Consulta psicológica e Desenvolvimento da Personalidade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Consulta Psicológica de Jovens e Adultos |
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
A disciplina tem como finalidades o desenvolvimento e a aquisição de padrões integrativos de conceptualização das principais problemáticas do desenvolvimento dos jovens e dos adultos, bem como de padrões complexos de elaboração de processos de intervenção psicológica. Para além disso, visa a aquisição de competências de consulta psicológica, adaptadas à especificidade dos períodos desenvolvimentais em causa e à diversidade de problemáticas.
Na abordagem dos modelos teóricos, das dimensões processuais da intervenção e das configurações particulares de organização do conhecimento privilegia-se uma perspectiva construtivista, desenvolvimental e ecológica do desenvolvimento humano e da mudança psicológica.
Programa
1.Perspectivas e modelos teóricos do desenvolvimento humano
A teoria da vinculação de J. Bowlby e M. Ainsworth; o modelo bidimensional da vinculação de K. Bartholomew; a perspectiva contrutivo-desenvolvimental de R. Kegan; o desenvolvimento psicossocial de E. Erikson; o modelo dos estatutos de identidade de J. Marcia.
2.Dimensões do processo de intervenção psicológica
Princípios gerais da intervenção psicológica com jovens e adultos; objecto e objectivos da intervenção; elementos estruturantes do processo de intervenção; processos reguladores da mudança psicológica; a articulação entre avaliação e intervenção; a natureza da relação psicoterapêutica; o papel da linguagem e da conversação transformacional; a finalização da psicoterapia e o processo de separação; dilemas éticos na intervenção psicológica.
3.Configurações psicopatológicas de organização do conhecimento e outras problemáticas
O papel dos sistemas de classificação tradicionais. Os conceitos de ‘personalidade’ e de ‘perturbação’ à luz da crítica pós-moderna.
Perturbações da ansiedade (perturbação de pânico e agorafobia, fobia simples e fobia social, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade generalizada e stress pós-traumático); perturbações da disposição (perturbação depressiva e bipolar); perturbações do comportamento alimentar (anorexia e bulimia nervosa); estados-limite e esquizofrenia; perturbações dissociativas.
Suicídio e tentativas de suicídio; processos de luto e a adaptação à perda.
4.Integração: Contributos para um modelo construtivista, desenvolvimental e ecológico da intervenção psicológica para o desenvolvimento do jovem e do adulto
Bibliografia Principal
ANDERSON, H. (1997). Conversation, language and possibilities. A postmodern approach to therapy. New York: Basic Books.
CASSIDY, J., & SHAVER, P. (1999). Handbook of attachment. Theory, research and clinical applications. New York: The Guilford Press.
KEGAN, R. (1982). The evolving self. Cambridge, M.A: Harvard
NEIMEYER, R.A., & RASKIN, J.D. (2000) (Eds.). Constructions of disorder. Meaning-making frameworks for psychotherapy. Washington DC: American Psychological Association
GUIDANO, V. (1987). The complexity of the self: A developmental approach to psychopathology and therapy. New York: The Guilford Press.
VAN HASSELT, V.B., & HERSEN, M. (Eds.) (1995). Handbook of adolescent psychopathology. A guide to diagnosis and treatment. N.Y.: The Free Press.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na parte teórica e na parte prática da disciplina.