e a evolução dos respectivos modelos explicativos. Os alunos deverão ser capazes de compreender e relacionar os diversos conceitos expostos, descrever correctamente as principais teorias e modelos e estabelecer interacções e inferências com situações práticas a partir do quadro teórico apresentado.

Bibliografia Obrigatória

Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R.; How people learn: Brain, mind, experience, and schoo, National Academy Press, 1999 (Consultar no site: http://www.nap.edu/html/howpeople1/index.html)
A. C. Pinto; Cognição, aprendizagem e memória, Autor, 1997 (Biblioteca da FPCE-UP: - CDU: 159.95)
A. C. Pinto; Psicologia geral, Universidade Aberta, 2001. ISBN: 972-674-339-7 (Biblioteca da FPCE-UP: - CDU: 159.9.01)
John Anderson; Learning and memory: An integrated approach, John Wiley & Sons, 2000. ISBN: 0-471-24925-4 (Biblioteca da FPCE-UP: - CDU: 159.953)
Anderson John R.; Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Pinto Amâncio da Costa; Psicologia geral. ISBN: 972-674-339-7
Pinto Amâncio da Costa; Cognição, aprendizagem e memória

Observações Bibliográficas

Um lista de artigos de leitura obrigatória será indicada no sumário de cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma componente maioritária de exposição e enquadramento teórico apoiada por slides, demonstrações e discussões pontuais. Além do contacto nas aulas, os alunos podem esclarecer dúvidas e solicitar apoio no período de atendimento do docente (segunda-feira das 9-11 h).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 28,00
Leituras de artigos e livros referenciados como obrigatórios, visão de filmes e vídeos, e participação em experiências e demonstrações facultativas Teste 38,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual e discussão em grupo Estudo autónomo 40
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Avaliação apenas com exame final
É recomendável a assistência às aulas, mas a presença não é registada devido a dificuldades logísticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita por exame escrito final. Todos os temas abordados nas aulas, leitura de artigos e obras recomendadas, que sejam indicados nos sumários como obrigatórios, constituem objecto de exame. O exame é constituído por 2 partes: Uma primeira parte formada por 20 perguntas de escolha múltipla (PEMs) valendo 10 valores e uma segunda parte formada por 3 grupos de perguntas de desenvolvimento (PDs), com 3 ou 4 alíneas cada, valendo os restantes 10 valores. Uma resposta certa a uma PEM vale 5 pontos, uma errada desconta 2 pontos, e uma resposta em branco não tem cotação. Assim um estudante, que em 20 PEMs acerte 14 e erre 5, teria 60 pontos ou 6 valores em 10. Cada grupo de PDs aborda questões específicas sobre um tema ou capítulo, ou gerais de forma a relacionar diferentes conhecimentos. O tempo de realização total da prova é de 90 minutos, 30 min para a 1ª parte (20 PEMs) e 60 minutos para a segunda parte (±10 questões, agrupadas em 3 grupos). Um modelo reduzido de exame será colocado oportunamente no website da cadeira.

Provas e trabalhos especiais

A participação facultativa em experiências e demonstrações no laboratório de psicologia experimental ao longo do semestre constitui um elemento de formação, mas não será tida em conta na avaliação final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor. Os alunos com necessidades especiais devem informar o docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Nesta cadeira estão inscritos os alunos do 1º ano, mais uma percentagem dos alunos do 2º ano. As aulas começam na hora prevista. Há um intervalo de 10 minutos à passagem da hora. Não é habitual o docente faltar às aulas, mas se por acaso vier a acontecer por motivos de força maior os alunos serão avisados sempre que possível. Os alunos que pretendam assistir às aulas não devem chegar tarde nem ausentar-se a não ser por motivos de força maior. Neste caso não têm de pedir licença e devem sair discretamente da sala. O momento adequado para esclarecer dúvidas junto do docente é durante o horário de atendimento, no intervalo ou no fim de cada aula ou em casos importantes e urgentes através do e-mail do docente na FPCE-UP. Os alunos devem consultar semanalmente o website da cadeira P104 no sigarra (Documentos), onde estão organizadas 5 pastas com ficheiros em pdf referentes ao livro de apoio, powerpoint das aulas, sumários de cada aula, leituras obrigatórias e complementares, avisos e tipos de questões de exame.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-02 às 23:39:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico