Resumo (PT):
O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida nas Universidade do Porto,
Universidade do Minho(UMinho), Harvard Alumni Club of Brazil e University of Pittsburgh
Alumni Association Brazil sobre as diferenças orientadoras para implantação da estratégia
Alumni entre as Instituições e os aspectos voltados para aprendizagem, participação,
motivação e signicado dado pelos ex-alunos. Compreender as ações realizadas pelas
Instituições de Ensino dentro do departamento Alumni enquanto espaços geradores de
aprendizagem, seja por meio da educação não formal ou informal de adultos. Analisar as
necessidades e demandas para propagação da marca e ampliação da oferta educativa, que
em muitas situações estão a serviço das necessidades econômicas das Instituições, dentro
dos departamentos Alumni e o papel dos eventos em gerar oportunidades para as pessoas
se conhecerem, trocar conhecimento e promover ajuda mútua. Analisar como esses ex-
alunos e diplomados, no decurso das suas participações e manutenção da relação com a
Insitutição de Ensino, construíram as aprendizagens e a importância que estas aprendizagens
tem para o seu contexto de vida pessoal e profissional. Com o intuito de compreender como
ocorre essa relação dos ex-alunos com a Instituição de Ensino dentro dos departamentos
Alumni, para o desenvolvimento e investigação, foi realizado uma pesquisa qualitativa com
entrevista semi-estrutura, para extratir relatos de dois responsáveis pelo departamento
Alumni e dois Presidentes de Associações Alumni. As associações das Universidades
Harvard e Pittsburg no Brasil, tem como objetivo reunir ex-alunos que estudaram na
Instituição e também o intuito de fortalecer o relacionamento como grupo, promovendo
passeios sociais, eventos de networking que aprimoram a carreira e oportunidade para
trabalho voluntário. Fundada em 2012, a Pitt Alumni Association (PAA) é um grupo
independente e informal no Brasil. É denominada como uma comunidade on-line que tem a
missão de perpetuar a Universidade de Pitsburg no Brasil e manter sua reputação e promoção
da marca. A Harvard Alumni Club of Brazil, teve seu início em 2010, a Associação no Brasil
representa as escolas, universidades e programas da Instituição. O objetivo além de
fortalecer a marca no país também é de engajar os ex-alunos para contribuir com doações
financeiras. A pesquisa permitiu problematizar como acontece a relação dos diplomados com
a Instituição, dentro do departamento Alumni, em quais contextos de aprendizagem formal,
informal ou não formal e quais objetivos que norteam a estratégia adotada por cada
Instituição.
Language:
Portuguese
No. of pages:
53