Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Retoma de atividades presenciais na FPCEUP

Retoma de atividades presenciais na FPCEUP

a partir de 11 de maio

Damos a conhecer as medidas de segurança e higiene a implementar durante a retoma progressiva de atividades presenciais na FPCEUP, a partir de 11 de maio.

Com o objetivo de minimizar os riscos de contágio por COVID-19 e assegurar o funcionamento da FPCEUP, com a retoma progressiva de atividades presenciais a partir de 11 de maio, garantindo medidas de segurança e condições sanitárias ajustadas, estão a ser implementadas medidas de proteção individual e coletiva que exigem o envolvimento e o empenho de toda a comunidade FPCEUP, a quem agradecemos a colaboração inestimável nesta fase de recomeço.

1. Preparação dos espaços e modo de funcionamento de serviços e atividades letivas:

i) Todos os espaços da FPCEUP só devem ser utilizados no tempo e para as funções estritamente necessárias, nomeadamente para aulas presenciais práticas, teórico-práticas ou laboratoriais, orientações tutoriais e trabalhos de investigação devidamente autorizados, funções administrativas, de manutenção, de limpeza e de segurança.

ii) Nos locais de atendimento presencial já existentes ou recentemente criados estão a ser colocadas barreiras acrílicas e sinalética no piso, para assegurar o cumprimento do distanciamento exigido; já nos locais com antigos guichés, estes serão reativados

iii) Todos os serviços administrativos estão a ser reconfigurados para garantir o distanciamento de segurança entre funcionários, com limites de ocupação de espaços e zonas de atendimento assinaladas.

iv) A capacidade de todas as salas, laboratórios e gabinetes está a ser adequada às novas regras de lotação máxima (tendo como referência 1/3 da capacidade total), e estará devidamente sinalizada à entrada, bem como em marcações nas mesas ou bancadas.

v) Será efetuada a sinalização de entradas, saídas e percursos de circulação no edifício e nas salas.

vi) Durante o período de emergência efetuou-se uma higienização profunda dos espaços, que continuará a ser reforçada durante a retoma de atividades, com maior ênfase nas zonas comuns de uso mais frequente.

vii) Estão a ser aplicados doseadores de parede de gel alcoólico nos vários espaços da FPCEUP.

viii) Manter-se-á em funcionamento a sala de isolamento, devidamente apetrechada (sala 154).

ix) Durante este período funcionará a máquina de café da sala 102, que se manterá aberta, condicionada à utilização de duas pessoas de cada vez e onde não se poderá permanecer.

x) Estão a ser adquiridas máscaras (de uso obrigatório) e viseiras (para os serviços com atendimento presencial) para disponibilização aos trabalhadores da FPCEUP.

xi) Será retomada a possibilidade de entrega e requisição presencial de livros na Biblioteca, com regras claras de manuseamento, que não reabrirá, ainda, para leitura presencial.

2. Medidas comportamentais de higiene e segurança

Para reforço das medidas anteriormente referidas, cada um dos membros da FPCEUP deve adotar uma postura proativa de corresponsabilização pela saúde de toda a comunidade FPCEUP.

Assim:

i) Devem ser cumpridas as recomendações da DGS, nomeadamente: lavagem frequente de mãos, higienização das mãos com gel alcoólico, etiqueta respiratória e, acima de tudo, não se deslocar à FPCEUP caso tenha eventuais sintomas que poderão ser indicadores de infeção pelo coronavírus (p.e., febre, tosse, perda de olfato, dores de cabeça, cansaço, dificuldade respiratória e dores musculares).
 
ii) Deve restringir-se a vinda e a permanência na FPCEUP apenas para o estritamente necessário.
 
iii) Será obrigatório o uso de máscara social por todas as pessoas na faculdade.
 
iv) Deve ser cumprido o distanciamento social, bem como devem ser evitadas aglomerações de pessoas.
 
v) Deve ser usada viseira, para além de máscara, nas situações em que o distanciamento social possa estar eventualmente comprometido, como, por exemplo, nas aulas tutoriais, laboratoriais ou com uso de computadores e nas avaliações, em que o docente terá de manter maior proximidade com os estudantes, atendimento pelos técnicos de informática, técnicos de manutenção e seguranças.
 
vi) É obrigatório obedecer às sinalizações e avisos de segurança e proteção espalhados pelo edifício.
 
vii) Devem ser respeitadas as regras dos locais de atendimento presencial, atendendo às respetivas marcações de distanciamento assinaladas no piso com fitas colocadas para esse fim.
 
viii) As salas de convívio, de mentoria e de estudo permanecerão fechadas.
 
ix) O ar condicionado permanecerá desligado por motivos de segurança.
 
x) A garagem permanecerá encerrada, devendo os utilizadores usar o parque de estacionamento exterior.
 
xi) A Faculdade abrirá às 9:00h e encerrará às 19:00h.

Brevemente será enviada informação adicional sobre escalas e modos de funcionamento dos serviços e da FPCEUP durante o período de retoma de atividades presenciais.

As medidas aqui transmitidas fundam-se na informação disponível neste momento, podendo estar sujeitas a alterações que possam vir a revelar-se necessárias, por força de novas orientações da Universidade do Porto e da Tutela.

DOWNLOAD | Retoma atividades presenciais FPCEUP a 11 maio

FPCEUP, 30 de abril de 2020
A Direção

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-06-04 at 06:28:59