Psicopatologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia do Desenvolvimento Educação da Criança |
Ocorrência: 2005/2006 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1.Conhecimento da literatura clínica e empírica acerca das problemáticas e perturbações mais frequentes da criança e do adolescente e, quando adequado, de diferentes perspectivas sobre os tipos de problemas.
2.Conhecimento dos princípios orientadores da perspectiva desenvolvimental da psicopatologia.
3.Aquisição de uma base teórica e empírica sólida para a selecção e utilização de estratégias e técnicas de avaliação e de diagnóstico.
4.Aquisição de competências de avaliação clínica e de técnicas de diagnóstico incluindo: o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados em clínica com crianças e adolescentes (Family Relations Test, Roberts, Questionários e entrevista do sistema proposto por Achenbach); o manuseamento e familiaridade com o sistema de classificação do DSM IV; a ilustração das perturbações psicológicas através de casos clínicos.
5.O Desenvolvimento da capacidade de avaliar a investigação neste domínio.
Programa
Conteúdos:
Uma primeira parte introdutória é dedicada à definição, objecto e objectivos da psicopatologia e às diversas perspectivas sobre a psicopatologia, enfatizando os fundamentos conceptuais da abordagem desenvolvimental. Na segunda parte abordam-se as questões da classificação e avaliação. Na terceira parte estudam-se as problemáticas mais comuns nas crianças e adolescentes, incluindo as perturbações da conduta, a ansiedade e outras perturbações emocionais, os problemas de controlo esfincteriano, os problemas e perturbações da alimentação e as perturbações generalizadas do desenvolvimento.
Aulas teóricas e práticas
As aulas teóricas oferecem aos alunos uma síntese da conceptualização relativa a cada tema, uma selecção da literatura relevante para este nível de formação e a ilustração de cada uma das problemáticas através da descrição de casos.
Nas aulas práticas os alunos ensaiam e treinam as estratégias e técnicas de avaliação e diagnóstico. São fornecidas as bases conceptuais dos principais instrumentos bem como oportunidades de treino na sua utilização, interpretação e integração dos resultados com outros dados relevantes, levando à definição das problemáticas centrais e diagnóstico.
Bibliografia Principal
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (2002). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4ª Ed. Texto Revisto). Lisboa: Climepsi Editores
MASH, E. J., & BERKLEY, R. (2003). (Eds.). Child Psychopathology. 2nd ed. New York: Guilford.
ROLF, J., MASTEN, A., CICCHETTI, D., NUECHTERLEIN, K. H., & WEINTRAUB, S. (1990). (Eds.), Risk and protective factors in the development of psychopathology. Cambridge: Cambridge University Press.
Bibliografia Complementar
Espada, A. A. (1992). Evaluation en psicologia clínica: Vol.1. Proceso, método y estrategias psicometricas. Salamanca: Arrami Ed.
Journal of Development and Psychopathology.
Lewis, M. & Miller, S. M. (1990). (Eds.), Handbook of developmental psychopathology. New York: Plenum.
Perris, C., Arrindel, W. A., & Eisemann, M. (1994) (Eds.), Parenting and psychopathology. New York: John Wiley.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina requer a presença em dois terços das aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A prova escrita tem uma ponderação de 60% e o trabalho prático de 40% na determinação da nota final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos previstos, de acordo com o regulamento