Você está em: Início > Notícias > VI Colóquio Internacional: Outros Sentidos para Novas Cidadanias

VI Colóquio Internacional: Outros Sentidos para Novas Cidadanias

30 e 31 de janeiro

Encerramento do projeto RESL.eu

O VI Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias vem celebrar, na sua sexta edição, o encerramento de mais um projeto de sucesso desenvolvido no âmbito do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. O projeto europeu RESL.eu – Reducing Early School Leaving in Europe – financiado pelo 7º Programa-Quadro da União Europeia, recolheu dados em sete países (Bélgica, Holanda, Portugal, Reino Unido, Espanha, Polónia e Suécia) e, envolvendo também peritos da Áustria e Hungria, analisou a questão do abandono escolar precoce nos sistemas educativos europeus. Neste colóquio procuraremos refletir e debater criticamente os resultados e desafios colocados por esta pesquisa dentro do contexto português e também na esfera europeia.
Investigadores/as, estudantes e decisores políticos interessados/as na educação e particularmente no fenómeno do abandono escolar precoce são desafiados a participar nesta conferência e torná-la num momento de debate e reflexão. As conferências serão realizadas por Madeleine Arnot (Universidade de Cambridge) e Helena Costa Araújo (CIIE/Universidade do Porto).

Ao longo dos dois dias do colóquio estarão também envolvidos no debate David Justino, Luís Capucha, Joaquim Azevedo, Fátima Antunes, Julia Szalai, Silvia Carrasco, Hanna Tomaszewska, Eunice Macedo, Luís Mesquita, Américo Peças, Maria José Ascensão e Fernando Martinho, enquanto peritos nacionais em abandono escolar precoce, peritos internacionais, membros do projeto RESL.eu, e stakeholders com trabalho relevante na área de abandono escolar precoce.

Conta-se ainda com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O colóquio contará com serviço de tradução simultânea (português – inglês e vice-versa).

Call for papers

O VI Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias está aberto à apresentação de comunicações.

Os resumos deverão debruçar-se sobre o fenómeno do abandono escolar precoce e poderão ser submetidos por e-mail para resl_eu@fpce.up.pt, até 17 de janeiro de 2018, tendo um máximo de 500 palavras e sendo acompanhados por cinco palavras-chave.

A submissão poderá ser feita em português ou inglês.
Todas as apresentações resultantes da submissão de resumos decorrerão no dia 30 de janeiro, ao final da tarde, em sessões paralelas.

A entrada no colóquio é gratuita, mas exige inscrições em goo.gl/QNdHYV

Comissão organizadora

Helena C. Araújo
Eunice Macedo