Você está em: Início > Notícias > Mentoria FPCEUP marca presença na formação de novos/as mentores/as no ICBAS
Mapa das Instalações

Mentoria FPCEUP marca presença na formação de novos/as mentores/as no ICBAS

Mentoras e mentores da FPCEUP têm colaborado na formação de mentores/as do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto

No passado 16 de outubro, mentoras e mentores da FPCEUP participaram numa sessão de formação destinada aos/às mentores/as do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. A mesa redonda abordou a temática “O que é ser mentor?”. O caracter dinâmico e interativo, bem como o excelente ambiente de partilha marcaram o fim de tarde entre estudantes.

No decorrer do mês de setembro e outubro de 2019, mentoras e mentores mais experientes da FPCEUP participaram em diversas formações para novos/as mentores/as do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto. Sempre com o espírito de generosidade e partilha, estiveram na Faculdade de Ciências (duas sessões), na Faculdade de Farmácia e na Faculdade de Letras, para além das formações na própria FPCEUP. Estes momentos de formação, tão desafiadores e diversificados, têm sido de grande crescimento pessoal e profissional para os/as mentores/as formadores.

Como declarou Joana Serdoura, há 4 anos mentora na FPCEUP:

"Ser mentor, na Mentoria FPCEUP, é muito mais do que a relação mentor-mentorado", essa é a frase que mais se tem repetido nas formações que temos feito pelas faculdades da UP. E, de facto, para nós que estamos a acompanhar o crescimento da Mentoria, é muito gratificante ver o impacto que está a ter. Chegar a um número cada vez maior de mentores, conseguir que os estudantes sejam voluntariamente colaboradores na integração dos colegas é muito positivo. Não consideramos que nas formações ensinamos nada, vamos partilhar as nossas experiências e com a mente aberta para acolher as experiências dos outros também. O mais recompensador é saber que estamos todos “a remar para o mesmo lado” e, além da integração dos novos estudantes, queremos aumentar a pertença e o sentimento de união entre os estudantes, quer à instituição em que estudam, quer à grande UP. Espero, sinceramente, que num futuro próximo possa haver ainda mais eventos inter-mentorias e Mentoria UP!

Este intercâmbio experiencial e cultural, além de constar nos Princípios Orientadores do Programa de Mentoria UP como um dos objetivos a ser alcançado em seu desenvolvimento, é uma realidade. Já na sua gênese, a Mentoria UP contou com ações de formação e partilha de experiências orientadas pela Comissão Científico-Pedagógica, envolvendo um número muito significativo de docentes de diferentes unidades orgânicas.

fotos mentoria

Mentoria FPCEUP
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto