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Avaliação do Desenvolvimento da Criança

Código: LP405     Sigla: ADC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia do Desenvolvimento Educação da Criança

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 26 Plano oficial a partir de 2001/02 4 6 11 -

Objetivos

1.Promover uma atitude crítica face à problemática da avaliação do desenvolvimento infantil.
2.Sensibilizar os alunos para a necessidade de constituírem, enquanto interventores no desenvolvimento, grelhas de leitura da realidade desenvolvimental que lhes permitam situar as questões da avaliação da criança num binómio coerente de avaliação/intervenção.

Programa

1.Os paradigmas na avaliação do desenvolvimento infantil
1.1 O paradigma médico-epidemiológico. Condições históricas da sua emergência, caracterização e factores da sua crise actual.
1.2 O paradigma do processo desenvolvimental: um paradigma emergente; características e contributos.
2. A avaliação do desenvolvimento da criança nos dois primeiros anos
2.1 O recém-nascido: o uso das escalas de avaliação neurológica à luz do binómio avaliação-intervenção;
2.2 As escolas de desenvolvimento na primeira infância: sua utilização à luz do binómio avaliação-intervenção;
2.3 Modelos alternativos de avaliação do desenvolvimento cognitivo: o Fagan Test;
2.4 Estudo do desenvolvimento da vinculação infantil: a Situação Estranha.
3. A avaliação da criança em idade pré-escolar
3.1 A avaliação da inteligência
3.2 O desenho e a linguagem
3.3 Avaliação da vinculação no período pré-escolar
4. A perspectiva organizacional em Psicologia do Desenvolvimento: implicações a nível das práticas de avaliação.

Bibliografia Principal

S. J. MEISELS & J. P. Shonkoff (1990) Handbook of Early Childhood Intervention Cambridge: Cambridge University Press.
LOPES DOS SANTOS, P. (1990). Factores da Interacção Mãe-Filho no Crescimento Somático do Recém-Nascido. Porto: F.P.C.E.U.P. (cap. 1)
DONALDSON, M. (1978/1987). Children's Minds. London: Fontana.
OSOFSKY, J. D. (1987). Handbook of infant development (2nd ed.). New York: Wiley.
LINDER, T. W. (1990) Transdisciplinary play-based assessment: A functional approach to working with young children. Baltimore: Brookes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Soma dos valores obtidos nos trabalhos individuais e no exame final
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