Você está em: Início > Notícias > Coronavírus | Recomendações gerais

Coronavírus | Recomendações gerais

.

No âmbito do Plano de Contingência Regional para a Infeção pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV) divulgamos as Recomendações Gerais da Direção-Geral da Saúde à população para a prevenção da transmissão desta doença respiratória aguda, designadamente:

- Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
- Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos ou as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
- Usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
- Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
- Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

A Direção-Geral da Saúde aconselha as pessoas deverão estar atentas à seguinte combinação de sintomas e fatores de risco:

- Aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;
- Realização de viagens recentes de/para zonas afetadas;
- Existência de contacto com doentes infetados;
- Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolve sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);
- Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;
- Telefonar para o SNS24 (808 24 24 24);
- Seguir as orientações do SNS24.

Modelo de auto-registo de temperatura e sintomas

DOWNLOAD | Recomendações

Recomendações para regressados de áreas afetadas

A DGS emitiu entretanto um conjunto de recomendações para regressados de uma área com transmissão comunitária ativa do COVID-19. Aos estudantes, funcionários e docentes da U.Porto que se encontrem nesta situação e que, ao abrigo destas recomendações, decidam permanecer em casa, é garantido que não terão penalizações do ponto de vista académico e profissional.

Informação atualizada da DGS para regressados de uma área com transmissão comunitária ativa COVID-19.

A Universidade do Porto criou uma task-force para acompanhar a evolução da situação, estando em contacto permanente com as autoridades de saúde pública para, eventualmente, propor a adoção das medidas recomendadas para a proteção da saúde da comunidade académica.

Despacho Nº GR.12/02/2020 – Task-force da U. Porto para a epidemia pelo COVID-19

Plano de contingência COVID-19

Em caso de dúvida, contacte sempre a Linha SNS24 (808 24 24 24), de forma a evitar a deslocação a um serviço de saúde.

Para mais informações:
Direção Geral de Saúde - Coronavírus (2019-nCoV)
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-03-30 às 18:55:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais