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Seminário de Acompanhamento

Código: MCE101     Sigla: MCE101

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCE 66 Plano oficial 2000 1 2 6 -

Objetivos

Finalidades:
São finalidades deste seminário: 1) Construir um objecto de Estudo: do problema à problemática; 2) Reflectir sobre regras académicas, normatividade dos processos, dos produtos e liberdade de pesquisa; 3 ) Discutir sobre a ética da investigação; 4) Discutir o papel do orientador na desconstrução dos objectos pré-construídos e na construção da problemática

Programa

Conteúdos:
Construção do pré-projecto de tese
1. A construção do olhar científico.
2. Problemas conceitos, instrumentos de conhecimento e dados: armadilhas, consensos e transgressões.
3. A história social dos problemas, dos objectos e dos instrumentos de investigação como uma forma de romper com a “pré-construção” dos objectos e das problemáticas.
4. Rupturas epistemológicas e rupturas sociais: a pesquisa como a colocação “fora da lei” ou “contra a lei”.

Bibliografia Principal

BERGER, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio/epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, n º 3-4, 23-36.
BOURDIEU, Pierre (1989) O Poder Simbólico. Lisboa: Difel.
ALMEIDA, João F. e PINTO, José M. (1976) A investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença.
SILVA, A. Santos e PINTO, José M. (1976) Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
NUNES, A. Sedas (1976) Questões Preliminares sobre Ciências Sociais. Lisboa: Cadernos GIS
SANTOS, Boaventura de S. (1995) Toward a New Commom Sense. Londres: Routledge.
BERTHIER, P. (1996) L’ethnographie de l’école, éloge critique, Paris: Ed. Economica.
BLUMER, H. (1982) El interaccionismo simbólico: perspectiva y método. Barcelona: Hora.
DE BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. (1991) Dinâmica da pesquisa em ciências sociais - os pólos da prática metodológica, Rio de Janeiro, Francisco Alves Editora.
L’ECUYER, René (1988) L’analyse de contenu: notion et étapes. In Jean-Pierre DESLAURIERS (dir.).Les méthodes de la recherche qualitative. Québec: Presses de l’Université du Québec

Bibliografia Complementar

BARRET, Gisèle (1973) Pédagogie de l'expression dramatique, ou L'expression dramatique: pour une théorie de la pratique. Montréal: L'auteure, 121 p.
BARRET, Gisèle (1986) Essai sur la pédagogie de la situation en expression dramatique et en éducation. Montréal: U. de M., «Sciences de l'éducation», rapport n° 25, iv-194p.
BARRET, Gisèle (s.d) Réflexions... pour les enseignants de l'expression dramatique. Pratique, didactique, théorique. S.l., 261p.
BOGDAN, R & BILKEN, S. (1994). Investigação qualitativa em educação, uma introdução à teoria e aos métodos, Porto: Porto Editora.
BOLTANSKI, L. e CHIAPELLO, Ève (1999). Le Nouvel Esprit du Capitalisme. Paris: Éditiions Gallimard.
BONAMI, Michel; GARANT, Michèle (éds) Systèmes scolaires et pilotage de l’innovation. Émergences et implantation du changement. Bruxelas: De Boeck Université & Larcier.
BOUDON, R. (s.d.). Os Métodos em Sociologia. Lisboa: Ed. Rolim.
BOURDIEU, Pierre (1993) La Misère du Monde, Paris: Seuil.
CLAPIER-VALLADON, S., (1980). L'Enquête Psycho-sociale et son Analyse de Contenu. in Psychologie Française, Tome 25 nº 2, p. 149-160.
CORREIA, José Alberto (1997). Inovação pedagógica e formação de professores. Porto: Edições ASA;
FERRAROTTI, Franco (1983) Histoire et Histoires de Vie, Paris: Librairie des Merídiens.
FOUCAULT, Michel (1973) Moi, Pierre Riviere, avant egorgé ma mère, ma soeur et mon père…, Paris: Ed. Gallimard.
FOUREZ, G. (1994) La construccion del connocimento científico. Madrid. Narcea S.A. Ediciones
HAMEL, Jacques (1998) “The Positions of Pierre Bourdieu and Alan Touraine respecting qualitative methods”, British Journal of Sociology, 49, 1, 1-19.
HUBERMAN, A.M. et al. (1991). Analyse des Données Qualitatives. Bruxelas: De Boeck Université.
JOSSO, Marie-Christine (2002). Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa – Formação;
KAUFMAN, J-C. (1996). L’entretien compréhensif, Paris, Nathan
LANDIER, Jean-Claude; BARRET, Gisèle, (1999) Expression dramatique, théâtre, Hatier Pédagogie, 239 p.
MEIRIEU, P (1994) “L’ émergence d’un nouveau discours pédagogique”, in Avanzini, Guy (Dir) Sciences de l’éducation: regards multiples. Berne: Peter Lang SA
SCHÖN, Donald (1995). The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Arena
SILVA, A. S. & PINTO, J. M. (org.). DE BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. (1991). Dinâmica da pesquisa em ciências sociais - os pólos da prática metodológica, Rio de Janeiro, Francisco Alves Editora.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de grupo
Trabalho individual
Discussão em grupo alargado

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Os mestrandos terão de frequentar as disciplinas que configuram o plano de estudos com uma assiduidade igual ou superior a dois terços do número de horas definido para cada uma delas

Fórmula de cálculo da classificação final

Os trabalhos são classificados numa escala de 0 a 20.

Para passar à fase de elaboração da dissertação de mestrado o aluno precisa de obter aproveitamento em todas as disciplinas da parte curricular do mestrado e média igual ou superior a 14 valores

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica
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