Seminário - Psicoloiga do Comportamento Desviante
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia do Comportamento Desviante |
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Trata-se de um seminário de investigação o qual visa proporcionar ao aluno um contacto com as questões de investigação em psicologia do comportamento desviante.Pretende-se, assim, facilitar a aquisição de competências de investigação nos alunos, mediante a concepção e execução de um projecto de investigação na área de psicologia do comportamento desviante.
Programa
O seminário inclui actividades de três tipos distintos:
a) aulas expositivas sobre questões metodológicas gerais e específicas ao domínio da psicologia do comportamento desviante; b) sessões de orientação dos trabalhos de investigação; e c) sessões de apresentação e discussão dos trabalhos de investigação.
Os conteúdos das aulas expositivas versam os seguintes tópicos gerais:
Cap. 1 - Os métodos quantitativos na investigação sobre o comportamento desviante
a) Especificidades e limites
b) Os métodos quantitativos e a investigação na área das drogas e da toxicodependência
c) Os métodos quantitativos e a investigação sobre o crime e a delinquência
Cap. 2 - Os métodos qualitativos na investigação sobre o comportamento desviante
a) Especificidades e limites
b) Os métodos qualitativos e a investigação na área das drogas e da toxicodependência
c) Os métodos qualitativos e a investigação sobre o crime e a delinquência
Bibliografia Principal
Agra, C. e Matos, A.P. (1997). Trajectórias desviantes.Lisboa: Gabinete de Planeamento e de Coordenação do Combate à Droga.
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa:Edições 70.
Converse, J.M. e Presser, S. (1994). Survey questions: handcrafting the standardized questionnaire (Part II). In M. S. Lewis-Beck (Ed.), Research Practice. London: Sage Publications.
Craza, R. e Blair, J. (1996). Stages of a survey. In Designing Surveys: A guide to decisions and procedures. London:Pine Forge Press.
Craza, R. e Blair, J. (1996). Questionnaire design: writing the questions. In Designing Surveys: A guide to decisions and procedures. London:Pine Forge Press.
Juhke, G. A. (2002). Substance abuse assessment and diagnosis: A comprehensive guide for counselors and helping professionals. New York: Brunner-Routledge.
Negreiros, J. (2001). Padrões e consequências do consumo de drogas em Matosinhos: Resultados na população estudantil e em consumidores problemáticos. Matosinhos:CMM.
Negreiros, J. (2000). Natureza do problema e medidas do comportamento anti-social (Cap. 1). In Delinquências Juvenis: Trajectórias, intervenção e prevenção. Lisboa: Editorial Notícias.
Guide to drug abuse epidemiology (2000). Geneva: World Health Organization.
Weber, R. P. (1994). Basic content analysis. In M. S. Lewis-Beck (Ed.), Research Practice. London:Sage Publications.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação e discussão em aula da progressão dos trabalhos; aulas sobre metodologia de investigação científica e de análise de dados; acompanhamento individual dos trabalhos em curso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação do seminário é expressa numa escala de 0-20 valores, sendo a classificação final resultante da ponderação da nota obtida no relatório escrito (70%) e na avaliação da apresentação oral do projecto (30%).