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Publication

Burnout e stress em professores do nordeste transmontano

Title
Burnout e stress em professores do nordeste transmontano
Type
Thesis
Year
2018-07-06
Authors
Adriana Pimentel Marques dos Santos
(Author)
FPCEUP
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Thesis
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): Perante todas as mudanças a nível social e político que têm surgido ao longo dos últimos anos, bem como devido à crise económica que afetou Portugal, surgiram alterações no sistema de ensino e, consequentemente, nas tarefas dos professores, como por exemplo aumento de alunos por turma, sobrecarga de horário dos professores ou adiamento da idade de aposentação, gerando mal-estar psicológico e stress no trabalho. Este estudo tem como objetivo conhecer os níveis de burnout e identificar as principais fontes de stress nos professores de diversas escolas do Nordeste Transmontano, verificando se variam em função de características sociodemográficas e profissionais. Foi inquirida uma amostra de 220 professores a lecionar nas escolas do distrito de Bragança, que, de forma voluntária, preencheram o Oldenburg Burnout Inventory (OLBI, Halbesleben & Demerouti, 2005; Campos, Carlotto & Maroco, 2012) e o Questionário de Stress nos Professores (IPSSO, Mota-Cardoso et al., 2002). Os resultados revelam que a amostra apresenta valores moderados de burnout e avalia as fontes de stress também com níveis moderados, destacando-se o estatuto profissional, pressões do tempo e ritmo de trabalho como sendo as fontes que mais provocaram stress nos participantes. O sexo e o local de residência influenciam a exaustão, sendo esta mais elevada no sexo feminino e nos professores deslocados de casa. O desinvestimento é influenciado pelo local de residência e pelo estado civil, sendo os valores mais elevados em professores deslocados e solteiros. Mais idade e anos de experiencia estão correlacionados negativamente com o stress provocado pela segurança profissional, e o desinvestimento aumenta com a experiência profissional. Apenas as características sociodemográficas são preditoras do burnout, explicando 46% da exaustão (nomeadamente o ser mulher e estar deslocado em serviço) e 44% do desinvestimento (ser não casado e estar deslocado em serviço). O tema do burnout e do stress parece ser cada vez mais pertinente para o futuro no que se refere ao bem-estar psicológico dos trabalhadores, sendo preocupante quando do desempenho destes dependem outras pessoas, como o caso dos professores e da sua relação profissional com os estudantes. Os resultados deste estudo evidenciam a necessidade de serem postas em práticas políticas de trabalho e de promoção da saúde ocupacional que visem combater e prevenir estas problemáticas.
Language: Portuguese
No. of pages: 34
Documents
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FPCEUP_Adriana_Santos-MIPJUlho2018 Burnout e stress em professores do nordeste transmontano 767.90 KB
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