Questões Aprofundadas das Políticas de Diferença
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCE |
30 |
Plano oficial 2000 |
1 |
4 |
12 |
- |
|
Objetivos
A educação, tal como é discutida hoje, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil, isto é, em termos modernos, visava a formação de cidadãos, de trabalhdores e desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Por outras palavras, a educação organiza-se em torno deste triplo mandato educativo (Dale, 1989). Neste enquadramento, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) não apareciam como um centro de preocupação deste paradigma político. Com o surgimento de capitalismo “desorganizado” (Offe, 1984), e com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos denominados “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, o triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do aparecimento do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.
Esta disciplina visa analisar as relações que se encontram a emergir entre a educação e as diferenças nas suas mais diversas dimensões: sala de aula, sistema educativo, aprendizagem ao longo da vida, etc. A estratégia que procuraremos desenvolver para alcançar esta meta é de desencadear a análise através de cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.
Programa
Conteúdos
1. A modernidade, a educação e a escola: o triplo mandato educativo
1.1. preparação para o trabalho;
1.2. formação de cidadãos;
1.3. desenvolvimento individual e grupal
2. Educação, sociedade em rede e conhecimento: a reconfiguração do triplo mandato educativo;
3. Os cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam
3.1. o corpo;
3.2. o trabalho;
3.3. a cidadania;
3.4. a identidade;
3.5. o território
4. Os modelos de conceptualização/legitimação da diferença e a educação
5. O modelo relacional versus educação inter/multicultural: a crítica da crítica
6. “Europa como um Bazar”: analisador da construção de uma política de diferença (e as suas implicações para o campo da educação)
Organização das sessões e respectiva bibliografia de suporte
1ª sessão:
1ª Parte: Apresentação do programa da disciplina.
2ª Parte: “O Triplo Mandato Educativo” (Dale, Roger (1989) The State and Education Policy. Milton Keynes: Open University Press; Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2003) “Educação, Conhecimento e a Sociedade em Rede”, Educação e Sociedade, 24, 85, 1179-1202).
2ª sessão:
1ª Parte: “Globalização” (Castells, Manuel (2002) A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (original de 1996); Stoer, Stephen R (2001) "Desocultando o Voo das Andorinhas: Educação Inter/multicultural Crítica como Movimento Social" in Stoer, Stephen R., Cortesão, Luiza e Correia, José Alberto (orgs.) Transnacionalização da Educação: Da Crise da Educação à “Educação” da Crise. Porto: Edições Afrontamento).
2ª Parte: (*Dinamização 1) “Globalização e Educação” (Dale, Roger (2002) "Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma ‘Cultura Educacional Mundial Comum’ ou Localizando uma ‘Agenda Globalmente Estruturada para a Educação’?", Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169).
3ª sessão:
1ª Parte: “A Reconfiguração do Triplo Mandato Educativo” (Magalhães, António M. e Stoer, Stephen R. (2001) A Escola para Todos e a Excelência Académica. Porto: Profedições).
2ª Parte: (*Dinamização 2) “O Triplo Mandato Educativo Reconfigurado” (Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2003) “Educação, Conhecimento e a Sociedade em Rede”, Educação e Sociedade, 24, 85, 1179-1202).
4ª sessão:
1ª Parte: “Introdução aos lugares em que a educação e as diferenças se confrontam” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
2ª Parte: (Trabalho em Pequenos Grupos) “O corpo como lugar” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
5ª sessão:
1ª Parte: (Trabalho em Pequenos Grupos) “O trabalho como lugar” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
2ª Parte: (Trabalho em Pequenos Grupos) “A cidadania como lugar” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
6ª sessão
1ª Parte: (Trabalho em Pequenos Grupos) “A identidade como lugar” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
2ª Parte: (Trabalho em Pequenos Grupos) “O território como lugar” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
7ª sessão:
“Os lugares de exclusão/inclusão: conclusão” (Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora).
8ª sessão:
(*Dinamização 3) “As pontes e as margens” (Cortesão, Luiza e Stoer, Stephen R. (1996) "A Interculturalidade e a Educação
Bibliografia Principal
Castells, Manuel (2002) A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (original de 1996);
Cortesão, Luiza e Stoer, Stephen R. (1996) "A Interculturalidade e a Educação Escolar: Dispositivos Pedagógicos e a Construção da Ponte entre Culturas", Inovação, 9, 35-51.
Dale, Roger (1989) The State and Education Policy. Milton Keynes: Open University Press;
Dale, Roger (2002) "Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma ‘Cultura Educacional Mundial Comum’ ou Localizando uma ‘Agenda Globalmente Estruturada para a Educação’?", Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169.
Estêvão, Carlos (2004) “Educação, Justiça e Direitos Humanos”, Lição da Síntese, Provas de Agregação, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
Magalhães, António M. e Stoer, Stephen R. (2001) A Escola para Todos e a Excelência Académica. Porto: Profedições.
Magalhães, António M. e Stoer, Stephen R. (2005) "Knowledge in the Bazaar: Pro-Active Citizenship in the Learning Society”, in Michael Kuhn e Ronald Sultana (Orgs.) Homo Sapiens Europeus? – Creating the European Learning Citizen. Nova Iorque: Peter Lang.
Magalhães, António M. e Stoer, Stephen R. (2005) “A Reconfiguração da Educação Inter/Multicultural" , Revista Grifos, 105-114.
Olssen, Mark, Codd, John e O’Neill, Anne-Marie (2004) “Democracy, Citizenship and the ‘Thin’ Community”, in Olssen, Mark, Codd, John e O’Neill, Anne-Marie (Orgs.) Education Policy, Globalization, Citizenship & Democracy. Londres: Sage, 216-244.
Rowland, Robert (1987) Antropologia, História e Diferença - alguns aspectos, Porto: Edições Afrontamento.
Santos, Boaventura Sousa (1997) "Por uma concepção multicultural de direitos humanos", Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 1-32.
Stoer, Stephen R (2001) "Desocultando o Voo das Andorinhas: Educação Inter/multicultural Crítica como Movimento Social" in Stoer, Stephen R., Cortesão, Luiza e Correia, José Alberto (orgs.) Transnacionalização da Educação: Da Crise da Educação à “Educação” da Crise. Porto: Edições Afrontamento.
Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2001) "A Incomensurabilidade da Diferença e o Anti-anti-etnocentrismo", in David Rodrigues (Org.) Educação e Diferença. Porto: Porto Editora, 35-48.
Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2003a) “Educação, Conhecimento e a Sociedade em Rede”, Educação e Sociedade, 24, 85, 1179-1202).
Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2003b) “A Reconfiguração do Contrato Social Moderno. Novas Cidadanias e Educação”, in David Rodrigues (Org.) Perspectivas sobre a Inclusão. Porto: Porto Editora, 13-24.
Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2005) “A Europa como um Bazar, Contributo para a Análise da Reconfiguração dos Estados-nação no Contexto Europeu e das Novas Formas de ‘Viver em Conjunto’”, in António Teodoro e Carlos Alberto Torres (Orgs.) Educação Crítica & Utopia. Porto: Edições Afrontamento.
Stoer, Stephen, Magalhães, António M. e Rodrigues, David (2004) Os Lugares de Exclusão Social. São Paulo: Cortez Editora
Bibliografia Complementar
Anderson, Benedict (1983), Imagined Communities. Londres: Verso.
Beck, Ulrich (1992) The Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage.
Beck, Ulrich, Giddens, Anthony and Lash, Scott (1994) Reflexive Modernisation. Cambridge: Polity Press.
Bernstein, Basil (1996) Pedagogy Symbolic Control and Identity. Londres: Taylor & Francis.
Carnoy, Martin (2001) “The role of the state in the new global economy”, in Johan Muller, Nico Cloete e Shireen Badat (orgs.) Challenges of Globalisation: South African Debates with Manuel Castells. Cape Town: Maskew Miller/Longman, 22-34.
Castells, Manuel (1997) The Rise of Network Society. Oxford: Blackwell.
Castells, Manuel (2001) “Growing identity organically”, in Johan Muller, Nico Cloete, Shireen Badat (orgs.) Challenges of Globalisation. Cidade do Cabo: Maskew Miller/Longman, 114-125.
Coulby, David (1997) “Intercultural Education in the United States of America and Europe: some parallels and convergences in research and policy”, European Journal of Intercultural Studies, 8, 1, pp. 97-104.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método Expositivo
Trabalho de grupo
Trabalho individual
Discussão em grupo alargado
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Os mestrandos terão de frequentar as disciplinas que configuram o plano de estudos com uma assiduidade igual ou superior a dois terços do número de horas definido para cada uma delas
Fórmula de cálculo da classificação final
Os trabalhos são classificados numa escala de 0 a 20.
Para passar à fase de elaboração da dissertação de mestrado o aluno precisa de obter aproveitamento em todas as disciplinas da parte curricular do mestrado e média igual ou superior a 14 valores
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica