Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > MENTORIA FPCEUP no encontro de Mentoria U.Porto

News

MENTORIA FPCEUP no encontro de Mentoria U.Porto

.

No dia 10 de fevereiro, realizou-se o Encontro do Programa de Mentoria Interpares da Universidade do Porto e contou com a presença de cerca de 250 estudantes (mentores e mentorados) e, ainda, muitos docentes e técnicos, envolvidos com o Programa, de diferentes Unidades Orgânicas e dos SASUP.

Foto 1
Teresa Medina - Coordenadora da Mentoria FPCEUP e Presidente da Comissão Científico-Pedagógica do Programa de Mentoria Interpares da U.Porto, no discurso da Sessão de Abertura (Foto: Egidio Santos/U.Porto).

O Encontro foi um momento importante de divulgação dos objetivos, eixos estruturantes e de resultados alcançados pela Mentoria U.Porto, que, superando todas as expectativas, já envolve mais de 2500 estudantes (entre mentores e mentorados) e mais de 80 docentes entre as 10 das 14 Unidades Orgânicas da U.Porto e 3 das Residências Universitárias.

Foto 2 
Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto e Coordenadora Geral Transversal do Programa e António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto (Foto: Egidio Santos/U.Porto).

Na sessão de abertura, para além do diretor da FEUP, enquanto anfitrião da iniciativa, intervieram Teresa Medina, Coordenadora da Mentoria FPCEUP e Presidente da Comissão Científico-Pedagógica do Programa de Mentoria Interpares da U.Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora com os pelouros da Formação e Organização Académica e Relações Internacionais, Coordenadora Geral Transversal do Programa e António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto.

Foto 3
A Mentora Filipa Felgueiras da Mentoria FPCEUP (Foto: Egidio Santos/U.Porto).

Houve, ainda, um especial momento de partilha de experiências feita pelos próprios mentores e mentoras das diversas Unidades Orgânicas e Residências envolvidos no programa. Da Mentoria FPCEUP, tivemos a fala entusiasmada da mentora Filipa Felgueiras sobre as suas vivências tanto como mentora como mentorada. Sublinhou a importância do acolhimento feito pelos mentores da FPCEUP desde o 1º dia de inscrições e de como o seu papel na Mentoria tem sido decisivo para um envolvimento diferenciado tanto na Faculdade como na Universidade.

Foto 4
O músico Pedro Abrunhosa e Elisabete Ferreira, membro da Coordenação da Mentoria FPCEUP e da Comissão Científico-Pedagógica do Programa (Foto: Egidio Santos/U.Porto).

A fim de partilhar com os presentes o seu olhar acerca da Mentoria, tivemos a honra de receber o músico Pedro Abrunhosa, que deu o seu próprio testemunho sobre liberdade, democracia, a importância ao combate aos discursos de ódio que atualmente tendem a emergir e de como vale a pena "fazer o que ainda não foi feito”.

Foto 5

A Mentoria FPCEUP, que existe desde 2010/2011, tem assumido um papel de grande relevo na concetualização e desenvolvimento do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto, correspondendo a sua concretização a um grande desejo muitas vezes manifestado pelos mentores da faculdade. Tendo em conta a experiência significativa da Mentoria FPCEUP, a Comissão Científico-Pedagógica integra 4 docentes da FPCEUP - Teresa Medina e Elisabete Ferreira de Ciências da Educação e Isabel Pinto e Raquel Barbosa de Psicologia - e 2 docentes da FEUP. Neste ano de implementação do Programa, não é demais ressaltar, o papel de mentores da Mentoria FPCEUP na formação de mentores de diferentes faculdades.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-02-27 at 12:24:52