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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Hélder Nuno Ricardo Ferraz

04 de junho | 10h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pelo Mestre Hélder Nuno Ricardo Ferraz.

Apreciação da tese intitulada: "Sucessos e insucessos TEIP: uma avaliação com métodos mistos"

Equipa de orientação:
Doutor Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves e Doutor Gil André da Silva Costa Nata


Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Maria de Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Teixeira
  • Doutora Maria Benedita Portugal e Melo
  • Doutor João Manuel Queiroz Faria de Oliveira Baptista
  • Doutora Carla Sofia Marques da Silva
  • Doutor Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves
  • Doutora Ariana Maria de Almeida Matos Cosme



Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

Esta tese é uma investigação do programa de educação compensatória português - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) - mais concretamente do seu contributo para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes das escolas que o integram, que é, aliás, o primeiro dos seus objetivos (Despacho Normativo n.º 55/2008; Despacho Normativo n.º 20/2012). Assumimos opções metodológicas de caráter misto, adequadas à intencionalidade de cada fase do processo de investigação. Inicialmente, analisamos estatisticamente o desempenho das escolas TEIP em comparação com as escolas públicas não-TEIP numa perspetiva longitudinal, pré- e pós-TEIP, entre 2001/02 e 2015/16, assim como o número de exames nacionais realizados. Posteriormente, selecionámos as escolas que apresentavam, ao longo do tempo e em diferentes indicadores escolares, percursos favoráveis e desfavoráveis, para a realização de entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores TEIP, assim como grupos de discussão focalizada com professores. Os resultados apontam para a incapacidade das escolas TEIP diminuírem o fosso que as separa das escolas públicas não-TEIP no que respeita às classificações escolares, assim como uma diminuição da proporção de exames nacionais realizados nas escolas TEIP relativamente à totalidade de exames nacionais realizados nas escolas públicas não-TEIP. A estes factos adiciona-se a emergência do ensino profissional enquanto estratégia, ora como resposta ao fatalismo social a que os estudantes TEIP parecem condenados, relegando-os para um percurso secundário e abandonando-se a promoção gradual do acesso ao ensino superior, ora assumindo a opção focada na promoção do acesso ao ensino superior, evitando ou reduzindo a oferta de cursos profissionais. Esta estratégia tem implicações no desempenho das escolas, com impacto nas classificações dos exames nacionais. Os recursos humanos e materiais fornecidos pelo programa TEIP surgem como relevantes e a artificialidade dos resultados como preocupante. Reconhece-se, desta forma, a necessidade de estudos sobre o programa TEIP, mais concretamente um diagnóstico social e escolar concreto das escolas TEIP, assim como repensar a operacionalização do programa, e ainda as consequências das opções das escolas no que respeita à promoção do acesso ao ensino superior e do investimento no ensino profissional.


ABSTRACT:

This thesis is a research on the Portuguese compensatory education programme - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) - more specifically in its contribution to the improvement of TEIP schools performance, which is the first of its objectives (Despacho Normativo nº 55/2008; Despacho Normativo nº 20/2012). The research follow a mixed methods approach, considered the most appropriate to the intentionality of each phase of the research process. Initially, we analyzed statistically the performance of TEIP schools in comparison with non-TEIP public schools in a longitudinal perspective, pre- and post-TEIP, between 2001/02 and 2015/16, as well as the number of national exams performed. Subsequently, we selected schools that undertook, over time and in different school indicators, successful and unsuccessful paths, then we conducted semi-structured interviews with selected TEIP schools directors and TEIP coordinators, as well as focus group with teachers. The results point to the inability of TEIP schools to narrow the gap that separates them from non-TEIP public schools with regard to school scores, as well as a decrease in the number of national exams performed in TEIP schools in proportion to the total of national exams performed in non-TEIP public schools. Added to these facts is the emergence of vocational education as a strategy: as a response to the social fatalism to which TEIP students seem to be condemned relegating them to a secondary path and abandoning the gradual promotion of access to higher education; assuming the option focused on promoting access to higher education avoiding or reducing the supply of vocational education. This strategy has implications for the performance of schools, with impact on national exams scores, and a stigmatizing effect for schools that have invested in vocational education. The human and material resources provided by the TEIP programme appear to be relevant and the artificiality of the results is worrying. In this way, the need for studies on the TEIP programme is recognized, more specifically a concrete social and school diagnosis of the TEIP schools, as well as rethinking the operationalization of the programme, and also the consequences of the schools' options regarding the promotion of access higher education and the investment in vocational education.


RÉSUMÉ:

Cette thèse est une investigation du programme portugais d'éducation compensatoire - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) - plus spécifiquement sur sa contribution à l'amélioration des performances scolaires des élèves des écoles qui l'intègrent, qui est le premier de ses objectifs (Despacho Normativo n ° 55/2008; Despacho Normativo n ° 20/2012). Nous supposons des options méthodologiques mixtes adaptées à l'intentionnalité de chaque phase du processus d'enquête. Dans un premier temps, nous avons analysé statistiquement les performances des écoles TEIP par rapport aux écoles publiques non-TEIP dans une perspective longitudinale, pré- et post-TEIP, entre 2001/02 et 2015/16, ainsi que le nombre d'examens nationaux réalisés. Par la suite, et parce que nous avons jugé nécessaire de connaître les raisons des résultats trouvés, nous avons sélectionné les écoles qui ont présenté, au fil du temps et dans différents indicateurs scolaires, des parcours réussis et infructueux, pour mener des entretiens semi-structurés avec des directeurs et des coordinateurs TEIP, ainsi que des groupes de discussion avec des enseignants. Les résultats indiquent l'incapacité des écoles TEIP à réduire l'écart qui les sépare des écoles publiques non-TEIP en ce qui concerne les classifications scolaires, ainsi qu'une diminution du nombre d'examens nationaux effectués dans les écoles TEIP proportionnellement au total des examens nationaux effectués dans les écoles publiques non-TEIP. À ces faits s'ajoute l'émergence de l'enseignement professionnel, parmi les écoles avec des meilleures et pires performances, comme stratégie; soit en réponse au fatalisme social auquel les étudiants du TEIP semblent condamnés, les reléguant dans une voie secondaire et abandonnant la promotion progressive de l'accès à l'enseignement supérieur; soit en assumant désormais l'option axée sur la promotion de l'accès à l'enseignement supérieur, en évitant ou en réduisant l'offre de cours professionnels. Cette stratégie a des implications sur la performance des écoles, avec un impact sur la classification des examens nationaux, et a un effet stigmatisant pour les écoles qui ont investi dans l'enseignement professionnel. Les ressources humaines et matérielles fournies par le programme TEIP semblent pertinentes et le caractère artificiel des résultats est préoccupant. De cette manière, la nécessité d'études sur le programme TEIP est reconnue, plus précisément un diagnostic social et scolaire concret des écoles TEIP, ainsi que de repenser l'opérationnalisation du programme, et encore les conséquences des options des écoles en matière de promotion de l'accès à l'enseignement supérieur et de l'investissement dans l'enseignement professionnel.


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