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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa

04 de fevereiro | 14h30 | Auditório 1

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa.

Apreciação da tese intitulada: "Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: “…e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"

Orientação de:
Doutora Isabel Menezes e Doutor Eugénio Amorim (ESMAE P.Porto)

Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutora Ana Paula Viana Caetano
  • Doutora Maria Pacheco de Figueiredo
  • Doutora Helena Paula Marinho Silva de Carvalho
  • Doutor João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes
  • Doutora Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo - orientadora
  • Doutor Pedro Daniel Tavares Ferreira

A sessão é aberta a todos os interessados.


Resumo
Este trabalho resulta de um projeto de investigação em que se procuraram identificar e analisar efeitos e possíveis relações entre atividades musicais, crianças, educação e comunidades. Porque se trata de um campo de trabalho com contornos fluídos entendeu-se recorrer a uma abordagem multidisciplinar que foi permitindo confrontar e cruzar diversas contribuições, permitindo alcançar uma maior abrangência e riqueza de análise. Convocam-se, então, olhares da educação, da sociologia, da antropologia, da intervenção comunitária, da educação artística e da música, no sentido de se conseguir perceber diferentes processos envolvidos em projetos em que a música se relaciona com as pessoas e a comunidade. O interesse por estes temas orientou a área de investigação e, consequentemente, determinou a escolha do objeto sobre o qual se centrou este trabalho: a análise dos projetos Escola a Cantar e Coro Infantil Casa da Música, ambos projetos de música coral comunitária infantil da responsabilidade da Casa da Música. Partindo da análise destes dois projetos, pretendeu-se perceber de que forma este tipo de intervenção poderá contribuir para o desenvolvimento pessoal e social, bem como das competências artísticas musicais, das crianças participantes, permitindo-lhes o acesso a novas formas de relação e fruição com a música, contribuindo, deste modo, para uma democratização do acesso à música. Pretende-se, também, perceber possíveis efeitos que a participação neste tipo de projetos tem para os adultos envolvidos, quer profissionais, quer elementos da comunidade.
Partindo de uma observação etnográfica dos dois projetos, recolheram-se dados que permitiram ir identificando as questões de investigação que foram formando este estudo. No sentido de cruzar dados e ouvir os atores envolvidos (adultos e crianças), realizaram-se grupos de discussão focalizada com crianças, com professoras titulares e com professores/as de música, assim como entrevistas com responsáveis pelos projetos.
A partir das diferentes perspetivas, foi possível identificar problemas que é urgente resolver no campo da formação dos profissionais que atuam nesta área, mas também, e sobretudo, reconhecer que projetos de música comunitária, embora trabalhando num campo tecido sobre dificuldades de toda a ordem, conseguem contribuir para a construção de pontes entre diferentes universos culturais.

Palavras chave:
Música, Crianças, Escola, Intervenção Comunitária


Abstract
This work is the result of a research project that sought to identify and analyse effects and possible relationships between musical activities, children, education and communities. Because this is a fluid field, it opens the possibility to combine perspectives, using a multidisciplinary approach that allowed the possibility to confront and cross several theoretical contributions, allowing to achieve a greater breadth and richness of analysis. The perspectives of education, sociology, anthropology, community intervention, artistic education and music, are summoned. Articulating these perspectives, we sought to perceive different processes involved in projects in which the music relates to people and to the community.
The interest in these themes guided the research area and, consequently, determined the choice of the study subject: the analysis of the projects Singing School and Children's Choir Casa da Música, both community choir music projects of Casa da Música. Based on the analysis of these two projects, we intended to perceive how this type of intervention can contribute to children personal and social development, as well as to the development of their musical artistic competences, allowing them to access new forms of relationship and fruition of music, thus contributing to a democratization of access to music. We also intend to perceive possible effects that the participation in this type of projects has in the adults involved, whether professionals or community members.
The research themes are gounded on data from an ethnographic observation of the two projects, combined with the voicing of the actors involved (adults and children) through focus groups discussion with children, teachers and music teachers, as well as interviews with project managers.
From the different perspectives, it was possible to identify relevant problems to solve in the training of professional working in this area, but also, and above all, that community music intervention projects, although working in a field woven on difficulties of different orders can contribute to the construction of bridges between different cultural universes.

Keywords:
Music, Children, School, Community Intervention


Résumé
Ce travail est le résultat d'un projet de recherche au cours duquel nous avons essayé d’identifier et d’analyser les effets et les relations possibles entre activités musicales, enfants, éducation et communautés. Face à ce champ de travail aux contours fluides, nous avons décidé de recourir à une approche multidisciplinaire. La confrontation et le croisement de plusieurs contributions, ont permis le développement de toute une gamme d’analyses assez vaste. Nous avons eu recours à des contributions issues des Sciences de l'Éducation, de la Sociologie, de l'Anthropologie, de l'Intervention Communautaire, de L'Éducation Artistique et de la Musique, qui nous ont permis d´avoir accès à une meilleure compréhension des différents processus de travail dans des projets où il existe une interaction de la musique avec les enfants et la communauté. L’importance et l´intérêt pour ces thèmes ont influencé le choix du champ de travail et, par conséquent, ont déterminé aussi le choix de l'objet sur lequel ce projet de recherche est axé : l'analyse des projets Escola a Cantar et Coro Infantil Casa da Música, deux projets musicaux d'intervention communautaire pour enfants, développés par la Casa da Música. L’analyse de ces deux projets a eu pour but de découvrir si, et de quelle façon, ce type d’intervention pouvait contribuer au développement personnel et social des enfants participants, leur permettant ainsi d'accéder à de nouvelles formes de relations et de profiter de différents types de musique, contribuant de ce fait à une démocratisation de l'accès à la musique. Avec ce projet de recherche, nous avons également cherché à identifier les effets possibles de la participation des adultes impliqués dans ce type de projets, soit en tant que professionnels associés à ces projets, ou bien en tant que responsables des ces derniers, ou bien encore, en tant que membres de la communauté. Des données ont été recueillies à partir d'une observation ethnographique des deux projets, ce qui nous a permis d’identifier les questions de recherche qui ont guidé, et stimulé la mise en oeuvre de ce projet. Pour recueillir l’opinion des acteurs impliqués (adultes et enfants) et réfléchir aux données obtenues, nous avons organisé des groupes de discussion focalisés d'enfants, d’enseignants mais aussi de professeurs de musique. Des entretiens ont également été menés avec ceux qui ont conçu et organisé les projets. Cet ensemble de données a permis, non seulement d'identifier des problèmes devant être résolus dans le domaine de la formation professionnelle, mais aussi, et surtout, il a permis de mettre en évidence que la musique communautaire, alors qu’elle se situe dans un domaine confronté à de multiples difficultés, peut contribuer à la construction de passerelles entre différents univers culturels.

Mots-clés: Musique, Enfants, École, Intervention Communautaire

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