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Estatística Aplicada à Psicologia I

Código: LP106     Sigla: EAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estatística

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 181 Plano oficial a partir de 2001/02 1 6 13 -

Objetivos

1.Adquirir vocabulário específico e dominar a linguagem própria da Estatística, fundamental para a compreensão da literatura científica e para a redacção de relatórios de investigação.
2.Conhecer procedimentos de investigação científica rigorosos e ter consciência do papel da Estatística nas várias fases do processo de investigação científica
3.Compreender e aplicar conceitos básicos da estatística descritiva e métodos simples da estatística inferencial – sendo capaz de seleccionar de forma crítica os procedimentos estatísticos mais apropriados e sabendo interpretar os resultados.
4.Desenvoler competências de utilização um programa de estatística em computador.

Programa

I –Noções básicas
1. O processo de investigação científica 2. Sistema de classificação de variáveis 3. População e amostras.
II – Estatística descritiva
1. Organização de dados 2. Representações gráficas 3. Medidas de tendência central 4. Medidas de variação 5. Medidas de assimetria e de curtose.
III – Noções básicas de probabilidade
1. Noção de probabilidade 2. Noção de distribuição teóricas de probabilidades: distribuição de probabilidades empíricas e teóricas 3. Exemplos de distribuições de probabilidade teórica: a distribuição Normal.
IV – Relação entre variáveis
1. Noção de dados bivariados 2. Noção de relação entre variáveis e a sua representação gráfica – diagrama de dispersão 3. Noção de correlação linear: O coeficiente de correlação momento produto de Pearson 4. Correlação e causalidade 5 O coeficiente de determinação 6. Noção de regressão linear 7. Noção de recta de regressão segundo o princípio de mínimos quadrados 8. Equações e coeficientes de regressão 9. Equação da recta de regressão para resultados reduzidos 10. Propriedades da Distribuição Normal Bivariada 11. Noção de erro de estimação: o erro padrão de estimativa 12. Intervalos de estimação 13. Coeficientes de correlação especiais: phi de Pearson, rank de Sperman e tau de Kendall
V -Estatística inferencial
1. Noções básicas da teoria da estimação
1.1.O conceito de estimador 1.2. Propriedades do estimador 1.3 – Noção de distribuição amostral 1.4. Métodos para a estimativa de parâmetros 1.5. Características de distribuições amostrais, definição e determinação dos respectivos intervalos de confiança: média, proporção, desvio padrão e coeficiente de correlação.
2.Teoria dos testes de hipótese nula (Null Statistics Hypothesis Test – NHST)
2.1Noção de teste de hipótese e significância estatística 2.2 Noção de hipótese nula e de hipótese alternativa 2.3. Noção de teste direccional (unicaudal) e de teste bi-direccional (bicaudal) 2.4. Noção de erros de decisão: erros de Tipo I e de Tipo II 2.5 Características da distribuição amostral de diferenças médias 2.6. Características da distribuição amostral de diferença de variâncias 2.7. Análise de diferença de coeficientes de correlação 3. Noção de testes não-paramétricos.

Bibliografia Principal

(Os números referem-se à ordem de prioridade)
1 - Howell, D. C. (1999). Fundamental statistics for the Behavioral Sciences. Pacific Grove: Duxbury Press.
2 - Howell, D. C. (1992). Statistical methods for psychology. Boston: PWS-Kent Pub.Co.
3 - Ferguson, G.A, & Takane, Y (1989) Statistical analysis in psychology and education. New York; Tokyo: MacGraw-Hill.
4-Diamantopoulos, A. & Schlegelmich, B.B. (1997) Taking the fear out of Data Analysis. London: The Dryden Press.
5 - Urden, T.C. (2001) Statistics in Plain English. London: Lawrence Erlbaum Associates.
6-Moore, D. S. (1997). Statistics: concepts and controversies. New York: Freeman.
7-Black, T.R. (1999) Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design, measurement and statistics. London: Sage Publications.
8 - SPSS for Windows: Base System User's Guide. Release 10 (1999).
9-Pereira, A. (2002) SPSS – Guia prático de utilização. Lisboa: Edições Sílabo
10- Morgan, G.A, Orlando, V.G. & Gloeckner, G.W. (2001) SPSS for Windows. NJ.: Lawrence Erlbaum Associates
11- Pallant, J. (2001) SPSS survival manual. Buckingham: Open University Press.
12-Siegel, S. & Castellan, N.J.Jr. (1988) Nonparametric Statistics for the Behavioral Sciences. Singapore: MacGraw-Hill International Edition.
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14-Vogt, W.P. (1999) Dictionary of Statistics and Methodology. Thousand Oaks: SAGE Publications.
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18-Smithson, M. (2000) Statistics with confidence. London: SAGE Publications.
19-Bryman, A & Cramer, D. (1992) Análise de dados em Ciências Sociais – Introdução às técnicas utilizando o SPSS. Tradução Alexandra Figueiredo Barros. Oeiras: Celta Editora.
20 - Afifi, a.a. & Clark, K. (1999) Computer Aided Multivariate Analysis. Boca Raton: Capman & Hall/CRC
21 - Tabachnick, B.G. & Fidell, S. (1996) Using Multivariate Statistics. New York: Harper Collins College Publisher.
22 - Guilford, J.P & Fruchter, B. (1984) Fundamental statistics in psychology and education. New York: McGraw-Hill.
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24-Garrett, H.E. (1990) Estadistica en Psicologia y Educacion. Trad. J.J. Thomas. México : Paidós.
25-Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (1998) Análise de dados para as Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo Lda.
26-D'Hainaut, L. (1990) Conceitos e métodos da estatística Vol.I. , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
27-D'Hainaut, L. (1990) Conceitos e métodos da estatística Vol.II. , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.

Software

SPSS-Statistical Package for Social Sciences

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Para ficar aprovado é necessário ter frequência (presença em pelo menos 75% das aulas práticas previstas) e ter uma classificação final de pelo menos 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (nota mínima de 7 valores) com a nota do trabalho prático. A obtenção de uma nota igual a 8 ou 9 valores possibilita um exame oral
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