Introdução às Ciências Sociais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1. Conhecimento das abordagens teóricas (nomeadamente
os conceitos) introduzidos por autores clássicos nas
Ciências Sociais: Comte, Marx, Durkeim, Simmel,
Weber;
2. Análise da questão do conhecimento científico: a
irredutibilidade entre realidade e conhecimento,
entre "objectos reais" e "objectos de conhecimento";
senso comum e conhecimento científico; as ciências
sociais como produto, como reprodução, e como
produção da sociedade;
3. Capacidade de análise da especificidade (se tal existir)
das culturas humanas quando comparadas com as
culturas primatas não-humanas;
2. Introdução às diiculdades específicas da produção de
conhecimento no domínio das ciências sociais;
4. Conhecimento introdutório de métodos de investigação
em ciências sociais;
Programa
1. Biologia, Sociedade, e Humanidade: Bases etológicas dos
seres humanos como seres sociais
2. A classificação das ciências sociais:
- A classificação de M. Duverger
- A classificação de Piaget
Breve descrição de alguns ramos das ciências sociais:
demografia, geografia humana, história, sociologia,
etnologia, antropologia;
3. Pré-História das Ciências Sociais: bases filosóficas,
sócio-políticas e ideológicas da emergência das
ciências sociais:
-ideologia, ciência e organização social sob o Antigo
Regime
-a revolução renascentista
-a Metafísica
-Darwinismo, Marxismo, Positivismo
-a emergência das Ciências Sociais
4. Quadros de referência do pensamento social
-perspectivas psicológicas (Freud, LeBon)
-perspectivas sociológicas (Durkheim, Weber, Simmel)
-perspectivas interacionistas (Tarde, E. Ross, G. H.
Mead)
5. A Psicologia como ciência social
Bibliografia Principal
Kuper, A. & Kuper, J. (1996). The social science encyclopaedia. Londres: Routledge (Cota 3KUP/SOC)
Outhwaite, W & Bottomore, T. (1993). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro, Zahar. (Cota: 316OUT/DIC)
Ferreira, J. M. C: et al (1993). Sociologia. Lisboa: McGraw-Hill (Cota 316FER/SOC)
Morin, E. (1972). O paradigma perdido: A natureza humana. Lisboa: Publicações Europa-América (não disponível na biblioteca)
Crook, J. H. (1970). The socio-ecology of primates. In J. H. Crook (Ed) .Social Behaviour in Birds and Mammals. London: Academic Press, pp. 103-106
Bibliografia Complementar
Colby, C. (1996-1997). Introduction to Evolutionary Biology (Version 2). http://www.talkorigins.org/faqs/faq-intro-to-biology.html
Conroy, G.C. (1990). Primate Evolution. Nova Iorque: W.W. Norton and Co.
Estes, R.D. (1991). The Behavior Guide to African Mammals. Berkeley, CA: University of California Press.
Fleagle, J.G. (1988). Primate Adaptation and Evolution. Nova Iorque, NY: Academic Press.
Fleagle, J.G. (1999). Primate Adaptation and Evolution. San Diego, CA: Academic Press.
Groves, C. (2001). Primate Taxonomy. Washington, DC: Smithsonian Institution Press.
Rowe, N. (1996). The Pictorial Guide to the Living Primates. East Hampton, Nova Iorque: Pogonias Press.
Wilson, E.O. (1975). Sociobiology: The New Synthesis. Cambridge, Mass: Harvard University Press.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = Teóricas x 80% + Práticas x 20%.
Nota: A avaliação das aulas práticas só é válida para o ano lectivo em curso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Regime Geral da Faculdade
Melhoria de classificação
Regime Geral da Faculdade