Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MCED > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Sigla: MCED

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Crítica das Teorias em Educação

MED101 - ECTS

 

Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise de Políticas Educativas

DE209 - ECTS A unidade curricular Análise de Políticas Educativas (APE) visa munir os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos e dos processos políticos em educação, identificando aí a ação dos diferentes agentes do processo político em educação e respetivas consequências. Adicionalmente, a APE pretende alargar a análise dos discursos plasmados pelos (e nos) textos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a reflexividade individual, social e profissional e,
nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.

Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
-Analisar as políticas educativas no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento.

Contextos, Atores/as e Intervenção na Violência de Género

DE227 - ECTS

- Mobilizar conhecimentos de diferentes áreas científicas para a compreensão acerca da intervenção na violência de género, causas e consequências;

- Proporcionar conhecimento sobre os processos de vitimização e de saída da vitimização;

- Proporcionar conhecimentos sobre intervenção na violência de género, numa perspetiva socio-educativa;

- Mobilizar conhecimentos sobre intervenção e investigação socio-educativa no campo da violência de género;

Educação, Arte e Cultura

OP119 - ECTS

A UC de Educação, Arte e Cultura propõe aos/às estudantes do MCED uma reflexão intencional sobre os lugares da arte nos processos educativos, à luz das transformações sociais e culturais da contemporaneidade. Tal reflexão, ao mesmo tempo que procura salientar o valor transformativo subjacente à tríade Educação/Arte/Cultura, surge enquadrada por alguns dos movimentos educacionais e artísticos que têm vindo a corporalizar as práticas e as preocupações de diferentes autores/atores do campo da Educação Artística. Nesta medida, se por um lado a presente UC se constitui num espaço para a exploração teórica e artística do sentido das artes no campo educativo, por outro, a sua primordial finalidade é justamente interrogar as perspetivas instrumentalistas e/ou essencialistas, pelas quais tem vindo a ser feito o elogio das expressões artísticas nos contextos de educação formal e não formal.

São objetivos da presente UC os seguintes:

- Explorar o valor transformativo das práticas artísticas na sua relação com a experiência social e humana;

- refletir nos lugares abertos pela contemporaneidade para uma educação artística crítica, cidadã, de crescimento interpessoal e culturalmente plural;

- promover o questionamento em torno dos conflitos, tensões e derivas (pós)modernas que têm vindo a acompanhar algumas correntes/modelos de educação artística;

- construir dispositivos de abertura intelectual e criativa, não só pelo recurso a diferentes suportes de conhecimento, como pela entrega ao risco e à vulnerabilidade de relações manifestadas no desejo de novas experiências e, em particular, na experiência estética;

- atender à reciprocidade intima que assiste ao diálogo arte e educação, enquanto projeto inacabado de formação humana.

Fundamentos e Teorias da Educação

OP121 - ECTS

1) Compreender a educação enquanto processo individual e social

2) Contextualizar o processo educativo enquanto objeto social e científico

3) Caracterizar e debater problemáticas atuais em Educação

Fundamentos Epistemológicos em Gestão e Administração Educacional

DE125 - ECTS

Abordar os principais sentidos de reflexão crítica que se tem vindo a travar nos mais diferentes campos epistemológicos relacionados com a área da administração e da gestão educacional. Trata-se de (i) pensar e problematizar processos epistemológicos e educacionais; (ii) conhecer e desenvolver processos de autonomia e de governação democrática; (iii) desenvolver projetos nos campos da administração, gestão e lideranças educacionais, e propiciar a criação de momentos críticos e solidários de cooperação, de reflexão e de debate que favoreçam: 

  1. elaborar estudos de avaliação de acordo com quadros teórico-conceptuais e metodológicos específicos a partir de diferentes paradigmas investigativos;
  2. aprofundar o conhecimento científico no domínio da epistemologia;
  3. problematizar teoricamente um campo que hoje é socialmente muito valorizado;
  4. refletir e intervir sobre políticas, processos e práticas éticas em administração educacional;
  5. confrontar diferentes perspetivas de administração educacional, com destaque para as focalizações críticas e multiparadigmáticas;
  6. refletir criticamente sobre as dimensões axiológicas da administração educacional.

Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens Surdos

DE205 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo organizar, de modo científicamente sustentado, um conjunto de saberes e modos de agir concretos, situados em torno de uma perspectiva  de educação bilingue e bicultural para as crianças e jovens surdos, enquanto espaço permeável e aberto à inovação e ao debate.  Para além de alguns pressupostos de carácter geral, tais como o ensino/aprendizagem precoce da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e do Português como Língua Segunda (L2), considera-se, entre outros aspectos, o entendimento da diversidade intra-grupal, como factor determinante na tomada de decisão pedagógica, e no desenho dos percursos escolares adequados às especificidades de cada aluno.

Deste modo,  pretende-se dar conta das mudanças sócio-culturais e políticas que levam ao aparecimento da proposta bilingue.

Clarificar os conceitos de “justiça social” e “igualdade de oportunidades” e discutir a importância que estes adquirem no seio das minorias linguísticas e culturais e no contexto da Educação Especial.

Identificar os diferentes modelos de bilinguismo existentes e os princípios teóricos que lhes estão subjacentes.

Analisar a legislação existente em Portugal relativa à educação de alunos surdos.

Metodologias de Investigação em Educação

MED200 - ECTS

Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.

Políticas da Diferença, Educação e Inclusão Social

OP126 - ECTS

Apresentação: A educação, sobretudo a formal, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil e visa a formação de cidadãos, de trabalhadores e o desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Estando a educação pública organizada em torno deste triplo mandato, num primeiro momento do desenvolvimento histórico dos sistemas educativos, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) estavam ausentes da sua preocupação política. Com o surgimento do capitalismo “desorganizado”, com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, aquele triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.

Esta unidade curricular visa analisar as relações emergentes entre a educação, com ênfase na educação formal/pública, o desenvolvimento económico e social e emergência das ‘diferenças’ e das suas reivindicações sociais e políticas nas suas mais diversas dimensões. Esta análise das políticas da diferença será levada a cabo com base nos cinco ‘lugares’ em que os mandatos educativos e as diferenças se encontram e confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.

Objetivos

- Identificar a matriz moderna dos discursos em educação

  • Relacionar os mandatos endereçados à educação com o desenvolvimento do capitalismo.

- Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interações).

- Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos.

- Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social.

- Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interação com a educação.

  • Identificar em textos de políticas educativas e de educação os impactes dos ‘lugares’ analisados.

-Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da sociedade e da economia do conhecimento.

  • Extrair consequências para o contexto português da reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo pela “Europa do conhecimento”.

Políticas e Práticas de Administração e Lideranças

DE226 - ECTS

A principal finalidade desta unidade curricular consiste em dotar os estudantes de um conjunto de competências que lhes permita promover processos de reflexão sustentados e consequentes, capazes de apoiar a conceção, implementação e avaliação de projetos de administração e gestão educacional, quer na direção de escolas e nas equipas de liderança intermédias, como também no domínio da supervisão e consultadoria pedagógicas, e, neste âmbito, no apoio e desenvolvimento de projetos de coordenação pedagógica, na formação inicial e contínua de professores.

Psicologia Política e Educação Política

OP123 - ECTS O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos na área da psicologia política e da educação política, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia e de desenho de projetos de intervenção educacional.

Quadro Jurídico-Legal dos Direitos, Proteção das Vítimas e Prevenção da Violência Doméstica e de Género

OP125 - ECTS

- mobiblizar conhecimentos acerca dos principais instrumentos de direito internacional e nacional no campo da violência de género;

- mobilizar contributos dos estudos jurídicos e do direito para a compreensão do lugar do direito na prevenção da violência de género;

- identificar estratégias de intervenção e investigação com parceria com as áreas do direito, jurídica e criminológica;

Surdez, Educação de Surdos e Língua Gestual

DE118 - ECTS

A formação em Ciências da Educação deverá ancorar-se numa abordagem multirreferencial, cujos aportes possam permitir enquadrar as questões da comunicação, da interacção, da cultura, da identidade, da cidadania e das políticas de exclusão/inclusão, numa perspectiva antropológica, histórica, social e educativa de entendimento da surdez enquanto realidade biopsicossocial. Com esta Unidade Curricular pretende-se, além de proporcionar a necessária informação sobre assuntos-chave acerca da surdez e da educação de surdos, apresentar uma abordagem sócio-antropológica da surdez e discutir alguns aspectos inerentes às especificidades linguísticas e culturais das comunidades surdas, por forma a que os estudantes estabeleçam uma perspectiva crítica de análise das temáticas em apreço e possam compreender e fundamentar a necessidade de determinadas opções e correspondentes práticas educativas adequadas às crianças e jovens surdos, nomeadamente as consagradas na lei portuguesa e de outros países. A Língua Gestual será, também, objecto de estudo e aprendizagem, nomeadamente a Língua Gestual Portuguesa.

Teoria e História de Género, Corpo e Violência

DE126 - ECTS

- mobilizar diferentes contributos teóricos oriundos da história, da sociologia, dos estudos de género e feministas para pensar o género, corpo e violência de género;

- aprofundar e relacionar o conhecimento histórico sobre a violência de género, causas e consequências, perspetivando-as nos estudos de género e feministas;

- mobilizar os contributos teóricos sobre o corpo, nas perspetivas histórica, sociológica e dos estudos de género;

- aprofundar e relacionar a construção socio histórica sobre o corpo e o género com as bases culturais da violência de género;

- desenvolver competências na realização de pesquisa educacional no campo violência de género;

- incentivar à investigação sobre corpo, género e violência, na perspetiva educacional;

- desenvolver competências de intervenção socio educativa nos campos da igualdade de género e violência;

Teorias, Contextos e Práticas de Investigação em Educação e Formação de Adultos

OP220 - ECTS

Assumindo a educação e formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos mestres em CE, em Educação e Formação de Adultos e em Estudos Africanos, a UC propõe-se:
- promover o conhecimento e a capacidade de problematização de diferentes discursos teóricos e políticos em educação e formação de adultos e de análise das suas articulações/implicações a nível das práticas de intervenção em diferentes contextos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação/formação de adultos,  discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- potenciar o conhecimento de diferentes experiências e contextos de  trabalho e de intervenção em educação/formação de adultos e a problematização do exercício profissional na área.
 


Cidadanias e Diversidade

MED201 - ECTS

Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão

Desafios da Escola Pública

OP223 - ECTS

- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.

- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.

- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.

- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.

- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.

-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.

Desconstrução da Cultura Patriarcal para a Prevenção da Violência de Género

OP213 - ECTS

- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;


- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;

- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;


- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;

- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.

Educação, Cooperação e Desenvolvimento

OP211 - ECTS

A UC Educação, Cooperação e Desenvolvimento, no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspectiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação. 
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento. 
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional. 
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

Educação e Herança Cultural

OP208 - ECTS

Com a disciplina de Educação e Herança Cultural pretende-se: - identificar e conhecer diferentes fontes, espólios e acervos para a investigação histórica em educação
- aprofundar o conhecimento histórico de temáticas educativas, perspectivando-as como parte da herança cultural de uma comunidade
- prospectivar hipóteses de interacção positiva de relacionamento da escola com a cultura local
- incentivar à investigação do património educativo e cultural - promover práticas de preservação preventiva da cultura material escolar
- conhecer estratégias de animação da Herança Educativa e Cultural

Ética e Trabalho em Educação

MED202 - ECTS
  1. Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.

  2. Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.

 

Metodologias de Intervenção em Educação

MED102 - ECTS

Esta disciplina visa: - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de intervenção em educação, - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de diversos métodos de intervenção,

Questões Aprofundadas de Administração, Gestão e Lideranças

DE330 - ECTS

Abordar os principais sentidos da reflexão que se tem vindo a travar nos mais diferentes campos disciplinares relacionados com a área da administração e gestão educacional.

Propiciar a criação de momentos de cooperação, de reflexão e de debate que favoreçam:

  1. a apropriação da informação mais significativa, no que à temática em apreço diz respeito
  2. o aprofundamento e contextualização do espaço teórico que essa mesma temática delimita
  • a produção de leituras interpelativas das diferentes perspetivas e modelos teóricos relacionados com a temática em causa.
  1. apoiar a elaboração do projeto de dissertação de mestrado ou o projeto de estágio a desenvolver

Questões Aprofundadas em Educação, Comunidades e Mudança Social

DE300 - ECTS Aprofundamento e problematização dos conceitos de educação/formação, comunidade, desenvolvimento e mudança social e de conceções de democracia, direitos humanos, cidadania e participação, tendo em vista a construção, pelos estudantes, de quadros de análise críticos e contextualizados do ponto de vista teórico, metodológico e ético, tidos como, essenciais para equacionar processos participativos de investigação e de intervenção e para a  conceção e elaboração de projetos de investigação/estágio, no âmbito do domínio “educação, comunidade(s) e mudança social”

Questões Aprofundadas em Educação e Surdez

DE305 - ECTS

Um - Identificar a matriz moderna dos discursos em educação. Relacionar os mandatos endereçados à educação com os actuais desenvolvimentos das políticas e do campo social da educação. Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interacções).

Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos

Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social

Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interacção com a educação. Identificar em textos de políticas educativas e de educação os impactes dos ‘lugares’ analisados.

Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento. Extrair consequências para o contexto português da reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo pela “Europa do conhecimento”.

Dois- Aprofundar o conhecimento e diferenciação das políticas de educação e formação de adultos na história recente do país.

Contextualizar o fenómeno da surdez e das suas abordagens no contexto alargado das políticas de educação e formação de adultos.

Três - Situar a surdez e a sua problemática, contribuindo para uma análise que privilegie o carácter singular e relativo, biopsicossocial, linguístico, histórico e cultural da comunidade surda.

Reflectir aprofundadamente sobre os fundamentos e as implicações da adopção de modelos bilingues na educação dos surdos.

Assumir uma postura crítica e interveniente, construída a partir de um progressivo enriquecimento teórico e científico que interpele as práticas educativas com surdos.

Adquirir competências científicas e instrumentos teórico-metodológicos, didácticos e pedagógicos que habilitem para a investigação e compreensão das funções e do funcionamento da instituição escolar, e para a reflexão sobre os modos de trabalho pedagógico com criançase jovens surdos.

Assumir uma postura de formação ao longo da vida, através de um questionamento permanente, em articulação e partlha com outros intervenientes e actores.

Tomar contacto com experiências inovadoras no âmbito da educação de crianças e jovens surdos, nomeadamente instituições e escolas de referência, bem como, com planos curriculares que contemplem modelos bilingues e o ensino/aprendizagem precoce da Língua gestual portuguesa e do Português como língua estrangeira (L2).

Qualificar, científica e pedagogicamente, para o exercício de funções de mediação, de acompanhamento e de inclusão sócio-educativa de crianças e jovens surdos.

Capacitar os estudantes para o trabalho de investigação e de pesquisa bibliográfica, por forma a satisfazer de forma rigorosa e aprofundada as necessidades decorrentes das pesquisas a encetar ou em curso.

Contribuir para clarificar os limites da investigação a desenvolver na dissertação, isponibilizando dispositivos de investigação que possam permitir a apreensão e recolha de informação teórica aprofundada. 

Temas, Problemas e Dilemas Éticos da Investigação e Intervenção na Violência de Género

DE329 - ECTS

Com UC Temas, Problemas e Dilemas Éticos da Investigação e Intervenção na Violência de Género pretende-se:

- adquirir conhecimentos sobre investigação e intervenção socio-educativa na violência de género

- desenvolver competências na investigação e intervenção na violência de género;

- mobilizar diferentes contributos teóricos oriundos da história, da sociologia, dos estudos culturais e feministas para pensar intervenções socioeducativa na violência de género;

- problematizar a intervenção e a investigação socio educativa no campo da violência de género de um ponto de vista ético

Dissertação

MED304 - ECTS

A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:


- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes

- o desenvolvimento de  novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo


 - a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases

Estágio

MED303 - ECTS

 

 O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo, favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional. através do contacto com os contextos de exercício da profissão.

 

Mediação Social e Educativa

MED302 - ECTS

A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.

Metodologia de Avaliação de Projectos

MED301 - ECTS

A UC de Metodologia de Avaliação de Projetos (MAP) orienta-se pelos objetivos:

1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teórico-metodológicos de AP

a) debater especificidades de diversos modelos de avaliação;

b) conhecer e problematizar critérios de cientificidade da avaliação;

2. Desenvolver um pensamento crítico sobre MAP;

a) refletir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes

b) caraterizar papéis atribuídos a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos;

 

Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório)

MED401 - ECTS A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objectivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-11-29 às 11:59:10 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico